Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Ao avaliar os resultados de um módulo de treinamento, as organizações se utilizam de um ou mais indicadores, EXCETO

  • A. Redução dos custos diretos ou indiretos.
  • B. Aumento da produtividade.
  • C. Melhorias na qualidade do produto e/ou serviço.
  • D. Mudança da cultura organizacional.
  • E. Melhoria do clima organizacional.

Estratégias de aprendizagem são atividades de processamento de informações, usadas pelos aprendizes o momento da codificação, com a finalidade de facilitar a aquisição, armazenagem e subsequente recuperação da informação aprendida. Variam muito entre indivíduos e para um mesmo individuo, em diferentes situações. De acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa que pode ser considerada uma estratégia de aprendizagem autorregulatória.

  • A. Controle emocional.
  • B. Procura de ajuda em material escrito.
  • C. Procura de ajuda interpessoal.
  • D. Aplicação prática.
  • E. Elaboração, ou o uso pelo aprendiz de procedimentos para examinar implicações e criar conexões mentais com o material a ser aprendido e o conhecimento de que ele já dispõe.

Em relação aos processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes. Concluídas as ações de treinamento e desenvolvimento, recomenda-se realizar avaliações de reação, aprendizado, comportamento e resultados para se identificar a efetividade das referidas ações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os benefícios do treinamento de funcionários, assinale a alternativa que apresenta um aspecto que beneficia também a organização.

  • A. Aumento na satisfação com o cargo e o reconhecimento.
  • B. Melhoria do relacionamento entre o chefe e o subordinado.
  • C. Melhoria da comunicação entre os grupos e os indivíduos.
  • D. Forma de coesão em grupos.
  • E. Melhoria das aptidões interpessoais.

As fases que constituem, de forma sequencial, um ciclo completo de avaliação em treinamento e desenvolvimento (TD&E) são

  • A. reações, aprendizado, comportamento e resultados, encadeamento que garante avaliação desde as percepções acerca das ações TD&E até os resultados alcançados.
  • B. comportamento, reações, aprendizado e resultados, encadeamento que garante avaliação desde as atitudes para TD&E até os resultados alcançados.
  • C. aprendizado, reações, resultados e comportamento, encadeamento que garante avaliação desde as aprendizagens anteriores até os comportamentos esperados no trabalho.
  • D. resultados, reações, comportamento e aprendizado, encadeamento que garante avaliação desde os resultados anteriores de TD&E até o aprendizado de competências.
  • E. reações, comportamento, resultados e aprendizado, encadeamento que garante avaliação desde as percepções acerca das ações TD&E até o aprendizado de competências.

O treinamento é uma instituição fundamental na gestão empresarial. (Malvezzi, 1997.)

Fatores como motivação, expectativas, valores, conformismos, além das teorias de comportamento organizacional, começaram a ser relacionados com o desempenho, o que justificou a divisão da capacitação profissional em 2 processos distintos: treinamento e desenvolvimento. Sobre treinamento e desenvolvimento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A capacitação no processo de desenvolvimento das pessoas significa apenas dar mais informações e desenvolver habilidades, sem necessariamente apresentar‐se com identificação da empresa.
  • B. O desenvolvimento é identificado com a ampliação de potencialidades, tendo em vista o acesso à hierarquia de poder, ou seja, a capacitação do indivíduo para ocupar cargos que envolvam mais responsabilidades e poder.
  • C. A capacitação no processo de desenvolvimento das pessoas tem por missão ensiná‐las a pensar, a reelaborar e a fazer autocrítica. Os indivíduos não só precisam saber “como fazer”, mas também conhecer o “porquê do como fazer”.
  • D. O treinamento oferece oportunidades para que as pessoas possam frequentemente refletir sobre seus significados e exercitar seu lado crítico, profissionalizando‐se, assim, diante das circunstâncias empresariais e de seu projeto de vida.

Programas de Treinamento e Desenvolvimento são construídos a partir de GAPs de competência identificados por meio de ferramentas específicas (Avaliação de Desempenho, Mapa de Competências, Análise de Cargos entre outros). Dentre as ciências aplicadas à educação, uma é especifica para formar adultos, por ter como característica a aprendizagem pela vivência, sendo os indivíduos incentivados ao aprendizado pelo valor e pela similaridade com as práticas do seu dia a dia.

Assinale a alternativa que referencia essa técnica:

  • A. Didática.
  • B. Pedagogia.
  • C. Andragogia.
  • D. Hermenêutica.
  • E. Dinâmica.

Leia atentamente as seguintes definições:

1. Treinamento job rotation é um tipo de treinamento desenvolvido no trabalho do dia a dia com orientação da chefia e com rotação de instrutores.

2. Treinamento on-the-job é o treinamento no próprio trabalho com leitura de manual, experimentação com base na tentativa e erro e com rodizio de postos de trabalho.

3. Treinamento formal externo é o treinamento aberto ao público , programado e executado por instituição de treinamento externa a empresa.

Quantas delas são verdadeiras?

  • A. Todas são verdadeiras.
  • B. Todas são falsas.
  • C. Somente as duas primeiras são verdadeiras.
  • D. Somente as duas últimas são verdadeiras.
  • E. Somente a terceira é verdadeira.

Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas, é correto afirmar que o

  • A. desenvolvimento é voltado para o condicionamento da pessoa, para a execução de tarefas.
  • B. processo de treinamento e desenvolvimento proporciona benefícios somente para a organização.
  • C. treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada organização, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da organização.
  • D. treinamento está direcionado ao crescimento da pessoa em nível de conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • E. treinamento consiste em um processo de aprendizagem, enquanto o desenvolvimento consiste na diagnose das deficiências.

No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos. A falta de interesse pelo trabalho, a variedade reduzida das atividades e a baixa complexidade das tarefas podem ser minimizadas por meio de ações de capacitação e desenvolvimento de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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