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No que se refere às organizações de aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.
A aprendizagem individual garante a aprendizagem organizacional, e sem a primeira não ocorre a segunda.
No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
O rumor pode ser considerado como a parte não verificada e falsa do boato.
No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
Nas equipes de trabalho autogerenciadas, os empregados assumem o papel de supervisor, com exceção do que for concernente ao planejamento e ao controle do andamento dos trabalhos.
No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
As melhores equipes de trabalho tendem a ter no máximo 35 indivíduos, visto que é difícil conseguir realizar os trabalhos propostos com uma equipe maior.
Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir.
O êxito do trabalho em equipe é logrado quando
os membros da equipe estabelecem normas.
o líder é escolhido democraticamente.
o ambiente está sujeito a incertezas.
a equipe se constitui de no máximo dez pessoas.
predomina o estilo de liderança voltado para a tarefa.
Uma tendência da administração tem sido a formação de equipes de trabalho auto-administradas.
As frases a seguir explicitam idéias/características desse tipo de equipes
I. Essas equipes tendem a operar por consenso dos membros.
II. O papel do líder é encorajar os membros da equipe a fazer as coisas por si.
III. O sistema de recompensas da organização deve se adaptar à realidade do trabalho em equipe. IV. Essas equipes tendem a operar com base na direção da administração.
V. O papel do líder é encorajar o desempenho de cada membro da equipe.
VI. Essas equipes tendem à prática da rotatividade de tarefas e crescimento individual contínuo.
Assinale a opção que expressa corretamente as idéias / características de equipes auto-administradas.
II, IV e V.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e VI.
III, IV e VI.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Sobre grupos operativos apenas NÃO podemos afirmar:
O objetivo do grupo operativo é identificar os obstáculos que a tarefa oferece ao grupo.
O grupo operativo tende, ao romper com os estereótipos, a possibilitar uma reaprendizagem.
O grupo operativo não cumpre função terapêutica.
O grupo operativo é um instrumento de trabalho, um método de investigação.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Sobre os grupos dentro do contexto organizacional apenas está INCORRETO afirmar:
Uma reunião de pessoas em torno de um objetivo em comum constitui um agrupamento, que é o mesmo que grupo.
Chamamos de grupos informais ou primários aqueles formados espontaneamente, por meio das afinidades e simpatias entre os seus elementos.
O comportamento do grupo vai além da soma do comportamento de seus componentes, pois, individualmente, as pessoas agem de maneira diferente.
Um grupo é uma reunião de pessoas, com objetivos comuns, mas que para atingir esses objetivos necessitam umas das outras.
Considere, por hipótese, que um psicólogo organizacional tenha sido contratado para estruturar o sistema de gestão de pessoas de uma organização. Em face dessa consideração, julgue os itens que se seguem.
O psicólogo deve realizar uma descrição detalhada das atividades de cada função para subsidiar a estruturação dos sistemas de gestão de pessoas.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Em uma organização em que há uma sinergia na equipe de trabalho, pode-se observar o chamado "efeito sistêmico", quando
ocorre uma correspondência de expectativas no âmbito da instituição de forma crescente.
o processo decisório é processado em um modelo racional de trabalho, dinâmico e competitivo.
inexiste uma política bem definida para a contratação, desenvolvimento e manutenção de pessoal.
há um comprometimento do clima organizacional em decorrência de sistemas de recompensa inadequados.
falta uma maior interação entre os trabalhadores de um departamento, gerando problemas de comunicação.
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