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Considere as afirmativas a seguir, sobre a determinação do preço de produtos.
I – A fixação de preços que cubram os custos variáveis e alguns custos fixos justifica-se nos casos em que o principal objetivo de uma empresa é a sobrevivência no mercado.
II – Quando uma empresa determina o preço de seus produtos de acordo com a estratégia de maximização do lucro corrente, do fluxo de caixa ou do retorno do investimento, ela corre o risco de comprometer o desempenho de longo prazo.
III – O lançamento de um produto ao menor preço possível é a estratégia adotada por empresas que desejam maximizar a sua participação de mercado, apostando na sensibilidade a preço do mercado, na redução dos custos unitários e no aumento dos lucros a longo prazo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Um fabricante opera com os seguintes custos e expectativas de vendas:
– Custo variável unitário (por produto fabricado): R$15,00
– Custos fixos totais: R$150.000,00
– Venda esperada (em unidades): 50.000
Se o fabricante desejar realizar uma margem (mark-up) de 10% sobre as vendas, que preço, em reais, deverá cobrar dos fornecedores?
16,50
18,00
18,30
19,80
20,00
Os anos 80 foram pródigos no surgimento de técnicas prescritivas de mudanças organizacionais. Reengenharia, downsizing e outsourcing foram algumas delas. Esta última significa:
eliminação da concorrência interdepartamental.
transferência para terceiros de tarefas não essenciais.
enxugamento por meio da redução de níveis da hierarquia.
substituição da organização verticalizada por uma horizontalizada.
substituição de departamentos por equipes multifuncionais.
Toda organização precisa comprometer-se com a qualidade dos serviços prestados. Assim, as organizações de sucesso aprenderam a valorizar e a ter como objetivo principal
Um órgão governamental arrecadador de tributos foi estruturado de forma a atender à desconcentração das atividades da organização e às peculiaridades locais. Este tipo de departamentalização é por:
clientes.
área geográfica.
funções.
projetos.
processo.
A teoria clássica da administração apresenta conceitos com ênfase nas estruturas que a organização deveria possuir para se tornar mais eficiente. Fayol, fundador dessa teoria, escreveu que toda estrutura organizacional apresenta seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e:
informacional.
administrativa.
de engenharia.
de marketing.
de controladoria.
Uma organização pode ser estudada levando-se em consideração quatro características: diferenciação, formalização, centralização e integração. O conceito de formalização está associado a:
divisão do trabalho.
dimensões da empresa.
meios de coordenação.
localização da autoridade.
regras e regulamentos.
Organizações públicas ou privadas enfrentam desafios e dilemas ao ter de decidir que rumo tomar, qual solução adotar, quanto investir e o que fazer. É o processo de tomar decisão. Para tanto, as decisões podem ser classificadas em programadas, não programadas, estratégicas, administrativas, operacionais, satisfatórias, coletivas, individuais, maximizadas e otimizadas. As decisões operacionais são aquelas que:
estabelecem estratégias.
definem meios e recursos.
resolvem problemas recorrentes.
escolhem objetivos para a organização.
se apresentam de forma diferente a cada ocorrência.
Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar dois tipos de força: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Aparentemente, as forças externas têm maior impacto na cultura da organização, e as forças internas referem-se:
à estratégia empresarial estabelecida.
às estruturas e processos organizacionais.
ao tipo de tecnologia de informação empregado.
ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.
ao caráter reativo do modelo de gestão.
A Teoria de Campo de Forças tem sido utilizada por consultores que trabalham no processo de mudança e desenvolvimento organizacional. Esta teoria analisa o resultado da disputa entre forças impulsionadoras e forças restritivas do processo de mudanças. Entre estas últimas, inclui-se a(o):
manutenção do status quo.
existência de novas idéias.
possibilidade de inovação.
vontade de melhorar.
inconformismo com o presente.
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