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Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2014
Treinamento é um processo educacional por meio do qual as pessoas são preparadas para desempenho de seus cargos. É um processo educacional porque visa à formação e preparação das pessoas. Aquele tipo de treinamento que visa melhorar a maneira de tratar o cliente, o colega, como contornar dificuldades ou negativas do cliente denomina-se __________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de educação corporativa, julgue os itens a seguir.
Quando utilizado em educação corporativa, o e-learning possibilita a criação de ambientes virtuais de aprendizagem. Entretanto, o emprego desse recurso tem dificultado a gestão do conhecimento e o oferecimento de feedbacks aos alunos.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.
A análise transacional é uma técnica de desenvolvimento organizacional por meio da qual um indivíduo pode modificar seus sistemas de valores e mudar seu comportamento no trabalho.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de educação corporativa, julgue os itens a seguir.
A diferença entre universidade corporativa e universidade tradicional consiste no fato de a primeira estar voltada aos interesses de uma instituição ou empresa específica. Entretanto, os métodos e as estratégias de aprendizagem da universidade corporativa são semelhantes àqueles empregados por instituições de ensino tradicionais, que valorizam o tripé pesquisa, ensino e extensão.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de educação corporativa, julgue os itens a seguir.
O treinamento e o desenvolvimento de recursos humanos são preocupações da educação corporativa. No Brasil, é possível distinguir dois paradigmas que orientaram historicamente o desenvolvimento da educação corporativa: o taylorista fordista e da qualidade total.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de educação corporativa, julgue os itens a seguir.
Alinhar ações de formação com estratégia organizacional voltada a mudar comportamentos e inculcar valores é uma das características da universidade corporativa. Por uma restrição legal, esse tipo de instituição não pode emitir certificação acadêmica, o que restringe o seu papel na elevação da educação formal do trabalhador.
a gestão diz respeito aos aspectos coletivos, enquanto a aprendizagem diz respeito aos aspectos individuais do conhecimento.
a gestão envolve a evolução do conhecimento e é fase subsequente à aprendizagem, que se caracteriza pela acumulação do conhecimento organizacional.
a gestão se concentra na criação, disseminação e transformação do conhecimento, enquanto a aprendizagem envolve a mudança no estado de conhecimento existente na organização.
ambas são sinônimas e dizem respeito à acumulação e à evolução do conhecimento organizacional.
ambas são processos da prática administrativa, responsáveis, respectivamente, pela mudança e pelo comportamento organizacional.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, a respeito do desenvolvimento de pessoas nas organizações públicas e privadas.
Atualmente expandem-se as atividades de avaliação de desempenho e sua abrangência dentro do contexto organizacional. Nesse sentido, as empresas buscam o que se pode chamar de gestão do desempenho humano, ou seja, o valor mensurável que a força de trabalho da organização traz em termos de habilidades ou competências coletivas e a motivação das pessoas.
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Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultados.
A utilização do princípio de Pareto pode fornecer ao analista organizacional subsídios para o desenvolvimento das atividades mais demandadas pelos cidadãos, as quais são, geralmente, poucas se se consideram todas as atividades desenvolvidas pela organização.
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Julgue os próximos itens, a respeito do desenvolvimento de pessoas nas organizações públicas e privadas.
Capacitação de pessoas é o processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais.
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