Questões sobre Gestão por Competência

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A gestão por competências tem sido aplicada em organizações públicas como ferramenta gerencial que permite que equipes e pessoas contribuam para o alcance das estratégias organizacionais de modo sustentável. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Indicadores de competências para avaliação de desempenho sugerem a integração de medidas objetivas e subjetivas por meio da definição de escalas de avaliação e de artefatos tangíveis que representam fielmente a expressão de competências no trabalho.
  • B. A competência, definida como conhecimentos, habilidades e atitudes, contribui para a gestão de pessoas ao estabelecer referenciais de comportamento esperado ou desejável no contexto das organizações.
  • C. A consistência interna da gestão por competência representa o grau de vinculação que conhecimentos, habilidades e atitudes apresentam em relação ao conjunto de desempenhos individuais desejáveis em uma organização.
  • D. Com base no grau de relevância para as organizações, as competências podem ser classificadas como gerencial, técnica, transversal ou essencial.
  • E. Com base no grau de relevância para as organizações, as competências podem ser classificadas como gerencial, técnica, transversal ou essencial.

Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes. O conceito de competência, como uma dimensão oriunda da psicologia, expressa atributos objetivos do trabalho como desempenho e altos níveis de resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue os itens a seguir. As competências de uma organização, que visa garantir sua sobrevivência e estabelecer sua diferenciação no mercado competitivo, são formadas pelo conjunto das competências de seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Um empregado recebeu uma tarefa para ser executada e, apesar de todos os esforços dispendidos, ele não concluiu a tarefa com a qualidade requerida. Assertiva: Nessa situação, partindo-se da premissa que o conceito de competências engloba capacidades, compostas por conhecimentos, habilidades e atitudes, o empregado deixou de demonstrar atitude.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para oferecer um melhor atendimento às demandas dos cidadãos, as organizações públicas têm, dentre outros desafios, o de mapear e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores, alinhando-os às estratégias organizacionais. Esse processo é conhecido como

  • A. Gestão da Mudança.
  • B. Administração por Objetivos.
  • C. Gestão de Resultados.
  • D. Gestão por Competências.
  • E. Empowerment.

A dificuldade na identificação das competências da organização é um dos desafios da gestão por competências no setor público. Sobre as categorias de competências organizacionais, é correto afirmar que as competências

  • A. essenciais estão relacionadas à vida íntima da organização, características fundamentais da estrutura da empresa.
  • B. pessoais envolvem a mobilização dos processos visando a estruturação de cada departamento.
  • C. de gestão referem-se ao aproveitamento dos recursos organizacionais para obter os melhores resultados.
  • D. organizacionais são a base para o sucesso da empresa, corresponde àquilo que cada organização sabe fazer melhor do que ninguém.
  • E. estratégicas simplificam as operações, enfatizando as habilidades técnicas essenciais à cada processo.

Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue os itens a seguir. As competências individuais podem ser mensuradas quando o empregado entrega efetivamente à organização algo que tenha sido por ela solicitado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue os itens a seguir. Para instituir um modelo de gestão de pessoas por competências, é importante compatibilizar as competências das pessoas às competências da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito e tipologia de competências e aos múltiplos aspectos relacionados a esses assuntos, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Uma empresa utiliza os resultados do mapeamento de competências para desenvolver ações de treinamento e desenvolvimento, bem como para fins de gestão de carreiras e sucessão, sistema de remuneração, dimensionamento do quadro, recrutamento, seleção e avaliação. Assertiva: Nesse caso, existe, na empresa, um modelo integrado de gestão por competências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos objetivos que integram o planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais é o de implementar a política de gestão de pessoas com foco em meritocracia.

Sobre Gestão por Competências, considere:

I. Pode ser analisada sob o prisma da “competência técnica” e da “competência interpessoal”, onde somente a primeira assegura um desempenho adequado e de qualidade, uma vez que pode ser desenvolvida por meio de treinamentos específicos.

II. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.

III. Passou a compreender a relevância dos seus estudos às organizações a partir do entendimento das transformações de natureza produtiva e social que afetaram as economias em desenvolvimento durante a década de 1990, com a intensificação do fenômeno da Globalização.

IV. Em se tratando de estratégia, refere-se à habilidade de uma organização em sustentar uma coordenação de recursos e capacidades de forma a alcançar suas metas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I e IV.
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