Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Há um tipo de avaliação de desempenho, que vem sendo bastante utilizado nas empresas modernas, que verifica capacidades, conhecimentos e características pessoais, distinguindo os profissionais quanto a suas habilidades e lacunas. Trata-se da avaliação por

  • A.

    lista de verificação.

  • B.

    incidentes críticos.

  • C.

    escalas gráficas.

  • D.

    objetivos.

  • E.

    competências.

O maior objetivo de se administrar o ciclo de pedido é reduzir ao máximo o grau de incerteza incorporado a essa atividade. Isto porque, das 3 dimensões identificadas como fundamentais em nível de serviço, o ciclo de pedido é a base de todas elas.

Relacione a dimensão fundamental em nível de serviço, apresentada na coluna da esquerda, à sua principal característica, indicada na coluna da direita.

Estão corretas as associações

 

  • A.

    I – P , II – Q , III – R.

  • B.

    I – Q , II – S , III – P.

  • C.

    I – S , II – R , III – Q.

  • D.

    I – R , II – P , III – Q.

  • E.

    I – Q , II – S , III – R.

Sabe-se que avaliar pessoas é questão extremamente difícil e complexa. Portanto, a atenção para equívocos que possam advir dos processos de avaliação é algo que frequentemente deve ser empreendido. Numa empresa, os chamados erros de percepção podem gerar problemas, como por exemplo:

  • A.

    evitar que as ações mais recentes dos subordinados variem sua mensuração do desempenho, estabelecendo padrões objetivos que permitam clareza e distanciamento emocional nas avaliações.

  • B.

    encarar a avaliação de desempenho como uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento das pessoas, elucidar expectativas e incrementar a performance.

  • C.

    utilizar instrumentos de efeito halo para conduzir as avaliações dos funcionários com os quais possuímos fortes vínculos emocionais, considerando, assim, a avaliação de desempenho como uma parte significativa do trabalho gerencial.

  • D.

    utilizar a avaliação de desempenho como acompanhamento, orientação e estímulo para as equipes em termos de resultados e processos, fugindo de erros provocados pelo efeito recenticidade e pela propensão de complacência.

  • E.

    utilizar a avaliação de desempenho como uma contribuição para o exercício da Gestão de Pessoas e para outras pesquisas na área da Administração que considerem a dinâmica e as preocupações ligadas à condição humana nas organizações contemporâneas.

Dada a importância das Avaliações de Desempenho para o desenvolvimento profissional, é crucial saber "o que é", e "o que não deve ser" este processo de Recursos Humanos. Uma avaliação de desempenho correta se caracteriza por ser um(a)

  • A.

    processo de avaliação aleatório, incluindo a autoavaliação e o uso de instrumentos de punição e de avaliação de resultados.

  • B.

    ritual burocrático para promover o acompanhamento do trabalho, servindo como instrumento de cobrança para o avaliado.

  • C.

    instrumento que visa a facilitar a comunicação líderliderado e a obtenção de avaliação de resultados de forma contínua.

  • D.

    contrato bilateral de trabalho que serve de instrumento exclusivo do avaliador para o processo de punição.

  • E.

    tentativa de mensuração da capacidade e das condições de crescimento demonstradas pelos profissionais da organização.

Fazer marketing significa satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes, fornecendo valor mediante lucro. No processo de definição desse valor, as empresas desenvolvem atividades tais como

  • A. desenvolvimento de novos produtos.
  • B. gerência de propaganda.
  • C. gestão dos canais de distribuição.
  • D. pesquisa de mercado.
  • E. seleção de fornecedores.

João propôs ao seu chefe algumas medidas para que o processo de avaliação de desempenho da sua organização possa ser significativamente melhorado. Qual das medidas deve ser implementada para que se alcance o objetivo organizacional?

  • A.

    Concentrar a avaliação no comportamento e desempenho durante os 30 dias que a antecedem e conduzi-la de forma mais ampla possível, sobre o processo de trabalho inteiro do funcionário.

  • B.

    Treinar os avaliadores e esclarecer os padrões de desempenho que serão utilizados para avaliar as pessoas.

  • C.

    Utilizar apenas a visão de um avaliador, de preferência o supervisor imediato do avaliado, que tem uma percepção singular do funcionário.

  • D.

    Utilizar inventários de habilidades que forneçam indicações das habilidades dos funcionários, bem como de seus interesses e experiências e ajudem os líderes a prestar mais atenção às suas necessidades de desenvolvimento.

  • E.

    Evitar fazer observações e registros sistemáticos de pontos importantes observados sobre a performance para viabilizar a comparação do desempenho realizado com aquilo que foi estabelecido na fase de prédesempenho.

A todo momento tomamos decisões, seja na vida pessoal ou nas atividades profissionais. Nas organizações, tomar decisões é uma necessidade constante. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I-As decisões táticas são as mais complexas, pois envolvem a capacidade intuitiva de quem decide para a escolha do que for mais acertado.

II-Nas decisões estratégicas o problema e a solução são desconhecidos, fazendo com que a tomada de decisão seja obtida através de um processo que vise à solução do problema.

III-A tomada de decisão, em processo de administração participativa, envolve a participação coletiva em todos os aspectos, gerando um bom clima organizacional.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Os consultores que conduzem um processo de mudança planejada em uma organização pública, com base no modelo de Kurt Lewin, informam, em reunião, que estão na etapa de recongelamento, ou seja,

  • A.

    vivenciando o processo em que os funcionários são esclarecidos a ponto de entender a importância das mudanças e como elas influenciarão seu trabalho.

  • B.

    gerando o movimento que faz com que os procedimentos antigos deem lugar aos novos.

  • C.

    consolidando o novo padrão de comportamento, usando, para isso, mecanismos de apoio e reforço.

  • D.

    difundindo novas práticas e ideias, de modo que as pessoas passem a pensar e executar de uma nova maneira.

  • E.

    recomendando que velhas ideias e práticas sejam abandonadas para serem substituídas por novos conceitos e procedimentos.

Em entrevista para uma revista de negócios, o diretor de uma grande empresa afirmou que as vendas são a ponta do iceberg do marketing. Ele continuou explicando que o objetivo do marketing é

  • A. conhecer o cliente tão bem a ponto de o esforço de venda se tornar supérfluo.
  • B. criar peças de divulgação a fim de comunicar um valor superior para os consumidores.
  • C. fornecer um padrão de vida mais alto para os clientes e a sociedade como um todo.
  • D. promover a livre troca de produtos e serviços de qualidade com os clientes.
  • E. selecionar mercados-alvo e vender em maior quantidade do que os concorrentes.

Uma consultoria de marketing é contratada para elaborar um relatório de análise do mercado e do consumidor nos dias de hoje e, ao final do trabalho, destaca os seguintes fatores:

I – os entraves burocráticos e os problemas na tecnologia de comunicação dificultaram às empresas fazer negócios em outros países e, aos consumidores, comprar produtos estrangeiros.

II – muitos países regulamentaram alguns setores e taxaram determinadas atividades para aumentar a concorrência e as oportunidades de crescimento, oferecendo mais alternativas para os consumidores.

III – clientes esperam mais qualidade e serviços, têm cada vez menos tempo para gastar, querem mais conveniência, percebem menos diferenças reais entre os produtos e mostram menos fidelidade à marca.

O departamento de marketing da empresa contratante deve levar em consideração o(s) fator(es)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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