Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O cenário de atuação mercadológica conduz as empresas à adoção de novas crenças e práticas de marketing. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a direção de uma empresa deveria

  • A. buscar inovações constantes em sintonia com as necessidades dos clientes.
  • B. concentrar as atividades de marketing em um departamento especializado.
  • C. desenvolver parcerias com fornecedores de matériaprima e serviços.
  • D. empreender esforços para atender mercados-alvo bem definidos.
  • E. equilibrar o lucro proporcionado aos acionistas com todos os interessados.

A qualidade de uma organização é determinada em grande parte pela competência das pessoas que ela emprega. Assim sendo, diante das novas demandas por recursos humanos advindas da automação dos negócios, a gestão de pessoas deve

  • A.

    focar as rotinas de manutenção de um contrato de trabalho: recrutamento, seleção, remuneração, planos de cargos e salários, benefícios, entre outros.

  • B.

    transformar as rotinas de pessoal na parte mais importante da relação contratual indivíduo-organização, para contribuir com o processo de confiança e credibilidade da empresa.

  • C.

    ser vista como a gestão de uma relação com pessoas com as quais não se mantém mera relação contratual, e sim, uma parceria, um processo contínuo de compartilhamento de responsabilidades.

  • D.

    ser a única responsável pela aquisição e manutenção dos recursos da força de trabalho, sendo preciso, para tanto, reforçar a visão da gestão fortemente baseada na divisão funcional e na concepção dos empregados como recursos.

  • E.

    atribuir ao gerente de cada equipe, como um líder autêntico, a missão de ajudar a construir a competência e a motivação de seu grupo, fazendo, com que o Departamento de Recursos Humanos perca a sua finalidade e a sua posição na organização.

Uma companhia petrolífera define sua atividade sob a ótica do mercado estratégico. A partir dessa ótica, seus funcionários devem saber que o negócio da empresa

  • A. abastecer automóveis.
  • B. explorar petróleo.
  • C. fornecer energia.
  • D. produzir combustíveis.
  • E. vender gasolina.

O responsável pela seleção de cinco novos assistentes para a implementação de um processo escolhe,como mecanismo de seleção, a entrevista estruturada, partindo da premissa de que ela é mais confiável porque

  • A.

    se limita a perguntas relevantes que funcionam como previsores eficazes de desempenho e melhoram a confiabilidade do processo de entrevistar.

  • B.

    permite a identificação da capacidade do candidato de resolver problemas e é especialmente válida para determinar a inteligência, o nível de motivação e as habilidades do candidato.

  • C.

    permite verificar como o candidato reagirá sob pressão, a sua tendenciosidade diante de informações valiosas e os seus estereótipos.

  • D.

    permite que se criem perguntas à medida que a entrevista se desenvolve, gerando uma conversação amistosa que favorece o compartilhamento de ideias e atitudes com o candidato.

  • E.

    dá uma oportunidade a maiores discernimentos quanto às diferenças entre os candidatos, permitindo que as informações negativas não recebam um peso indevidamente alto.

Um fabricante de automóveis movidos a álcool e gasolina (modelo flex) realiza um levantamento de mercado com vistas à realização do planejamento estratégico. Uma oportunidade detectada é a

  • A. ampliação do número de concessionárias.
  • B. demanda crescente por energias alternativas.
  • C. força de trabalho capaz e dedicada.
  • D. vigilância da sociedade com relação às empresas.
  • E. redução do IPVA para carros desse modelo.

Na obtenção de vantagem competitiva na Gestão da Cadeia de Suprimentos, um trade-off logístico importante é a relação inversa entre o custo

  • A.

    unitário de transporte e o volume do pedido de reposição.

  • B.

    unitário de transporte e a quantidade de pedidos de reposição.

  • C.

    de manutenção de estoques e a quantidade a ser armazenada.

  • D.

    de pessoal da administração de compras e a quantidade de pedidos de reposição.

  • E.

    de armazenagem e o volume do pedido de reposição.

Um dos desafios da Gestão de Pessoas estratégica diz respeito ao gerenciamento do binômio qualidade de vida versus quantidade de vida. A quantidade de vida é o grau em que prevalecem valores como afirmação, aquisição de dinheiro e bens materiais e concorrência. A qualidade de vida é o grau em que as pessoas valorizam os relacionamentos e mostram sensibilidade e preocupação com o bem-estar dos outros. A respeito da qualidade de vida no trabalho, analise as afirmações a seguir.

I - Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios.

II - Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título qualidade de vida no trabalho, a maioria delas acarreta a reformulação dos cargos.

III - Cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.

IV - Quando as tarefas são agrupadas, de modo que os empregados sintam que estão fazendo uma contribuição identificável, a qualidade de vida no trabalho pode aumentar de modo significativo.

V - Os projetos de cargo que logram êxito consideram os elementos comportamentais para que os trabalhadores tenham uma alta qualidade de vida no trabalho.

São corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    I, II, IV e V.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III e IV.

O composto de marketing representa, entre outros instrumentos da administração, as ferramentas disponíveis para influenciar os consumidores. Sob a ótica dos clientes, uma rede de distribuidores de combustíveis deve administrar os elementos ligados ao fator praça para lhes proporcionar

  • A. mais conveniência.
  • B. maior quantidade de produtos.
  • C. ampla garantia de qualidade.
  • D. melhor exposição da marca.
  • E. prazo de pagamento estendido.

A análise de valor é um processo de redução de custos através de uma avaliação de custo versus cada item de material ou serviço. Observe a tabela a seguir que apresenta um método de análise de valor.

As áreas da tabela identificadas com I, II e III significam, respectivamente,

  • A.

    I descreve a finalidade, II classifica a importância, e III, a função ABC no estoque.

  • B.

    I classifica a importância, II descreve o grau de prioridade, e III, a função no processo produtivo.

  • C.

    I classifica a importância, II descreve o grau de prioridade, e III, se a função do item é principal, secundária ou desnecessária.

  • D.

    I e II descrevem o que é e a finalidade, e III, se a função do item é principal, secundária ou desnecessária.

  • E.

    I e II descrevem o que é e a finalidade, e III a sua função ABC no estoque.

Num seminário sobre comportamento humano nas organizações, um palestrante iniciou afirmando: "Existem poucos (se é que existem) princípios simples e universais que explicam o comportamento organizacional, mas os indivíduos apresentam algumas características que nos ajudam a compreensão do seu comportamento." Na apresentação de uma dessas características, ele ERROU ao dizer que o homem

  • A. é pró-ativo, ou seja, o seu comportamento nas organizações é determinado tanto pelas práticas organizacionais como pelo comportamento pró-ativo (orientado para objetivos pessoais) dos participantes da organização.
  • B. é social, ou seja, a participação em organizações é muito importante na vida das pessoas, porque as conduz ao envolvimento com outras pessoas ou grupos.
  • C.

    tem ilimitada capacidade de resposta, ou seja, as pessoas são capazes de se comportar de todas as formas, pois suas características pessoais são ilimitadas e irrestritas.

  • D.

    tem diferentes necessidades, ou seja, um fator pode motivar o comportamento de uma pessoa hoje e pode ter potência suficiente para determinar seu comportamento no dia seguinte.

  • E.

    pensa, escolhe, percebe e avalia, ou seja, o comportamento humano é proposital, pró-ativo, cognitivamente ativo, e a experiência do indivíduo com o seu ambiente é um processo ativo.

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