Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos. Uma forma de se analisar as necessidades de treinamento consiste em discriminar as causas das demandas de desempenho entre motivacionais, contextuais e relacionadas às capacidades dos indivíduos e grupos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Gerir talento humano está se tornando indispensável para o sucesso das organizações. Para ser considerado talento a pessoa deve possuir algum diferencial competitivo, que a valorize.

As opções a seguir apresentam os aspectos essenciais para a competência individual, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. O conhecimento é saber fazer.
  • B. A ambição para alcançar status.
  • C. A atitude para fazer acontecer.
  • D. A habilidade para saber fazer.
  • E. O julgamento para analisar.

No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos. Treinamentos são eventos formais de aprendizagem aplicados para tornar os indivíduos e os grupos mais motivados para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento é um processo utilizado para mudar o comportamento dos empregados, visando aos objetivos organizacionais. Quando se deseja uma mudança no empregado buscando elevar seu nível de abstração para desenvolver novas ideias e para favorecer o pensamento mais amplo e global, utiliza-se o seguinte tipo de treinamento:

  • A. transmissão de informações
  • B. desenvolvimento de habilidades
  • C. desenvolvimento de conceitos
  • D. desenvolvimento de atitudes

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. A realização de um levantamento acerca da necessidade de treinamento possibilita a avaliação da eficiência do processo de seleção para uma nova função.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a educação, treinamento e conhecimento. O conhecimento tácito é fruto de aprendizado e experiência de vida e é disseminado de maneira formalizada e declarada por meio de artigos e livros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a educação, treinamento e conhecimento. A educação corporativa é um processo direcionado que visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico e acontece em quatro etapas: levantamento das necessidades; planejamento do programa de desenvolvimento; implementação; execução e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:

  • A. Tornar a empresa menos competitiva.
  • B. Melhorar a qualidade e a produtividade.
  • C. Melhorar a imagem da organização.
  • D. Melhorar a eficiência dos serviços.

Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar:

I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos.

II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos objetivos definidos.

III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos, ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O treinando assume um determinado papel previamente estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar ângulos emocionais do que racionais.

IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.

A sequência correta é:

  • A. As assertivas III e IV estão incorretas.
  • B. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • C. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

Treinamento e desenvolvimento podem ser vistos como um sistema instrucional, integrado por três elementos: avaliação de necessidades, planejamento do treinamento e sua execução e avaliação do treinamento. O subsistema avaliação de treinamento é o principal responsável pelo provimento de informações que garantem a retroalimentação e, portanto, o aperfeiçoamento constante do sistema. Sobre os três elementos apontados, é correto afirmar que:

  • A. Na avaliação de necessidades devem ser estabelecidos objetivos de excelência no desempenho que o indivíduo já possui, de modo a reforçar, cada vez mais, tal desempenho.
  • B. No planejamento do treinamento devem ser formulados objetivos de aprendizagem fundamentados no planejamento estratégico da organização, baseados em sua missão e visão.
  • C. A avaliação do impacto em profundidade de um treinamento deve sempre ser feita posteriormente à ação instrucional, uma vez que são considerados os efeitos do treinamento sobre o desempenho posterior na execução das rotinas de trabalho.
  • D. A medida mais efetiva de impacto de treinamento é em amplitude, posto que permite verificar, com acurácia, os efeitos dos objetivos específicos de um treinamento diretamente atrelados aos seus objetivos de aprendizagem.
  • E. Treinamento é considerado como uma ação informal de aprendizagem, visto que a dinâmica em sala de instrutoria é imprevisível e condicionante à interação aprendiz-instrutor.
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