Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considere as afirmativas a seguir, sobre a determinação do preço de produtos.

I – A fixação de preços que cubram os custos variáveis e alguns custos fixos justifica-se nos casos em que o principal objetivo de uma empresa é a sobrevivência no mercado.

II – Quando uma empresa determina o preço de seus produtos de acordo com a estratégia de maximização do lucro corrente, do fluxo de caixa ou do retorno do investimento, ela corre o risco de comprometer o desempenho de longo prazo.

III – O lançamento de um produto ao menor preço possível é a estratégia adotada por empresas que desejam maximizar a sua participação de mercado, apostando na sensibilidade a preço do mercado, na redução dos custos unitários e no aumento dos lucros a longo prazo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Um fabricante opera com os seguintes custos e expectativas de vendas:

– Custo variável unitário (por produto fabricado): R$15,00

– Custos fixos totais: R$150.000,00

– Venda esperada (em unidades): 50.000

Se o fabricante desejar realizar uma margem (mark-up) de 10% sobre as vendas, que preço, em reais, deverá cobrar dos fornecedores?

  • A.

    16,50

  • B.

    18,00

  • C.

    18,30

  • D.

    19,80

  • E.

    20,00

Os anos 80 foram pródigos no surgimento de técnicas prescritivas de mudanças organizacionais. Reengenharia, downsizing e outsourcing foram algumas delas. Esta última significa:

  • A.

    eliminação da concorrência interdepartamental.

  • B.

    transferência para terceiros de tarefas não essenciais.

  • C.

    enxugamento por meio da redução de níveis da hierarquia.

  • D.

    substituição da organização verticalizada por uma horizontalizada.

  • E.

    substituição de departamentos por equipes multifuncionais.

Toda organização precisa comprometer-se com a qualidade dos serviços prestados. Assim, as organizações de sucesso aprenderam a valorizar e a ter como objetivo principal

  • A. a influência do meio.
  • B. a ênfase nos cargos.
  • C. a fabricação do produto.
  • D. as prioridades da direção
  • E. o atendimento ao cliente

Um órgão governamental arrecadador de tributos foi estruturado de forma a atender à desconcentração das atividades da organização e às peculiaridades locais. Este tipo de departamentalização é por:

  • A.

    clientes.

  • B.

    área geográfica.

  • C.

    funções.

  • D.

    projetos.

  • E.

    processo.

A teoria clássica da administração apresenta conceitos com ênfase nas estruturas que a organização deveria possuir para se tornar mais eficiente. Fayol, fundador dessa teoria, escreveu que toda estrutura organizacional apresenta seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e:

  • A.

    informacional.

  • B.

    administrativa.

  • C.

    de engenharia.

  • D.

    de marketing.

  • E.

    de controladoria.

Uma organização pode ser estudada levando-se em consideração quatro características: diferenciação, formalização, centralização e integração. O conceito de formalização está associado a:

  • A.

    divisão do trabalho.

  • B.

    dimensões da empresa.

  • C.

    meios de coordenação.

  • D.

    localização da autoridade.

  • E.

    regras e regulamentos.

Organizações públicas ou privadas enfrentam desafios e dilemas ao ter de decidir que rumo tomar, qual solução adotar, quanto investir e o que fazer. É o processo de tomar decisão. Para tanto, as decisões podem ser classificadas em programadas, não programadas, estratégicas, administrativas, operacionais, satisfatórias, coletivas, individuais, maximizadas e otimizadas. As decisões operacionais são aquelas que:

  • A.

    estabelecem estratégias.

  • B.

    definem meios e recursos.

  • C.

    resolvem problemas recorrentes.

  • D.

    escolhem objetivos para a organização.

  • E.

    se apresentam de forma diferente a cada ocorrência.

Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar dois tipos de força: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Aparentemente, as forças externas têm maior impacto na cultura da organização, e as forças internas referem-se:

  • A.

    à estratégia empresarial estabelecida.

  • B.

    às estruturas e processos organizacionais.

  • C.

    ao tipo de tecnologia de informação empregado.

  • D.

    ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.

  • E.

    ao caráter reativo do modelo de gestão.

A Teoria de Campo de Forças tem sido utilizada por consultores que trabalham no processo de mudança e desenvolvimento organizacional. Esta teoria analisa o resultado da disputa entre forças impulsionadoras e forças restritivas do processo de mudanças. Entre estas últimas, inclui-se a(o):

  • A.

    manutenção do status quo.

  • B.

    existência de novas idéias.

  • C.

    possibilidade de inovação.

  • D.

    vontade de melhorar.

  • E.

    inconformismo com o presente.

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