Questões sobre Gestão de Equipes

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A administração pode transformar os indivíduos em participantes efetivos de uma equipe mediante:

  • A.

    seleção de pessoas com uma orientação coletivista, treinamento em equipe e reformulação do sistema de recompensa para incentivar os esforços.

  • B.

    seleção de pessoas com aptidões técnicas, treinamento em áreas específicas (como negociação) e recompensas por metas.

  • C.

    seleção de pessoas que tenham condições de desempenhar seus papéis no grupo, treinamento por meio de workshops e recompensa através de avaliações individuais.

  • D.

    seleção de pessoas através do modelo réplicas de testes práticos, treinamento para a compreensão da diversidade e recompensa por objetivos.

  • E.

    seleção de pessoas através do recrutamento interno, treinamento prático e recompensas salariais.

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Uma equipe horizontal é aquela formada por um gerente e seus subordinados hierárquicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Selecione a opção que não indica corretamente uma técnica que possibilita o desenvolvimento de trabalho em equipe.

  • A.

    Troca constante de informações, ouvir e falar.

  • B.

    Compromisso com os objetivos definidos pela alta administração.

  • C.

    Conhecimento mútuo, para o alcance de resultados coletivos.

  • D.

    Criação de identidade que forneça senso de participação para os integrantes do grupo.

  • E.

    Clima de abertura intelectual, possibilitando a análise crítica.

Nas ações de Gestão de Pessoas voltadas para o desenvolvimento individual de cada empregado, o desenvolvimento de equipes e o desenvolvimento de grupos são empregados diversos métodos, técnicas e modelos com o propósito de assegurar a efetividade dessas ações. Especificamente em relação ao Desenvolvimento de Grupos há o "Modelo de Cinco Estágios", os quais se apresentam da seguinte forma:

I - Formação; Tormenta; Organização; Normalização; Desempenho.

II - Formação; Tormenta; Normalização; Desempenho; Interrupção.

III - Formação; Normalização; Desempenho; Avaliação de Resultados; Interrupção.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    As afirmativas II e III são a mesma coisa (têm o mesmo significado).

  • E.

    Nenhuma das afirmativas está certa.

Para a solução de determinado problema ou o alcance de determinado objetivo estratégico da organização, as equipes responsáveis pela elaboração do plano de trabalho podem se deparar e devem se preparar para enfrentar uma série de problemas. Considere as afirmativas abaixo como obstáculos à equipe responsável pela solução de um problema organizacional e assinale a alternativa correta.

I. Definição muito ampla do problema e/ou do objetivo do plano.

II. Objetivo do grupo não muito claro ou mal definido.

III. Equipe responsável apenas pela detecção do problema, deixando para outra equipe a implementação e execução do plano.

  • A.

    Somente as afirmativas II e III estão certas.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Somente a afirmativa II está certa.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas

No que se refere ao trabalho em equipe — uma forma especial de organização que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma empresa ou instituição —, assinale a opção correta.

  • A.

    No trabalho em equipe, ocorre valorização de cada indivíduo, permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, reconhecendo que a coordenação e a especialização do líder são determinantes nas relações humanas, pois motivam o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.

  • B.

    O trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, reconhecimento e sentimento de importância. Isso faz que o líder trabalhe mais facilmente para alcançar os objetivos do trabalho, o qual depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo e das relações humanas.

  • C.

    Um conjunto de pessoas trabalhando em equipe com coesão revela características que passam despercebidas individualmente, como criatividade, participação, visão de futuro, questionamento de posições e colocações e senso crítico. Tudo isso contribui para a motivação do trabalhador.

  • D.

    A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução do líder, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, otimismo e o estar aberto a mudanças. Todas essas qualidades significam sucesso nas relações pessoais e propiciam a realização de tarefas conjuntas.

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O método dos incidentes críticos baseia-se no registro de fatos inerentes ao comportamento humano cujas características extremas são capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir relativos ao processo grupal e à dinâmica nas organizações.

Um problema comum para os subordinados para os quais foram delegadas determinadas tarefas é receber menos autoridade que responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir relativos ao processo grupal e à dinâmica nas organizações.

O aperfeiçoamento de trabalho em equipe independe do tipo de liderança a que a equipe está submetida, uma vez que ela própria encarrega-se de cumprir o seu papel, apresentando resultados com eficácia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta sobre o processo de delegação:

  • A.

    Decida que tarefas, responsabilidades, autoridade e poder devem ser delegados.

  • B.

    Estabelecer uma linha clara de autoridade, indo do nível mais alto ao mais baixo, é importante para se ter uma delegação efi caz.

  • C.

    Não estabelecer um sistema de feedback, pois dessa forma o funcionário que teve a delegação não vai se sentir à vontade para realizar a tarefa.

  • D.

    Para todos os efeitos, delegar é o mesmo que abdicar.

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