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Embora o modelo taylorista, como forma de organização do trabalho, continue a ser empregado, as mudanças verificadas no macro-ambiente organizacional têm obrigado as empresas a:
disputar recursos humanos com as empresas concorrentes.
investir em tecnologia e manter o regime autocrático.
repensar a gestão de pessoas e investir em tecnologia.
rever o modelo absolutista e repensar a gestão de pessoas.
manter o modelo autocrático e renovar o quadro de pessoal.
A elaboração de fluxograma é uma das técnicas mais utilizadas nos estudos de processos administrativos. O uso de uma simbologia universal permite a leitura do fluxograma por profissionais de diferentes nacionalidades. Os símbolos da Associação dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos da América (ASME) são adotados na elaboração dos fluxogramas vertical e horizontal. Operação, transporte, controle, espera, arquivo provisório e arquivo definitivo têm símbolos que os identificam. Nessa perspectiva, os símbolos que definem um fluxo de operação, controle e transporte, nessa ordem, são:
A estrutura organizacional de uma organização é representada por um gráfico denominado organograma. Nele podem-se ler as seguintes informações: divisão do trabalho, comunicação e autoridade e hierarquia. Esta última informação é representada por:
retângulos que indicam unidades de trabalho.
retângulos que definem responsabilidade dos cargos.
retângulos que definem responsabilidade dos departamentos.
linhas cheias que ligam retângulos, mostrando a dependência dos cargos.
número de níveis em que os retângulos estão agrupados.
Ao tentar descobrir por que os funcionários da empresa em que trabalha estavam insatisfeitos, Raul constatou que as promoções, transferências e outras decisões não estavam acontecendo corretamente por falta de informações adequadas sobre os funcionários, prováveis merecedores das mesmas. Constatou, assim, que a organização não conhecia seus funcionários, não acompanhava suas atuações e desconhecia a insatisfação, pois não havia sequer registro a respeito. Essa situação na empresa indica AUSÊNCIA de:
Apesar de serem apontados como sinônimos, "Treinamento e Desenvolvimento" e "Educação Corporativa" são opções estratégicas distintas, uma vez que um dos aspectos de diferenciação da Educação Corporativa é que esta:
enfatiza a aprendizagem individual.
elabora e compartilha o conhecimento.
atua de maneira reativa.
tem audiência massificada.
enfoca a capacitação e o aperfeiçoamento.
O processo de Treinamento e Desenvolvimento da força de trabalho é composto de diversas etapas e cada etapa é subdividida em diversas atividades. O "levantamento das necessidades organizacionais" é uma atividade de que etapa do processo de T&D?
Avaliação.
Implementação.
Planejamento.
Estruturação.
Diagnose.
O gerente de uma Estação Experimental adotou o seguinte comportamento para resolver os problemas que encontra na organização: toma decisões estratégicas, com conteúdos estritamente técnicos, que deverão ser seguidas por todos os seus subordinados, sem questionamento. Esse comportamento evidencia que são tomadas decisões:
A educação corporativa representa uma nova dimensão do Treinamento e Desenvolvimento. Tendo sido moldada para a era do conhecimento, essa dimensão leva em consideração as necessidades cada vez maiores de uma organização. Entre estas necessidades está:
reconhecer os fatores críticos de sucesso.
identificar as oportunidades de negócios.
aperfeiçoar os custos de treinamento.
conhecer as práticas dos concorrentes.
agregar valor aos negócios.
O escopo da Educação Corporativa é definido por meio de alguns princípios metodológicos. Um desses princípios é a(o):
capacitação e aperfeiçoamento do quadro funcional.
utilização de tecnologias de gestão empresarial diversificadas.
utilização de práticas que privilegiam a interação dos grupos.
alinhamento com os macro-objetivos organizacionais.
fortalecimento da cultura e da identidade organizacionais.
As competências organizacionais, divididas em básicas e essenciais, representam, respectivamente, os fatores de:
qualificação e diferenciação.
equilíbrio e diferenciação.
manutenção e qualificação.
inovação e qualificação.
diferenciação e integração.
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