Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Grécia antiga, economia significava a arte de bem administrar o lar, levando-se em conta a renda familiar e os gastos efetuados durante um período. Na atualidade, Economia possui outras acepções, como a ciência que
I - avalia o comportamento dos consumidores, tendo em vista os preços, a renda de que dispõem e a oferta de bens e serviços no mercado.
II - estuda as atividades econômicas cujas operações envolvem o emprego de moeda e a troca entre indivíduos, empresas e órgãos públicos.
III - estuda as relações de causa e efeito, a fim de predizer a ocorrência dessas relações e influir no seu curso, em qualquer situação em que seres humanos se associam em busca de fim um comum.
IV - estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens ou na prestação de serviços.
São acepções corretas de Economia APENAS
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
O conceito econômico de custo relevante considerando que os recursos são escassos, é o de custo
ambiental
contábil
de oportunidade
histórico
orçamentário
A Tabela 1 e o gráfico apresentados a seguir correspondem a um planejamento agregado de uma empresa e devem ser usados para responder às questões de nos 34 a 36.
Analise as afirmações a seguir quanto à política de planejamento agregado associado aos ritmos de produção 1 e 2.
I - A política de capacidade constante ignora as flutuações nas demandas.
II - A política de acompanhamento de demanda ajusta os preços de vendas para reduzir a demanda
III - A política de gestão da demanda atua em fatores que afetam a demanda para ajustar a capacidade disponível.
IV - A gestão da produção tem maior poder de influência nas políticas de capacidade constante e gestão da demanda.
Estão corretas as afirmações
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A Tabela 1 e o gráfico apresentados a seguir correspondem a um planejamento agregado de uma empresa e devem ser usados para responder às questões de nos 34 a 36.
Entendendo que, na prática, as empresas não adotam políticas de capacidade "puras", a política dominante no planejamento do ritmo de produção
1 é a de capacidade constante.
1 é a gestão da demanda.
1 é o acompanhamento da demanda.
2 é a gestão da demanda.
2 é a capacidade constante.
A escolha do método de controle da produção constitui um dos pontos críticos no Planejamento e Controle da Produção (PCP). Dentre os métodos de controle mais usados pelas empresas, estão o controle puxado e o controle empurrado. No controle
puxado, a unidade de produção a jusante no processo produtivo solicita novas unidades para serem trabalhadas, em intervalos de tempo constantes.
puxado, a unidade de produção a jusante no processo produtivo retorna as unidades não conformes para serem retrabalhadas.
empurrado, a unidade de produção a montante no processo produtivo envia para a próxima unidade, as unidades produzidas tão logo o lote esteja terminado.
empurrado, a unidade de produção a jusante no processo produtivo solicita novas unidades para serem trabalhadas.
empurrado, a unidade de produção a montante no processo produtivo envia para a próxima unidade apenas as unidades necessárias à próxima etapa.
Relacione os fatores de produção da esquerda com os seus elementos constitutivos.
Estão corretas as associações
I - P ; II - Q ; III - R.
I - Q ; II - P ; III - S.
I - R ; II - T ; III - P.
I - S ; II - R ; III - T.
I - T ; II - S ; III - Q.
Considere a figura a seguir para responder às questões de nos 61 e 62.
A figura acima representa as partes comuns de um sistema de recursos empresariais (ERP) e seus principais módulos. Um exemplo de módulo de Planejamento e Controle da Produção é o(a)
planejamento de capacidade.
planejamento de manutenção preventiva.
faturamento.
inspeção de qualidade.
emissão da ordem de compra.
A área de operações precisa de previsões a fim de planejar níveis de produção, aquisições de materiais e serviços, programação da mão de obra e da produção, estoques e capacidade a longo prazo.
Um processo adequado de previsão de demanda gera
melhor planejamento orçamentário e de capital, com maior variação entre o custo previsto e o realizado.
alocação dos recursos físicos nos processos operacionais de maneira aleatória, devido à confiabilidade possibilitada pela previsão da demanda.
aumento de custos operacionais através da ausência de planejamento, decorrente do uso eficiente da informação de previsão.
atendimento aos requisitos de nível de serviço aos clientes, garantindo a competitividade dos produtos e serviços da empresa no mercado.
integração e comunicação ineficientes entre as áreas funcionais da empresa (marketing, finanças, vendas e logística) devido a uma maior credibilidade da previsão.
O Presidente de uma empresa de softwares decide aumentar sua participação de mercado a partir da estratégia de integração horizontal, ou seja, a empresa pretende
promover o crescimento por meio da aquisição de empresas concorrentes em uma mesma linha de negócios.
crescer por meio da aquisição de outras organizações no canal de distribuição, na direção das fontes de suprimento ou na direção dos consumidores finais.
combinar suas operações com outra empresa de porte praticamente igual, resultando desse processo uma nova empresa.
estabelecer parcerias com outras empresas para realizar um projeto específico ou atuar em determinadas áreas de negócio.
adquirir uma empresa de um setor da economia não relacionado às suas atuais operações.
Para uma empresa conseguir ter seus produtos aceitos no mercado e obter uma boa demanda é fundamental uma série de esforços das distintas áreas: promoção, preço e composição da carteira de produtos oferecidos ao público. Conseguida a demanda, deve ser atendida e, nessa etapa, a distribuição física age, sendo reconhecida como agente estimulador da demanda. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
O nível de serviço oferecido pode ser o diferencial competitivo.
PORQUE
Disponibilidade de produto, pronta- entrega e atendimento correto dos pedidos são serviços que agradam ao cliente, e vendas podem ser geradas por bons serviços.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
As duas afirmações são falsas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...