Questões sobre Gestão de Equipes

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Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Na maioria das organizações, os grupos são formados de acordo com similaridades naquilo que as pessoas fazem ou produzem.

  • B.

    Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma infl uencia e é infl uenciada pelas outras. Os membros de um grupo defi nem importantes distinções psicológicas entre si e as pessoas que não participam do grupo.

  • C.

    Os grupos funcionais de trabalho não ajudam a integrar e a coordenar funcionários que executam tarefas similares.

  • D.

    Um grupo é efi caz quando satisfaz três critérios importantes: produção, satisfação dos membros e capacidade para cooperação contínua.

Com relação a grupos e equipes de trabalho, assiale a opção correta.

  • A.

    A identificação dos componentes do grupo independe da atribuição de pertença ao indivíduo pelos demais membros.

  • B.

    Em uma análise diádica do fenômeno do poder, os relacionamentos estabelecidos entre os membros de um grupo, em parte, podem ser caracterizados como poder e dependência.

  • C.

    Os estágios de desenvolvimento pertencentes ao ciclo de vida do grupo são: atração, formação, tumulto, normatização, desempenho, dissolução.

  • D.

    Embora os grupos heterogêneos sejam vistos pelos membros da organização como mais socialmente integrados e satisfeitos, grupos homogêneos oferecem soluções mais criativas e de melhor qualidade.

  • E.

    Tendo a função de imprimir valores e normas aos seus membros, o endogrupo é considerado como aquele em que o indivíduo é motivado a manter relações.

São três os fatores que contribuem para a efi cácia da equipe: fatores relacionados a pessoas, fatores relacionados à organização e fatores relacionados a tarefas. Colocar P para os itens que dizem respeito aos fatores relacionados a pessoas, O para os itens que dizem respeito aos fatores relacionados à organização e T para os itens que dizem respeito a fatores relacionados a tarefas:

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta:

  • A.

    O, O, P, T, T, P, O, P, T, P

  • B.

    T, T, O, P, P, O, T, O, P, O

  • C.

    T, T, P, O, O, P, T, P, O, P

  • D.

    T, T, T, P, O, P, T, O, O, P

       As organizações que têm orientação para a qualidade buscam, freqüentemente, planejar seus trabalhos por meio da utilização de equipes de trabalho. Essa estratégia gerencial, se bem conduzida, dá mais confiança aos colaboradores e possibilita melhores resultados para a organização.

Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito do trabalho em equipe.

O nível potencial de desempenho de uma equipe pouco depende dos recursos individuais de seus membros. O bom nível de desempenho da equipe depende mais do recurso global constituído pelo grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

       As organizações que têm orientação para a qualidade buscam, freqüentemente, planejar seus trabalhos por meio da utilização de equipes de trabalho. Essa estratégia gerencial, se bem conduzida, dá mais confiança aos colaboradores e possibilita melhores resultados para a organização.

Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito do trabalho em equipe.

Para ser eficaz, uma equipe de trabalho deve ter os papéis de seus membros preestabelecidos, por meio de definição clara e objetiva de atribuições de competências, que restrinja o campo de atuação individual de seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

       As organizações que têm orientação para a qualidade buscam, freqüentemente, planejar seus trabalhos por meio da utilização de equipes de trabalho. Essa estratégia gerencial, se bem conduzida, dá mais confiança aos colaboradores e possibilita melhores resultados para a organização.

Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito do trabalho em equipe.

O relacionamento interpessoal é um dos aspectos mais importantes que contribuem para a eficácia do trabalho em equipe. Esse tipo de trabalho exige que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicação e respeito à individualidade do outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as alternativas a respeito do trabalho em equipe e complete as lacunas valendo-se das palavras departamentais ou interdepartamentais, cooperação ou competição, duradouras ou momentâneas, evidentes ou sutis.

I. As equipes __________ trazem diferentes perspectivas de abordagem de problemas ou oportunidades, enxergando os problemas como um todo.

II. As equipes rompem o isolamento entre os departamentos, incentivando a _____________ entre eles.

III. As equipes criam redes ____________ de trabalho que se espalham por toda a organização, estabelecendo uma rede informal de aliados.

IV. As equipes conseguem manter funcionários de alto padrão, introduzindo mecanismos de controle mais _____________ e aceitáveis.

Escolha a opção que corretamente preenche as lacunas acima.

  • a.

    departamentais – competição – momentâneas –evidentes

  • b.

    interdepartamentais – competição – momentâneas – sutis

  • c.

    interdepartamentais – competição – duradouras – evidentes

  • d.

    departamentais – cooperação – momentâneas – sutis

  • e.

    interdepartamentais – cooperação – duradouras – sutis

Alguns elementos do comportamento organizacional, como a motivação e a liderança, exercem papel de intensa representatividade e de importância para a busca do melhor desempenho nas organizações. Tendo em vista determinados aspectos relativos à dinâmica das organizações, julgue os itens subseqüentes.

Entre as redes formais de comunicação, uma das mais importantes refere-se ao padrão em círculo, que permite maior interação entre os membros. É ideal para trabalhos mais rotineiros e menos útil para tarefas complexas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista determinados aspectos da administração, julgue os itens subseqüentes.

O conceito de equipe tem sido cada vez mais utilizado nas organizações, especialmente em virtude das vantagens de redução das barreiras entre os departamentos e na motivação dos envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às organizações de aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

As organizações que aprendem normalmente são aquelas que, ao mesmo tempo, estimulam seus empregados na busca de novos mundos, de novas perspectivas, evitam que o trabalho seja realizado em equipes multifuncionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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