Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Com relação às temáticas avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes. A definição de metas de trabalho, abordada na etapa de planejamento dos ciclos de gestão do desempenho, visa o cumprimento das atribuições e responsabilidades contidas nas descrições de cargos, conforme prazos e produtos acordados entre gestores e subordinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes. Os indivíduos com elevada autoeficácia prescindem da participação em programas de treinamento e desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características do processo de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinale a opção correta.

  • A. A aprendizagem é compreendida como um processo de mudança provocado por estímulos diversos e mediado por emoções que podem provocar mudanças no comportamento do funcionário.
  • B. Treinamentos deveriam dar suporte à direção estratégica da organização, e os objetivos deles devem estar alinhados com os objetivos das equipes e das pessoas.
  • C. Treinamento e desenvolvimento são caminhos semelhantes para a melhoria das competências nas organizações, pois utilizam técnicas similares e almejam os mesmos objetivos.
  • D. A educação pode ser definida como uma somatória de processos gerais de aprendizagem que viabilizam o crescimento do funcionário, e cujo objetivo principal é o preparo desse indivíduo para desempenhar um trabalho mais operacional.
  • E. Desenvolver pessoas significa proporcionar-lhes conhecimentos e habilidades para o adequado desempenho de suas tarefas, por meio de um processo que envolve componentes diferentes do processo educativo.

Considerando que determinada organização necessite implantar um programa de treinamento para aperfeiçoar as entregas de seus produtos pelos funcionários, assinale a opção correta.

  • A. A definição dos recursos pedagógicos, tais como apostilas e flipchart, deve servir de base para a escolha das técnicas a serem utilizadas, que também devem considerar a duração do curso e as necessidades do treinando.
  • B. Na etapa de avaliação, devem-se verificar a reação e a satisfação do funcionário ao treinamento e desenvolvimento, bem como seu nível de aprendizagem. Em caso de mudança no comportamento do funcionário, a apuração ficará por conta da avaliação de resultado.
  • C. A etapa de diagnóstico é de suma importância por integrar políticas, diretrizes e ações formais e informais que regem as relações organizacionais, o que possibilita alcançar os resultados do treinamento por meio de didática adequada.
  • D. A identificação das discrepâncias entre os desempenhos reais manifestados pelos indivíduos e os desempenhos esperados pela organização permite aproximação das ações de treinamento e de desenvolvimento com os objetivos estratégicos da organização.
  • E. São definidos na etapa de diagnóstico: a melhor forma de treinar — quem deve ser ensinado e quem deve ser treinado — e de desenvolver esse programa de treinamento — o que, como e quando deve ser ensinado e qual será o valor do investimento.

_____________________ é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • A. Treinamento.
  • B. Recrutamento.
  • C. Desenvolvimento
  • D. Seleção.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. Os métodos de treinamento no trabalho constantes da programação das organizações devem incluir critérios claros e estruturados, habilidade dos gerentes para treinar e formar pessoas e definição de metas de trabalho fundamentada na realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, a respeito de gestão de desempenho e de análise e descrição de cargos. O apoio técnico e comportamental provido por gestores e demais funcionários é o elemento que mais responde pelo sucesso de ações de treinamento organizacional relativamente a aprendizagem e mudança de desempenho no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem vários métodos para determinar que habilidades devem ser focalizadas para estabelecer a estratégia de treinamento. Chiavenato (1999) apresenta três métodos. São eles:

  • A. Retroação direta a partir daquilo que cada pessoa sonham para seu futuro. Visão do Futuro associada ao Planejamento de carreira do indivíduo – inscrição em cursos stricto sensu, que visem o enriquecimento da carreira acadêmica.
  • B. Análise do Rateio de Custos, Análise da Avaliação de Desempenho e Análise do tempo de cada empregado na organização.
  • C. Avaliação do processo produtivo dentro da organização, localizando fatores como produtos rejeitados, barreiras e pontos fracos. Retroação direta a partir daquilo que as pessoas acreditam serem suas necessidades de treinamento. Visão do Futuro associada à introdução de novas tecnologias ou equipamentos, novos processos para produzir os produtos ou serviços da organização.
  • D. Análise do Tempo do empregado na organização. Análise do número de clientes prospectados por cada empregado. Análise de Produtos devolvidos por cada empregado.
  • E. Retroação direta a partir daquilo que cada pessoa sonham para seu futuro. Visão do Futuro associada ao Planejamento de carreira do indivíduo – inscrição em cursos stricto sensu, que visem o enriquecimento da carreira acadêmica. Análise do Tempo do empregado na organização.

O processo atualmente praticado pelas organizações nos programas de treinamento segue um fluxo dividido em quatro etapas: programação do treinamento, diagnóstico de necessidades, avaliação dos programas e execução.

Considerando essa informação, é INCORRETO afirmar que

  • A. a etapa de diagnóstico representa o primeiro passo no processo do sistema de T&D (Treinamento e Desenvolvimento).
  • B. a programação do treinamento representa a aplicação prática daquilo que foi planejado.
  • C. a avaliação do treinamento tem por finalidade aferir os resultados conseguidos em relação ao que foi planejado e esperado.
  • D. na execução do treinamento, a empresa deve estar atenta para a qualidade da aplicação dos módulos e para a eficiência dos resultados.

O Treinamento é um processo cíclico e continuo composto de quatro etapas (Chiavenato, 1999). Marque a alternativa correta que apresenta as quatro etapas do Treinamento.

  • A. Diagnóstico, Desenho, Implementação e Avaliação.
  • B. Diagnóstico, Redesenho, Implementação e Ampliação.
  • C. Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação.
  • D. Prognóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação.
  • E. Prognóstico, Desenho, Incremento e Avaliação.
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