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Ao utilizar os índices de densidade demográfica (medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território) para estudos de viabilidade de novos postos de serviços, uma distribuidora de combustíveis está fundamentando essa análise em uma segmentação
O gráfico representa um estudo dos custos decorrentes da quantidade do lote de pedido de compra de uma empresa. Comparando as linhas tracejadas R, S e T, afirma-se que os custos da
armazenagem são maiores na linha R do que nas S e T.
armazenagem são maiores na linha S do que nas R e T.
armazenagem são maiores na linha T do que nas R e S.
administração de compras é maior na linha S do que nas R e T.
administração de compras é maior na linha T do que nas R e S.
Um profissional tem que executar uma tarefa na qual o mais importante é a precisão, com o mínimo de mensagens e um grupo de cinco pessoas. Ele pode escolher entre três tipos de redes formais de comunicação: em forma de roda, de cadeia e de círculo (todos os canais). Qual deve ser a escolhida e por quê?
Roda - experiências demonstraram que grupos de indivíduos colocados dessa forma, ao cabo de alguns poucos ensaios, resolveram os problemas de maneira mais ordenada e rápida do que no círculo e na cadeia.
Círculo - indicado porque envolve velocidade e clareza de organização, visto que a roda e a cadeia, por serem altamente rotineiras e de caráter centralizado, em geral, não funcionam.
Círculo - experiências demonstraram que nesta rede formal as mensagens são mais rapidamente aceitas do que na roda ou na cadeia.
Cadeia - mais indicada para a satisfação dos membros, facilita a emergência de um líder e permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros.
Cadeia - indicada porque segue rigidamente a cadeia formal de comando, diferente do tipo roda que depende do líder para agir, e do círculo, em que todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir.
Localizada no nordeste do país, a rede Móbile cobra, em média, 5 centavos a mais do que a concorrência por litro de gasolina. Ela conduziu uma pesquisa para avaliar os diferentes benefícios esperados pelos clientes ao pararem o carro em um posto para abastecer. Esse levantamento identificouos seguintes segmentos de motoristas, conforme os benefícios esperados:
1.estrelas: produtos premium e serviço de qualidade (16%);
2.jovens: abastecimento rápido, serviço rápido e comida rápida (27%);
3.fiéis: produtos com marca e serviço confiável (16%);
4.caseiros: conforto (21%);
5.econômicos: preço baixo (20%).
A decisão estratégica mais acertada, de acordo com a pesquisa, é
O executivo principal argumenta que, para assegurar a sobrevivência de sua empresa, deve consolidar princípios organizacionais baseados no conhecimento, ou seja,
enfatizar a responsabilidade da gerência na supervisão de funcionários.
enfatizar o processamento de recursos físicos para criar produtos tangíveis.
ressaltar a fonte de poder gerencial aos diferentes níveis hierárquicos da organização.
viabilizar processos organizacionais que permitam que o conhecimento seja convertido em ativos intangíveis.
utilizar a informação como instrumento de controle.
Com o objetivo de controlar a alocação de recursos da área administrativa da organização, João tem que comunicar aos seus funcionários que a organização está tendo problemas financeiros. Para tanto, ele deve
utilizar a comunicação oral, que é o método básico de comunicação mais recomendado quando se quer abordar um maior número de receptores com baixa probabilidade de distorções potenciais.
utilizar a comunicação não verbal associada à linguagem corporal, que favorece a compreensão do significado literal do que é transmitido por um emissor.
desenvolver um modelo de comunicação paralinguística em que, através da entonação verbal, ele pode mudar o significado da mensagem segundo o contexto e a posição hierárquica do receptor.
estabelecer um modelo de filtragem permitindo que os receptores do processo de comunicação vejam e escutem seletivamente, com base nas suas necessidades, motivações e características pessoais.
Quanto às três situações de capabilidade de processos (Cpk) apresentadas acima, conclui-se que a situação
I - X apresenta Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.
II - Y apresenta Cpk menor que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.
III - Z apresenta Cpk maior que 1 e o processo é capaz de atender às especificações.
IV - Y apresenta Cpk menor que 1 e o processo não é capaz de atender às especificações.
Estão corretas as conclusões
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Três especialistas, em um debate sobre estratégias empresariais, tecem os seguintes comentários a respeito do marketing de relacionamento:
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões) de
Todo grupo de trabalho pode ser transformado em uma equipe?
Sim, já que se sabe que grupo de trabalho e equipe são a mesma coisa: um grupo de pessoas que precisam trabalhar de forma colaborativa para atingir resultados, por meio de um programa educacional permanente.
Não, porque é impossível vencer as resistências e as crenças não testadas dos integrantes do grupo, que devem estar dispostos a produzir um trabalho em equipe e, ao mesmo tempo, estar comprometidos com os resultados.
Somente no caso em que seus membros sejam pessoas com habilidades iguais e consigam chegar a um grau de profundo comprometimento com o crescimento pessoal de cada um e com o sucesso deles mesmos e dos outros.
Nem sempre, apenas em situações em que há um grupo altamente coeso, já que, nesse caso, os seus membros se identificam fortemente com o grupo.
Nem sempre, já que para o grupo se tornar uma equipe é necessário existirem características especiais em termos de afinidade, sentido de missão e trabalho cooperativo.
A natureza da prestação de serviços permite algumas generalizações em relação às operações manufatureiras. Considere as afirmações abaixo.
I - A principal característica das empresas de serviços são as interações com o cliente.
II - A qualidade do trabalho realizado não significa qualidade no serviço prestado.
III - O nível de contato requerido com o cliente determina os tipos de habilidades dos empregados.
IV - Os serviços têm elementos tangíveis e intangíveis.
Estão corretas as afirmações
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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