Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Ao utilizar os índices de densidade demográfica (medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território) para estudos de viabilidade de novos postos de serviços, uma distribuidora de combustíveis está fundamentando essa análise em uma segmentação

  • A. com base em necessidades.
  • B. comportamental.
  • C. demográfica.
  • D. geográfica.
  • E. psicográfica.

O gráfico representa um estudo dos custos decorrentes da quantidade do lote de pedido de compra de uma empresa. Comparando as linhas tracejadas R, S e T, afirma-se que os custos da

  • A.

    armazenagem são maiores na linha R do que nas S e T.

  • B.

    armazenagem são maiores na linha S do que nas R e T.

  • C.

    armazenagem são maiores na linha T do que nas R e S.

  • D.

    administração de compras é maior na linha S do que nas R e T.

  • E.

    administração de compras é maior na linha T do que nas R e S.

Um profissional tem que executar uma tarefa na qual o mais importante é a precisão, com o mínimo de mensagens e um grupo de cinco pessoas. Ele pode escolher entre três tipos de redes formais de comunicação: em forma de roda, de cadeia e de círculo (todos os canais). Qual deve ser a escolhida e por quê?

  • A.

    Roda - experiências demonstraram que grupos de indivíduos colocados dessa forma, ao cabo de alguns poucos ensaios, resolveram os problemas de maneira mais ordenada e rápida do que no círculo e na cadeia.

  • B.

    Círculo - indicado porque envolve velocidade e clareza de organização, visto que a roda e a cadeia, por serem altamente rotineiras e de caráter centralizado, em geral, não funcionam.

  • C.

    Círculo - experiências demonstraram que nesta rede formal as mensagens são mais rapidamente aceitas do que na roda ou na cadeia.

  • D.

    Cadeia - mais indicada para a satisfação dos membros, facilita a emergência de um líder e permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros.

  • E.

    Cadeia - indicada porque segue rigidamente a cadeia formal de comando, diferente do tipo roda que depende do líder para agir, e do círculo, em que todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir.

Localizada no nordeste do país, a rede Móbile cobra, em média, 5 centavos a mais do que a concorrência por litro de gasolina. Ela conduziu uma pesquisa para avaliar os diferentes benefícios esperados pelos clientes ao pararem o carro em um posto para abastecer. Esse levantamento identificouos seguintes segmentos de motoristas, conforme os benefícios esperados:

1.estrelas: produtos premium e serviço de qualidade (16%);

2.jovens: abastecimento rápido, serviço rápido e comida rápida (27%);

3.fiéis: produtos com marca e serviço confiável (16%);

4.caseiros: conforto (21%);

5.econômicos: preço baixo (20%).

A decisão estratégica mais acertada, de acordo com a pesquisa, é

  • A. ampliar a área de atuação também para o sudeste do país.
  • B. concentrar o foco da atuação no público mais sensível a preço.
  • C. lançar um programa de autoatendimento para os motoristas.
  • D. reduzir urgentemente o preço da gasolina para o mesmo nível da concorrência.
  • E. investir em instalações limpas e confortáveis e na formação de pessoal mais atencioso.

O executivo principal argumenta que, para assegurar a sobrevivência de sua empresa, deve consolidar princípios organizacionais baseados no conhecimento, ou seja,

  • A.

    enfatizar a responsabilidade da gerência na supervisão de funcionários.

  • B.

    enfatizar o processamento de recursos físicos para criar produtos tangíveis.

  • C.

    ressaltar a fonte de poder gerencial aos diferentes níveis hierárquicos da organização.

  • D.

    viabilizar processos organizacionais que permitam que o conhecimento seja convertido em ativos intangíveis.

  • E.

    utilizar a informação como instrumento de controle.

Com o objetivo de controlar a alocação de recursos da área administrativa da organização, João tem que comunicar aos seus funcionários que a organização está tendo problemas financeiros. Para tanto, ele deve

  • A.

    utilizar a comunicação oral, que é o método básico de comunicação mais recomendado quando se quer abordar um maior número de receptores com baixa probabilidade de distorções potenciais.

  • B.

    utilizar a comunicação não verbal associada à linguagem corporal, que favorece a compreensão do significado literal do que é transmitido por um emissor.

  • C.

    desenvolver um modelo de comunicação paralinguística em que, através da entonação verbal, ele pode mudar o significado da mensagem segundo o contexto e a posição hierárquica do receptor.

  • D. escrever um memorando em que, de forma tangível e verificável, tanto para o emissor quanto para o receptor, seria possível o registro da mensagem que foi cuidadosamente redigida.
  • E.

    estabelecer um modelo de filtragem permitindo que os receptores do processo de comunicação vejam e escutem seletivamente, com base nas suas necessidades, motivações e características pessoais.

Quanto às três situações de capabilidade de processos (Cpk) apresentadas acima, conclui-se que a situação

I - X apresenta Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.

II - Y apresenta Cpk menor que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.

III - Z apresenta Cpk maior que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.

IV - Y apresenta Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.

Estão corretas as conclusões

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Três especialistas, em um debate sobre estratégias empresariais, tecem os seguintes comentários a respeito do marketing de relacionamento:

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões) de

  • A. Pedro, apenas.
  • B. Alice, apenas.
  • C. Pedro e Antônio, apenas.
  • D. Alice e Antônio, apenas.
  • E. Pedro, Alice e Antônio.

Todo grupo de trabalho pode ser transformado em uma equipe?

  • A.

    Sim, já que se sabe que grupo de trabalho e equipe são a mesma coisa: um grupo de pessoas que precisam trabalhar de forma colaborativa para atingir resultados, por meio de um programa educacional permanente.

  • B.

    Não, porque é impossível vencer as resistências e as crenças não testadas dos integrantes do grupo, que devem estar dispostos a produzir um trabalho em equipe e, ao mesmo tempo, estar comprometidos com os resultados.

  • C.

    Somente no caso em que seus membros sejam pessoas com habilidades iguais e consigam chegar a um grau de profundo comprometimento com o crescimento pessoal de cada um e com o sucesso deles mesmos e dos outros.

  • D.

    Nem sempre, apenas em situações em que há um grupo altamente coeso, já que, nesse caso, os seus membros se identificam fortemente com o grupo.

  • E.

    Nem sempre, já que para o grupo se tornar uma equipe é necessário existirem características especiais em termos de afinidade, sentido de missão e trabalho cooperativo.

A natureza da prestação de serviços permite algumas generalizações em relação às operações manufatureiras. Considere as afirmações abaixo.

I - A principal característica das empresas de serviços são as interações com o cliente.

II - A qualidade do trabalho realizado não significa qualidade no serviço prestado. 

III - O nível de contato requerido com o cliente determina os tipos de habilidades dos empregados.

IV - Os serviços têm elementos tangíveis e intangíveis.

 Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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