Lista completa de Questões sobre Organização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma estrutura de organização na qual existem dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apóiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se estrutura organizacional
funcional.
matricial.
divisional.
departamentalizada.
geográfica.
De acordo com um critério específico de homogeneidade, o agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais é conhecido como
hierarquização.
centralização.
especialização horizontal.
departamentalização.
estruturação.
Burocracia é um conceito administrativo bastante conhecido, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico e com alta divisão de responsabilidade, em que seus membros executam, invariavelmente, regras e procedimentos padronizados, como engrenagens de uma máquina. Por outro lado, ele tem também um sentido pejorativo, significando um sistema administrativo com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessários ao funcionamento do sistema. Neste segundo caso, faz-se referência àquilo que, em teoria administrativa, ficou conhecido como
discrepâncias.
superconformidades.
disfunções.
papelada.
profissionalização.
Esta composição traduz o conceito de organização, que é a junção de recursos e competências para executar as ações planejadas e transformá-las em resultado. Como função administrativa, desdobra-se em três níveis organizacionais que, em ordem decrescente de hierarquia, são:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Dentro dos princípios de gestão e organização do trabalho, podemos afirmar que, ao tratar do controle de documentos e dados, é preciso assegurar que:
documentos e dados obsoletos sejam mantidos junto com documentação em uso, para que não haja remoção de informações.
documentos e dados possam ser facilmente localizados e que sejam periodicamente analisados, revisados quando necessário e aprovados quanto a sua adequação, por pessoal autorizado.
documentos e dados arquivados, retidos por motivos legais e/ou para preservação de conhecimento, sejam arquivados sem necessidade de identificação adequada.
as informações contidas em documentos e dados só passem por atualizações a cada cinco anos.
O quadro abaixo busca reproduzir algumas das interrelações entre as características das pessoas e da tarefa que elas têm que desenvolver dentro da empresa. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das linhas e suas correlações e depois escolha a alternativa CORRETA.
I - V; II - F; III - V.
I - F; II - V; III - V.
I - F; II - F; III - F.
I - F; II - V; III - F.
A configuração organizacional adequada à hipótese de Mintzberg de que, quanto mais dinâmico e complexo o ambiente mais orgânica e descentralizada é a estrutura, é denominada de
adhocracia.
estrutura simples.
burocracia mecanizada.
burocracia profissional.
forma divisionalizada.
A capacidade de interferir intencionalmente no sistema organizacional, de transformar objetivos, valores e conhecimentos relaciona-se com a habilidade gerencial
cognitiva.
de ação.
analítica.
comportamental.
de conhecimento.
Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas organizacionais.
A natureza dos objetivos estabelecidos para a organização influencia a escolha da estrutura organizacional ideal a ser implantada.
Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas organizacionais.
Assim como as atividades de planejamento, os níveis de influência da estrutura organizacional dividem-se em operacional, tático e estratégico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...