Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Uma das práticas realizadas pelas organizações contemporâneas, relacionadas à responsabilidade social, é a oferta de produtos socialmente responsáveis, que diz respeito a

  • A. criação de investimentos comprometidos com práticas de cidadania, ou que destinem parte do rendimento a organizações não governamentais.
  • B. publicação de resultados de investimentos sociais para divulgação, ampliando a visibilidade das ações empresariais.
  • C. formação de redes com o objetivo de estimular o intercâmbio de informações e o compartilhamento de experiências.
  • D. formação de parcerias com comunidades e organizações, possibilitando a implantação de projetos.
  • E. investimentos em programas ambientais e na criação de fundações que beneficiem grupos sociais marginalizados.

Quando uma rede de franquia decide, em seu plano de expansão, só abrir novas unidades em cidades com mais de 200 mil habitantes, está definindo sua estratégia a partir de uma segmentação

  • A. comportamental.
  • B. demográfica.
  • C. econômica
  • D. geográfica.
  • E. psicográfica.

Numa reunião de planejamento anual, um fabricante de bens de especialidade está analisando seus canais de distribuição. Nesse caso, é correto afirmar que a empresa deveria

  • A. ampliar o número de pontos de venda para facilitar a aquisição de ampla gama de consumidores e reforçar a imagem.
  • B. reforçar fatores como qualidade e conveniência em suas ações de merchandising e investir em campanhas de massa.
  • C. manter restrito o número de lojas para reforçar a ideia de exclusividade junto a uma clientela mais sofisticada.
  • D. desenvolver ações de vendas em suas lojas, com ênfase na agressividade de preço, prazos e formas de pagamento.
  • E. criar parcerias com representantes e atacadistas, no sentido de aumentar a produção e ampliar a oferta ao mercado.

Ao enfatizar a questão da divisão do trabalho, a Escola Clássica propõe alguns conceitos de departamentalização na definição de uma estrutura organizacional, dentre os quais está a organização por produto, que diz respeito ao

  • A. critério que pode ser usado quando a organização opera em uma grande área ou em locais diferentes, sendo que, em cada local, é necessário disponibilizar certo volume de recursos.
  • B. trabalho da empresa com vários produtos ou serviços que apresentam diferenças importantes entre si, favorecendo a administração de cada um separadamente.
  • C. atendimento a diferentes tipos de clientes com necessidades muito distintas, ou a clientes semelhantes que possuam necessidades diferentes.
  • D. conjunto de tarefas interdependentes, orientadas a um objetivo singular, com cada uma das funções contribuindo para a realização da missão ou da tarefa total de uma organização.
  • E. processo temporário realizado por estruturas organizacionais provisórias alojadas dentro de uma organização funcional

Analise os seguintes projetos:

Com base no método do Prazo de Recuperação do Investimento (Payback simples), qual(is) do(s) projeto(s) acima é(são) viável(is)?

  • A. X
  • B. Y
  • C. Z
  • D. X e Y
  • E. Y e Z

Nos últimos anos, vem ganhando destaque nas discussões entre governos e empresas o tema do consumerismo, que significa um(a)

  • A. credo econômico e social que encoraja as pessoas a aspirar ao consumo, independente das consequências.
  • B. fenômeno característico da sociedade contemporânea ocidental, com origens no advento da produção em massa.
  • C. perspectiva que visa a tornar os consumidores menos dependentes do consumo e mais racionais em suas escolhas.
  • D. tentativa de fazer os consumidores comprarem bens ou serviços que não agridam o meio ambiente.
  • E. aquisição desmedida de produtos baseada nas facilidades de crédito e no fascínio gerado pela publicidade.

Com base em dados de uma auditoria de marketing, pesquisadores constataram a queda na participação de mercado de um fabricante de bens duráveis. O único pressuposto correto para essa análise é o de que

  • A. forças externas afetam do mesmo modo todas as empresas no segmento.
  • B. esse desempenho sempre deve ser considerado em relação à performance do setor.
  • C. a entrada no mercado de um novo concorrente gera diminuição na participação de cada empresa.
  • D. a empresa pode causar deliberadamente essa queda para melhorar seus lucros.
  • E. toda alteração na participação de mercado tem significado importante em marketing.

Uma pesquisa de opinião para o lançamento de uma nova linha de motocicletas, na região Sudeste, ressaltou os seguintes comentários do público-alvo:

I – As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos.

II – As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros.

III – Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores.

IV – A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos.

Ao planejar o lançamento dos novos modelos, os executivos relacionaram tais comentários aos seguintes fatores estratégicos:

K – preço;

L – posicionamento;

M – promoção;

N – produto;

O – praça;

P – pessoas.

A relação correta entre os comentários da pesquisa e os fatores estratégicos referentes ao composto de marketing é

  • A. I – K; II – N; III – M; IV – O.
  • B. I – L; II – M; III – N; IV – P.
  • C. I – M; II – L; III – O; IV – N.
  • D. I – N; II – K; III – P; IV – L.
  • E. I – O; II – P; III – L; IV – M.

A figura acima representa a estrutura de custos associados às atividades primárias de duas empresas de porte e mercado semelhantes. Elas são fabricantes de doces vendidos no varejo em padarias, lojas de conveniências e lanchonetes, etc. Considere que o fabricante X tinha uma variedade maior de produtos do que o Y, enquanto o fabricante Y tinha uma política de diminuir custos das matérias-primas por meio da compra de grandes lotes. O fabricante X utiliza a estratégia genérica de diferenciação, enquanto o fabricante Y fez uma opção estratégica por liderança em custos. Considerando o modelo da cadeia de valor de Porter e os dados da figura, infere-se que os custos

  • A. com as promoções e a propaganda do fabricante X são menores devido a maior exposição no ponto de venda, consequência do espaço ocupado pela variedade de itens.
  • B. com a obtenção e os estoques de matérias-primas do fabricante Y são maiores devido ao tamanho dos lotes de compra.
  • C. de distribuição do fabricante Y são menores em consequência da menor variedade de matérias-primas e do maior lote de compras.
  • D. de fabricação e os processos operacionais do fabricante X são maiores devido à maior variedade e complexidade na gestão de produção
  • E. de publicidade do fabricante X são maiores em função da necessidade de informar características do portfólio de produtos

Os princípios do Just In Time (JIT) produziram mudanças radicais em relação à prática tradicional da gestão da produção utilizada até as décadas de 60/70 do século XX. Dentre as características e fatores adotados no JIT, podem- se citar:

I - produção antecipada, considerada como desperdício;

II - melhor eficiência da mão de obra dedicando um trabalhador por máquina;

III - sistema empurrado de controle da produção;

IV - utilização de lotes de produção reduzidos.

Estão corretos os itens

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
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