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Na teoria das organizações existem vantagens e desvantagens nos diversos tipos possíveis de departamentalização. O tipo de departamentalização que oferece a vantagem de uma maior utilização de pessoas especializadas e recursos e é adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida em longo prazo, é denominada departamentalização:
funcional;
por produto;
geográfica
por clientela;
por projetos.
Na Teoria da Administração por objetivos, existe uma hierarquia desses objetivos. Os objetivos departamentais, com ligações a cada departamento e de médio prazo são denominados objetivos:
protocolares;
táticos;
estruturantes;
estruturais;
operativos
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo relativas à departamentalização.
( ) A departamentalização é um processo de agrupamento de pessoas em unidades ou áreas dentro de uma organização.
( ) A departamentalização por função é aquela que está relacionada com o agrupamento das áreas na organização conforme a semelhança das atividades desempenhadas pelos indivíduos no trabalho.
( ) Uma das vantagens da departamentalização por clientes consiste na localização da organização próxima à matéria-prima utilizada no processo produtivo.
( ) A departamentalização por função segue o princípio da especialização funcional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V V F V
V V V F
V F F V
F F V F
F V F V
Considerando as funções clássicas da administração, relacione a coluna A com a coluna B.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
III II I IV
IV I III II
II IV III I
I II IV III
IV III I II
Sem o devido mapeamento, não há como implementar um sistema de trabalho de alto desempenho. Considera-se que a espinha dorsal de um mapa de competências é a definição e difusão da visão, da missão e dos fatores críticos de sucesso. Com esse mapeamento, é possível identificar as atividades- -chave dos processos existentes e aqueles que influenciam diretamente os resultados da organização. Para isso, existem três fases de trabalho:
I. definir as competências;
II. formar grupos de trabalho;
III. desenhar o mapa das competências estratégicas dos colaboradores.
Entre as alternativas a seguir, assinale a que identifica e explica a fase II.
Para identificar, validar e atribuir pesos a cada uma das competências.
Para que todos os colaboradores entendam seus significados.
Para obter o alinhamento das competências com o business da organização.
Para obter o alinhamento das competências, atribuindo- -lhes pesos coletivos.
Para que a organização possa identificar os significados essenciais de cada competência individual.
Em atividades de Organização e Métodos, há instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. O instrumento que pode alcançar um universo muito maior e com um grau de estímulo aplicado a todos os respondentes é
a entrevista.
a observação.
o questionário.
a simulação.
o imaginário.
No processo de aplicação de uma prova em uma determinada faculdade, o professor prepara o texto da prova e a envia para a secretária, que digita a prova e a envia, simultaneamente, ao professor e ao coordenador para aprovação. Uma vez conseguidas as duas aprovações, a secretária verifica o número de alunos da turma, faz todas as cópias, coloca-as em um envelope lacrado e entrega a prova para o professor, que a aplica e a corrige, colocando a nota no sistema. Considere a faculdade como uma empresa, e a preparação da prova como um processo de negócios.
Modelando esse processo usando as técnicas de BPM, verifica-se que
Um processo de cotação pode ser descrito da seguinte maneira: o departamento interessado na compra pede o preço ao departamento de compras, que verifica todos os fornecedores disponíveis e, em paralelo, envia um pedido de cotação para cada fornecedor, esperando receber de cada um primeiramente uma confirmação do recebimento (ack), depois, o preço pedido. Após receber todas as respostas, o departamento de compras seleciona o menor preço e o envia para o departamento interessado.
À luz dos conceitos de gestão de processos integrados de negócios (BPM), essa descrição consiste em uma
À medida que as tarefas da organização se tornam mais complexas, essa organização deve inevitavelmente ser subdividida, ou seja, departamentalizada em unidades ou departamentos menores.
A esse respeito, sabe-se que na organizaçãomatricial existe um processo de padronização e centralização das decisões e baixo grau de flexibilidade e de adaptabilidade.
matricial se reforça o princípio da unidade de comando e se favorece o aprendizado de habilidades cooperativas.
divisional cada divisão de produto tem especialistas funcionais para facilitar a gestão das necessidades de informação.
divisional as posições são especializadas e agrupadas de acordo com as funções do negócio e as habilidades que elas requerem.
funcional se busca uma departamentalização em torno de produtos, clientes ou regiões geográficas.
Analisando-se esse resultado, infere-se que a operação realizada foi
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