Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Clientes buscam melhores serviços e melhores produtos. Empresas têm de facilitar as escolhas dos clientes agregando a seus serviços e produtos o maior valor possível. Valor, para o cliente, consiste em uma soma de benefícios que ele pode receber do produto ou do serviço. Os benefícios que o cliente espera do produto podem ter valor econômico, funcional e psicológico. Este último tipo de valor refere-se a:

  • A.

    marca.

  • B.

    preço.

  • C.

    durabilidade.

  • D.

    atributos.

  • E.

    design

Clientes buscam melhores serviços e melhores produtos. Empresas têm de facilitar as escolhas dos clientes agregando a seus serviços e produtos o maior valor possível. Valor, para o cliente, consiste em uma soma de benefícios que ele pode receber do produto ou do serviço. Os benefícios que o cliente espera do produto podem ter valor econômico, funcional e psicológico. Este último tipo de valor refere-se a:

  • A.

    marca.

  • B.

    preço.

  • C.

    durabilidade.

  • D.

    atributos.

  • E.

    design.

A definição de um plano de cargos e salários implica atenção às necessidades de desenvolvimento e de produtividade. Na medida em que as necessidades humanas se diferenciam, é importante conhecer os tipos de reforçadores de comportamento. São eles: social, simbólico, relacionado ao trabalho e financeiro. Um exemplo de reforçador de comportamento simbólico é(são) a(s):

  • A.

    participação em projetos especiais.

  • B.

    passagens de avião e entradas para show.

  • C.

    ações de empresas, bônus, e prêmios especiais.

  • D.

    cartas de reconhecimento e agradecimento público.

  • E.

    promoções e maiores responsabilidades.

O sistema de remuneração estratégica é caracterizado como uma:

  • A.

    composição de salário direto e benefícios indiretos.

  • B.

    combinação equilibrada de diversas formas de remuneração.

  • C.

    alternativa para se atingir os objetivos organizacionais.

  • D.

    meta a partir do planejamento estratégico da organização.

  • E.

    negociação direta entre superior hierárquico e funcionário.

Entre as principais limitações dos sistemas tradicionais de remuneração encontra-se a inflexibilidade, que diz respeito a:

  • A.

    tratar coisas diferentes de forma homogênea

  • B.

    mascarar uma visão reducionista da realidade organizacional.

  • C.

    privilegiar as ligações hierárquicas em detrimento do cliente.

  • D.

    desconsiderar a visão de futuro e a orientação estratégica.

  • E.

    representar entraves à evolução do processo de mudança.

Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:

  • A.

    suprimentos

  • B.

    fluxo de caixa.

  • C.

    propaganda

  • D.

    treinamento.

  • E.

    controle de qualidade.

Cabe ao gestor organizacional identificar a melhor forma de estruturação organizacional para alcançar a máxima eficiência. Uma forma de estruturação amplamente empregada nas organizações públicas é aquela na qual as atividades semelhantes são agrupadas sob um mesmo título, com o aproveitamento da especialização das pessoas. Esta forma é a estruturação por:

  • A.

    processo

  • B.

    departamentalização.

  • C.

    funções.

  • D.

    divisões.

  • E. serviços.

Uma organização pode ser estudada levando-se em consideração quatro características: diferenciação, formalização, centralização e integração. O conceito de formalização está associado a:

  • A.

    divisão do trabalho.

  • B.

    dimensões da empresa.

  • C.

    meios de coordenação.

  • D.

    localização da autoridade.

  • E.

    regras e regulamentos.

Marta, em sua função de Agente Censitário, em visita a um Hotel-Fazenda, teve oportunidade de conhecer o estilo de liderança ali presente. Observou que havia delegação total das decisões do grupo que, em conseqüência, ficava à vontade e sem controle. As tarefas eram desenvolvidas com muitas oscilações, com discussões sem direção no foco do trabalho, priorizando questões pessoais. Constatou, ainda, um forte individualismo e relacionamentos pouco cordiais, o que demonstrou, em conjunto, características de liderança:

  • A. liberal.
  • B. autocrática
  • C. democrática
  • D. participativa.
  • E. competitiva

O desafio de Carlos é motivar seu pessoal e canalizar seus esforços na direção certa. Para tanto, está correto afirmar que a partir do estado de equilíbrio inicial do organismo cria-se um ciclo de motivação que, até alcançar o novo estado de equilíbrio, passa pelas seguintes etapas:

I - estímulo ou incentivo;

II - comportamento ou ação;

III - tensão;

IV - satisfação;

V - necessidade.

A seqüência correta dessas etapas é:

  • A. I - II - III - IV - V
  • B. I - V - III - II - IV
  • C. II - III - I - IV - V
  • D. III - V - I - IV - II
  • E. V - III - I - II - IV
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