Questões sobre Gestão por Competência

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O modelo de competências de visão abrangente, ilustrado pelo modelo de Dutra (2001), utiliza, como referenciais para organizar as práticas de recursos humanos, competência associada

  • A. a capacidades e entrega, complexidade, espaço ocupacional e agregação de valor.
  • B. a work levels, maturidade profissional, descrição de comportamentos e habilidades.
  • C. a conhecimentos, habilidades e atitudes, experiência prática, orientação ao cliente e potencial.
  • D. a níveis de proficiência, assessment, modelos de sucesso e práticas descritas.
  • E. à habilidade, inventário de proficiência, valores subjacentes e padronização comportamental.

No que se diz respeito às competências necessárias ao mundo moderno, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Comunicar-se bem.

( ) Ter espírito de equipe.

( ) Ter postura empreendedora.

( ) Saber planejar.

A sequência correta é:

  • A. V, V, F, V
  • B. V, V, V, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, F, V

Acerca do conceito de Gestão por Competências, considere: I. Objetiva mapear as competências necessárias para a organização, identificar as competências já disponíveis e gerenciar, com vistas a eliminar, as lacunas ou gaps identificados. II. Possui foco no aprendizado e aprimoramento constante do empregado, realizando, como etapa vinculada à remuneração por resultados, o mapeamento das competências adquiridas. III. Aplica-se, também, às ações de recrutamento e seleção de pessoal, como forma de minimizar as lacunas de competência identificadas na organização. Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. II.

Remunerar com base em competências pressupõe a identificação dos níveis crescentes de complexidade em cada carreira ou eixo de carreira. Sobre remuneração baseada em competências, é correto afirmar:

  • A. Cada eixo de carreira pode ser segregado em um certo número de níveis, como júnior, pleno e sênior, sendo que cada um desses níveis possui uma descrição de competências e habilidades.
  • B. É a remuneração dada através de compensações como participação nos lucros ou resultados.
  • C. É a remuneração que visa encontrar o valor justo para remunerar um conjunto de atribuições descritas inerentes a um cargo, independentemente dos seus resultados.
  • D. É a forma que visa vincular a remuneração ao desempenho dos trabalhadores ou aos resultados gerados.

Na aplicação das pessoas às organizações, o processo de socialização, visa criar um ambiente imediato de trabalho favorável e receptivo durante a fase inicial do emprego. O método de socialização em que os empregados principiantes tendem a internalizar altos padrões de desempenho e expectativas positivas a respeito de recompensas do desempenho excelente é o denominado:

  • A. conteúdo de cargos
  • B. supervisor com tutor
  • C. programa de integração
  • D. grupo de trabalho

Ao implantar a gestão por competências, um dos grandes desafios é melhorar a ferramenta feedback, considerado por muitos autores, uma ferramenta poderosa. Para um gestor obter bom êxito em uma reunião de feedback, deve tomar cuidado para NÃO

  • A. iniciar a reunião dando ênfase aos aspectos positivos do desempenho do avaliado.
  • B. dar enfoque às críticas ao desempenho, não às características da personalidade do avaliado.
  • C. encerrar o feedback destacando os aspectos negativos do desempenho do avaliado, com a finalidade de que ele não ocorra novamente.
  • D. estimular que um comportamento adequado se repita, o chamado feedback positivo.
  • E. manifestar disposição em ajudar e demonstrar confiança na capacidade de bom desempenho do avaliado.

Nos últimos anos, a Administração Pública Federal vem buscando implantar o modelo de Gestão baseada em Competências em decorrência de pressões sociais, do aumento da complexidade das relações de trabalho e de ambientes dinâmicos e competitivos. Nesse contexto, quando um servidor público gera um resultado no trabalho, em termos de competência, pode-se afirmar que o resultado é decorrente da aplicação conjunta de:

  • A. Conhecimentos, atitudes e criatividade.
  • B. Conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • C. Habilidades, criatividade e percepções.
  • D. Conhecimentos, habilidades e criatividade.
  • E. Atitudes, criatividade e percepções.

No gerenciamento de competências de uma organização, é importante definir e desenvolver competências de suporte de forma que estas deem sustentação às competências técnicas necessárias às funções específicas. As competências de suporte possuem diferentes finalidades, tais como: manterem a organização funcionando, estimularem e alicerçarem o clima de produtividade e serem percebidas no ambiente interno.

A descrição apresentada acima refere-se às competências de suporte classificadas como

  • A. básicas
  • B. essenciais
  • C. diferenciais
  • D. estratégicas
  • E. competitivas

A implementação do modelo de gestão de competências requer o reconhecimento e a aceitação de algumas premissas.

NÃO se inclui entre essas premissas a(o)

  • A. conscientização de que cada tipo de negócio necessita de pessoas com perfis específicos.
  • B. percepção de que sempre haverá espaço para o desenvolvimento de novas competências e de que o que hoje é essencial para o negócio poderá implicar novas exigências amanhã.
  • C. crença de que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem determinado perfil de competências.
  • D. foco no desenvolvimento de políticas que garantam a manutenção das técnicas e formas tradicionais de realizar o negócio e que prezem os aspectos relacionados à estabilidade do ambiente externo.
  • E. reconhecimento de que aqueles que ocupam funções gerenciais são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.

Um analista de Recursos Humanos, trabalhando em um projeto de desenvolvimento de competências, vem-se concentrando no planejamento da capacitação de forma que a aprendizagem alcance o nível da expectativa do indivíduo em obter seu autodirecionamento e possa estabelecer uma integração com o ambiente e o objeto de conhecimento.

Esse tipo de planejamento refere-se ao nível

  • A. social
  • B. afetivo
  • C. cultural
  • D. cognitivo
  • E. praxeológico
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