Questões sobre Geral

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Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis na Governança Corporativa por se tratar de um dos seus princípios básicos, que é

  • A.

    transparência.

  • B.

    perenidade.

  • C.

    responsabilidade corporativa.

  • D.

    prestação de contas.

  • E.

    equidade.

A literatura especializada em avaliação institucional estipula, como dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas, a efetividade, a eficiência e a eficácia. A respeito desses critérios, julgue os itens que se seguem.

Alcançar os produtos e os resultados adequados à sua missão é sinal de eficácia na gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A literatura especializada em avaliação institucional estipula, como dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas, a efetividade, a eficiência e a eficácia. A respeito desses critérios, julgue os itens que se seguem.

Sob a ótica de gestão econômica, para mensurar o grau de eficácia governamental, é necessário considerar o custo de oportunidade associado à alocação de recurso e execução do serviço público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A literatura especializada em avaliação institucional estipula, como dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas, a efetividade, a eficiência e a eficácia. A respeito desses critérios, julgue os itens que se seguem.

A relação existente entre os produtos resultantes da realização de uma ação governamental programada e os custos incorridos diretamente em sua execução indica a efetividade dessa ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A literatura especializada em avaliação institucional estipula, como dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas, a efetividade, a eficiência e a eficácia. A respeito desses critérios, julgue os itens que se seguem.

A eficiência está relacionada com objetivos e indicadores de impactos na realidade que se quer transformar.

  • C. Certo
  • E. Errado

É um requisito essencial da competência interpessoal nas organizações:

  • A.

    o desenvolvimento da autopercepção como base da percepção das situações interpessoais.

  • B.

    o conhecimento aprofundado das teorias sobre o comportamento humano em organizações.

  • C.

    uma longa experiência na área de RH em situações de atendimento direto com os funcionários.

  • D.

    formação completa em curso de gestão de pessoas e de gestão de competências.

  • E.

    longa experiência em gestão de RH e em avaliação de desempenho em organizações.

A equipe do Setor de Recursos Humanos de uma empresa, ao planejar um treinamento, debateu a respeito das técnicas que seriam usadas na avaliação de resultados, com a manifestação dos seguintes pontos de vista:

Artur: A aplicação de cada técnica vai depender dos contornos de cada situação de treinamento e, por isso, não podemos julgar que haja uma técnica definitiva.

Carolina: Devemos confiar nos formulários que vamos usar, pois costumam garantir precisão e isenção de resultados de maneira unânime.

Otávio: Nenhuma avaliação pode nos oferecer uma visão a respeito dos resultados, em função do cansaço do fim de um curso e do clima emocional típico do encerramento de eventos.

Patrícia: Precisamos considerar a aplicação sistêmica do processo de avaliação de resultados em seus níveis como conjunto de partes interdependentes que interagem.

Qual das afirmações abaixo faz uma análise pertinente a respeito das técnicas de avaliação, nos pontos de vista manifestados?

  • A. Artur está desatualizado, pois técnicas de avaliação, com suporte informacional, são comprovadamente eficazes e definitivas em processos de treinamento.
  • B. Carolina fala com correção e propriedade a respeito do uso de formulários, os quais permitem que os avaliados se expressem de maneira isenta e precisa.
  • C. Otávio compreende perfeitamente a dimensão da avaliação em um treinamento, pois nenhum tipo de avaliação oferece subsídios acerca de resultados.
  • D. Patrícia manifesta um conceito disparatado acerca da avaliação, que tem um papel unívoco no processo de treinamento e desenvolvimento.
  • E. Artur e Patrícia têm uma compreensão adequada a respeito de técnicas de avaliação, pois cada treinamento tem especificidades e precisa ser considerado em sua integralidade.

Problemas de desempenho, no âmbito da empresa, podem vir a indicar necessidade de treinamento. Nessa perspectiva, analise as circunstâncias a seguir.

I - Local de trabalho inadequado a determinado departamento, material insuficiente e equipamento deficiente.

II - Ausência de especificações ou parâmetros para orientar o trabalho, dificultando a execução das tarefas e afetando sua qualidade.

III - Pessoas indevidamente preparadas para a função ou para uma das etapas do trabalho.

IV - Situações envolvendo pressão no relacionamento interpessoal, restrições impostas por chefias, receio de sobrecarga de tarefas e esforço em demasia.

Indica(m) a necessidade de treinamento, APENAS a(s) circunstância(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.

No planejamento de processos de treinamento, é preciso identificar as competências que se almeja desenvolver. As competências são entendidas como o conjunto de três tipos de qualificação, apresentadas na coluna da esquerda. Associe-as às respectivas características e implicações, dispostas na coluna à direita.

A associação correta é:

  • A. I – P, II – R e III – Q
  • B. I – Q,II – P e III – S
  • C. I – Q,II – R e III – P
  • D. I – R, II – S e III – Q
  • E. I – S, II – P e III – R

Analise os quadrinhos e o texto subsequente.

Qual das proposições abaixo estabelece uma relação de nexo entre os quadrinhos e o texto?

  • A. O cenário competitivo do mundo contemporâneo justifica a reengenharia de cargos, implicando a adoção de processos sistemáticos de avaliação que conduzam a desligamentos.
  • B. Os funcionários devem ser tirados de suas zonas de conforto, por meio de políticas que estimulem um estado de insegurança que sempre resulta em aumento de produtividade.
  • C. A empresa moderna é aquela sensível às pessoas, hábil em instalar programas de recompensa que estimulem a competição e a contenção de custos por meio da consulta e da participação.
  • D. Uma redução de despesas sem redução dos processos é verificada em muitas empresas, o que não compensa a perda de qualidade e produtividade e o estresse dos que ficam.
  • E. Organizações contemporâneas são orientadas para a objetividade, a praticidade, a funcionalidade e a eficiência, o que supõe fazer escolhas que nem sempre favorecem os indivíduos.
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