Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Embora o modelo taylorista, como forma de organização do trabalho, continue a ser empregado, as mudanças verificadas no macro-ambiente organizacional têm obrigado as empresas a:

  • A.

    disputar recursos humanos com as empresas concorrentes.

  • B.

    investir em tecnologia e manter o regime autocrático.

  • C.

    repensar a gestão de pessoas e investir em tecnologia.

  • D.

    rever o modelo absolutista e repensar a gestão de pessoas.

  • E.

    manter o modelo autocrático e renovar o quadro de pessoal.

A elaboração de fluxograma é uma das técnicas mais utilizadas nos estudos de processos administrativos. O uso de uma simbologia universal permite a leitura do fluxograma por profissionais de diferentes nacionalidades. Os símbolos da Associação dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos da América (ASME) são adotados na elaboração dos fluxogramas vertical e horizontal. Operação, transporte, controle, espera, arquivo provisório e arquivo definitivo têm símbolos que os identificam. Nessa perspectiva, os símbolos que definem um fluxo de operação, controle e transporte, nessa ordem, são:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A estrutura organizacional de uma organização é representada por um gráfico denominado organograma. Nele podem-se ler as seguintes informações: divisão do trabalho, comunicação e autoridade e hierarquia. Esta última informação é representada por:

  • A.

    retângulos que indicam unidades de trabalho.

  • B.

    retângulos que definem responsabilidade dos cargos.

  • C.

    retângulos que definem responsabilidade dos departamentos.

  • D.

    linhas cheias que ligam retângulos, mostrando a dependência dos cargos.

  • E.

    número de níveis em que os retângulos estão agrupados.

Ao tentar descobrir por que os funcionários da empresa em que trabalha estavam insatisfeitos, Raul constatou que as promoções, transferências e outras decisões não estavam acontecendo corretamente por falta de informações adequadas sobre os funcionários, prováveis merecedores das mesmas. Constatou, assim, que a organização não conhecia seus funcionários, não acompanhava suas atuações e desconhecia a insatisfação, pois não havia sequer registro a respeito. Essa situação na empresa indica AUSÊNCIA de:

  • A. treinamento de pessoal.
  • B. avaliação do desempenho
  • C. delegação de competência
  • D. processo seletivo dos funcionários
  • E. planejamento de recursos humanos

Apesar de serem apontados como sinônimos, "Treinamento e Desenvolvimento" e "Educação Corporativa" são opções estratégicas distintas, uma vez que um dos aspectos de diferenciação da Educação Corporativa é que esta:

  • A.

    enfatiza a aprendizagem individual.

  • B.

    elabora e compartilha o conhecimento.

  • C.

    atua de maneira reativa.

  • D.

    tem audiência massificada.

  • E.

    enfoca a capacitação e o aperfeiçoamento.

O processo de Treinamento e Desenvolvimento da força de trabalho é composto de diversas etapas e cada etapa é subdividida em diversas atividades. O "levantamento das necessidades organizacionais" é uma atividade de que etapa do processo de T&D?

  • A.

    Avaliação.

  • B.

    Implementação.

  • C.

    Planejamento.

  • D.

    Estruturação.

  • E.

    Diagnose.

O gerente de uma Estação Experimental adotou o seguinte comportamento para resolver os problemas que encontra na organização: toma decisões estratégicas, com conteúdos estritamente técnicos, que deverão ser seguidas por todos os seus subordinados, sem questionamento. Esse comportamento evidencia que são tomadas decisões:

  • A. consultivas
  • B. autocráticas
  • C. improvisadas
  • D. delegadas.
  • E. solidárias.

A educação corporativa representa uma nova dimensão do Treinamento e Desenvolvimento. Tendo sido moldada para a era do conhecimento, essa dimensão leva em consideração as necessidades cada vez maiores de uma organização. Entre estas necessidades está:

  • A.

    reconhecer os fatores críticos de sucesso.

  • B.

    identificar as oportunidades de negócios.

  • C.

    aperfeiçoar os custos de treinamento.

  • D.

    conhecer as práticas dos concorrentes.

  • E.

    agregar valor aos negócios.

O escopo da Educação Corporativa é definido por meio de alguns princípios metodológicos. Um desses princípios é a(o):

  • A.

    capacitação e aperfeiçoamento do quadro funcional.

  • B.

    utilização de tecnologias de gestão empresarial diversificadas.

  • C.

    utilização de práticas que privilegiam a interação dos grupos.

  • D.

    alinhamento com os macro-objetivos organizacionais.

  • E.

    fortalecimento da cultura e da identidade organizacionais.

As competências organizacionais, divididas em básicas e essenciais, representam, respectivamente, os fatores de:

  • A.

    qualificação e diferenciação.

  • B.

    equilíbrio e diferenciação.

  • C.

    manutenção e qualificação.

  • D.

    inovação e qualificação.

  • E.

    diferenciação e integração.

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