Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Você como consultor, trabalhando as várias fases do planejamento, distribuiu uma série de tarefas a serem executadas pelos diversos escalões da Moveleira. Dentre as planilhas e projetos propostos pediu ao gerente de produção a formulação do seu respectivo plano de ação. Dentre os tipos de planejamento reconhecidos pela teoria geral do planejamento, qual é aquele que será executado por esse gerente?
Planejamento participativo, pois envolve sugestões e pareceres dos níveis operacionais.
Planejamento Estratégico, pois envolve a alta gerência, estudo de cenários, estratégias para desenvolvimento de produtos ambientalmente "limpos".
Pesquisa-diagnóstico, pois levantará os principais problemas para definir as soluções e projetos decorrentes.
Planejamento Operacional pois envolve uma gerência de linha e definirá os procedimentos básicos a serem adotados, os produtos e resultados finais esperados, os prazos estabelecidos e os responsáveis pela execução e implantação.
Nenhuma das alternativas acima, pois os enunciados se referem a princípios do planejamento.
Considerando-se a estratégia empresarial e as estruturas organizacionais, julgue os itens que se seguem.
A estratégia empresarial é plano de ação que estabelece a alocação de recursos e atividades para que a organização possa obter uma vantagem competitiva na relação com seu ambiente e para o alcance de suas metas.
A partir da situação hipotética relatada no texto, julgue os itens a seguir acerca de planejamento estratégico para o mercado.
Considere-se que a MCE identifica as tintas laváveis como o carro chefe de sua organização no setor de materiais para construção, por se tratar de um produto líder de vendas em um mercado de alto crescimento. Então, sob a ótica da Matriz BCG (Boston Consulting Group), esse produto é do tipo estrela.
Para a formulação de um planejamento estratégico, é imprescindível a obtenção de informações de aspectos internos e dos aspectos externos, que permitem definir os pontos fortes e pontos fracos da empresa, as ameaças e oportunidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A qualidade dos produtos da Moveleira Silva & Silva, constituem uma ótima oportunidade para empresa.
II. Pontos fracos correspondem as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável à organização.
III. A participação em feiras internacionais representa possibilidade de novas oportunidades à Moveleira.
IV. A concorrência das empresas moveleiras do Sul do País é uma variável externa não controlável pela empresa, representando uma ameaça sobre a qual os planejadores devem estudar ações para a minimização de seus efeitos sobre os negócios da Silva & Silva. V. As leis que tratam de tributação, incentivos à produção e obrigações trabalhistas, representam variáveis internas, controláveis, desde que a empresa tenha condições de usufruí-la.
Nenhuma afirmativa está certa.
1 afirmativa certa.
2 afirmativas certas.
3 afirmativas certas.
4 afirmativas certas.
A partir da situação hipotética relatada no texto, julgue os itens a seguir acerca de planejamento estratégico para o mercado.
Considere-se que a MCE, percebendo que os resultados de vendas não estavam sendo alcançados, identificou oportunidades para alcançar o crescimento adicional dentro dos negócios atuais. Nesse caso, a MCE está atuando no sentido de aproveitar as oportunidades de crescimento intensivo.
Vários autores da Teoria Geral do Planejamento, entre eles ACKOFF (1974) e OLIVEIRA (2001), apresentam princípios específicos do planejamento, com base na atitude e visão interativa frente ao planejamento, que são: o planejamento deve ser participativo, o planejamento deve ser coordenado, e o planejamento deve ser permanente. Para buscar o comprometimento de todos os componentes da Moveleira Silva & Silva, qual o princípio que deve ser obrigatoriamente observado?
Planejamento Participativo: deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo.
Planejamento Coordenado: todos os aspectos envolvidos são projetados de forma interdependente.
Planejamento Integrado: integração de objetivos e meios ao objetivo geral da organização.
Planejamento Permanente: contínua avaliação, análise de resultados e correção de rumos.
Planejamento retrospectivo.
A partir da situação hipotética relatada no texto, julgue os itens a seguir acerca de planejamento estratégico para o mercado.
Considere-se que uma loja especializada em produtos eletrodomésticos será inaugurada em um mês, em um município onde a MCE possui uma filial. Sabendo dessa situação, a MCE lançou promoções com descontos de até 50% para todas as linhas, com o objetivo de proporcionar antecipação de compra de produtos eletrodomésticos para que, quando a concorrente fosse inaugurada, a demanda estivesse baixa, por se tratar de produtos que não são consumidos com freqüência. Nesse caso, a inauguração dessa nova loja é uma oportunidade de negócios.
Para que os objetivos e metas sejam alcançados, uma organização precisa ter definido:
A partir da situação hipotética relatada no texto, julgue os itens a seguir acerca de planejamento estratégico para o mercado.
Considere-se que, com o foco de aumentar o percentual de vendas no mês de inauguração de uma concorrente, a MCE anunciou nos jornais da região que a coletânea de músicas de um determinado grupo musical seria fornecida gratuitamente para cada pessoa que comprasse um aparelho de som naquele mês. Nessa situação, identifica-se ação de âmbito estratégico.
Em relação ao planejamento estratégico e suas ferramentas, julgue os itens que se seguem.
No processo de planejamento estratégico, a avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é um instrumento de controle a ser utilizado após a implantação do plano.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...