Questões sobre Gestão de Equipes

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No que se refere às organizações de aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A aprendizagem individual garante a aprendizagem organizacional, e sem a primeira não ocorre a segunda.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

O rumor pode ser considerado como a parte não verificada e falsa do boato.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

Nas equipes de trabalho autogerenciadas, os empregados assumem o papel de supervisor, com exceção do que for concernente ao planejamento e ao controle do andamento dos trabalhos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

As melhores equipes de trabalho tendem a ter no máximo 35 indivíduos, visto que é difícil conseguir realizar os trabalhos propostos com uma equipe maior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir.

O êxito do trabalho em equipe é logrado quando

  • A.

    os membros da equipe estabelecem normas.

  • B.

    o líder é escolhido democraticamente.

  • C.

    o ambiente está sujeito a incertezas.

  • D.

    a equipe se constitui de no máximo dez pessoas.

  • E.

    predomina o estilo de liderança voltado para a tarefa.

Uma tendência da administração tem sido a formação de equipes de trabalho auto-administradas.

As frases a seguir explicitam idéias/características desse tipo de equipes

I. Essas equipes tendem a operar por consenso dos membros.

II. O papel do líder é encorajar os membros da equipe a fazer as coisas por si.

III. O sistema de recompensas da organização deve se adaptar à realidade do trabalho em equipe. IV. Essas equipes tendem a operar com base na direção da administração.

V. O papel do líder é encorajar o desempenho de cada membro da equipe.

VI. Essas equipes tendem à prática da rotatividade de tarefas e crescimento individual contínuo.

Assinale a opção que expressa corretamente as idéias / características de equipes auto-administradas.

  • A.

    II, IV e V.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e VI.

  • E.

    III, IV e VI.

Sobre grupos operativos apenas NÃO podemos afirmar:

  • A.

    O objetivo do grupo operativo é identificar os obstáculos que a tarefa oferece ao grupo.

  • B.

    O grupo operativo tende, ao romper com os estereótipos, a possibilitar uma reaprendizagem.

  • C.

    O grupo operativo não cumpre função terapêutica.

  • D.

    O grupo operativo é um instrumento de trabalho, um método de investigação.

Sobre os grupos dentro do contexto organizacional apenas está INCORRETO afirmar:

  • A.

    Uma reunião de pessoas em torno de um objetivo em comum constitui um agrupamento, que é o mesmo que grupo.

  • B.

    Chamamos de grupos informais ou primários aqueles formados espontaneamente, por meio das afinidades e simpatias entre os seus elementos.

  • C.

    O comportamento do grupo vai além da soma do comportamento de seus componentes, pois, individualmente, as pessoas agem de maneira diferente.

  • D.

    Um grupo é uma reunião de pessoas, com objetivos comuns, mas que para atingir esses objetivos necessitam umas das outras.

Considere, por hipótese, que um psicólogo organizacional tenha sido contratado para estruturar o sistema de gestão de pessoas de uma organização. Em face dessa consideração, julgue os itens que se seguem.

O psicólogo deve realizar uma descrição detalhada das atividades de cada função para subsidiar a estruturação dos sistemas de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma organização em que há uma sinergia na equipe de trabalho, pode-se observar o chamado "efeito sistêmico", quando

  • A.

    ocorre uma correspondência de expectativas no âmbito da instituição de forma crescente.

  • B.

    o processo decisório é processado em um modelo racional de trabalho, dinâmico e competitivo.

  • C.

    inexiste uma política bem definida para a contratação, desenvolvimento e manutenção de pessoal.

  • D.

    há um comprometimento do clima organizacional em decorrência de sistemas de recompensa inadequados.

  • E.

    falta uma maior interação entre os trabalhadores de um departamento, gerando problemas de comunicação.

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