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Clientes buscam melhores serviços e melhores produtos. Empresas têm de facilitar as escolhas dos clientes agregando a seus serviços e produtos o maior valor possível. Valor, para o cliente, consiste em uma soma de benefícios que ele pode receber do produto ou do serviço. Os benefícios que o cliente espera do produto podem ter valor econômico, funcional e psicológico. Este último tipo de valor refere-se a:
marca.
preço.
durabilidade.
atributos.
design
Clientes buscam melhores serviços e melhores produtos. Empresas têm de facilitar as escolhas dos clientes agregando a seus serviços e produtos o maior valor possível. Valor, para o cliente, consiste em uma soma de benefícios que ele pode receber do produto ou do serviço. Os benefícios que o cliente espera do produto podem ter valor econômico, funcional e psicológico. Este último tipo de valor refere-se a:
marca.
preço.
durabilidade.
atributos.
design.
A definição de um plano de cargos e salários implica atenção às necessidades de desenvolvimento e de produtividade. Na medida em que as necessidades humanas se diferenciam, é importante conhecer os tipos de reforçadores de comportamento. São eles: social, simbólico, relacionado ao trabalho e financeiro. Um exemplo de reforçador de comportamento simbólico é(são) a(s):
participação em projetos especiais.
passagens de avião e entradas para show.
ações de empresas, bônus, e prêmios especiais.
cartas de reconhecimento e agradecimento público.
promoções e maiores responsabilidades.
O sistema de remuneração estratégica é caracterizado como uma:
composição de salário direto e benefícios indiretos.
combinação equilibrada de diversas formas de remuneração.
alternativa para se atingir os objetivos organizacionais.
meta a partir do planejamento estratégico da organização.
negociação direta entre superior hierárquico e funcionário.
Entre as principais limitações dos sistemas tradicionais de remuneração encontra-se a inflexibilidade, que diz respeito a:
tratar coisas diferentes de forma homogênea
mascarar uma visão reducionista da realidade organizacional.
privilegiar as ligações hierárquicas em detrimento do cliente.
desconsiderar a visão de futuro e a orientação estratégica.
representar entraves à evolução do processo de mudança.
Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:
suprimentos
fluxo de caixa.
propaganda
treinamento.
controle de qualidade.
Cabe ao gestor organizacional identificar a melhor forma de estruturação organizacional para alcançar a máxima eficiência. Uma forma de estruturação amplamente empregada nas organizações públicas é aquela na qual as atividades semelhantes são agrupadas sob um mesmo título, com o aproveitamento da especialização das pessoas. Esta forma é a estruturação por:
processo
departamentalização.
funções.
divisões.
Uma organização pode ser estudada levando-se em consideração quatro características: diferenciação, formalização, centralização e integração. O conceito de formalização está associado a:
divisão do trabalho.
dimensões da empresa.
meios de coordenação.
localização da autoridade.
regras e regulamentos.
Marta, em sua função de Agente Censitário, em visita a um Hotel-Fazenda, teve oportunidade de conhecer o estilo de liderança ali presente. Observou que havia delegação total das decisões do grupo que, em conseqüência, ficava à vontade e sem controle. As tarefas eram desenvolvidas com muitas oscilações, com discussões sem direção no foco do trabalho, priorizando questões pessoais. Constatou, ainda, um forte individualismo e relacionamentos pouco cordiais, o que demonstrou, em conjunto, características de liderança:
O desafio de Carlos é motivar seu pessoal e canalizar seus esforços na direção certa. Para tanto, está correto afirmar que a partir do estado de equilíbrio inicial do organismo cria-se um ciclo de motivação que, até alcançar o novo estado de equilíbrio, passa pelas seguintes etapas:
I - estímulo ou incentivo;
II - comportamento ou ação;
III - tensão;
IV - satisfação;
V - necessidade.
A seqüência correta dessas etapas é:
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