Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considere, a seguir, os elementos do sistema de comunicação e suas funções.

I - Fonte: serve para emitir ou fornecer mensagens.

II - Transmissor: opera nas mensagens transmitidas pela fonte, transformando-as da forma adequada, codificando-as.

III - Receptor: leva a mensagem sob a nova forma para um local distante.

Está(ão) correta(s) a(s) função(ões) indicada(s) para o(s) seguinte(s) elemento(s) da comunicação:

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III.

Quando o Gerente de Recursos Humanos informou ao novo funcionário da fábrica PTY o total de seus rendimentos mensais, incluindo o salário bruto complementado pelas parcelas adicionais (horas extras, adicional noturno, entre outros), ele se referiu ao salário:

  • A.

    líquido.

  • B.

    profissional.

  • C.

    efetivo.

  • D.

    nominal.

  • E.

    complessivo.

Planejamento é o instrumento utilizado pelas organizações para gerenciar o futuro. Estudar o futuro, então, é um grande desafio para os administradores e várias técnicas são usadas para tal fim. A que diz respeito a associações entre o comportamento entre duas variáveis é conhecida como:

  • A.

    relações causais.

  • B.

    pesquisa de opiniões.

  • C.

    análise de séries temporais.

  • D.

    projeções derivadas.

  • E.

    método Delphi.

A atividade do Administrador é regulada pelo Código de Ética

Profissional, que foi aprovado pela Resolução Normativa CFA

253. Conforme a gravidade, a violação de suas normas

implica as penalidades de:

I - censura pública;

II - suspensão do registro profissional;

III - cassação de registro profissional;

IV - advertência escrita e reservada;

V - censura administrativa.

Estão correta as penalidades:

  • A.

    I e V, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os:

  • A.

    estratégicos.

  • B.

    operacionais.

  • C.

    táticos.

  • D.

    departamentais.

  • E.

    funcionais.

O gestor de processos organizacionais utiliza a eficiência e a eficácia como critérios de mensuração de avaliação de desempenho das organizações. Ao se definir a organização como um sistema de recursos que busca objetivos, a eficácia é:

  • A.

    realizar tarefas.

  • B.

    utilizar recursos.

  • C.

    estabeler meios.

  • D.

    obter resultados.

  • E.

    cumprir obrigações.

O cliente, a organização, o indivíduo e a sociedade são os focos das atividades do Administrador. Deveres e compromissos são responsabilidades indelegáveis do Administrador. Os Capítulos IV e VI do Código de Ética do Administrador tratam, respectivamente, das proibições e dos honorários dos profissionais. Neles, os artigos 7º e 10º explicitam o que é vedado ao Administrador. O art.7º do Capítulo IV veda ao Administrador:

  • A.

    cobrar e receber remuneração extorsiva pela prestação de serviços sem concorrência.

  • B.

    deixar de considerar as limitações econômico-financeiras do cliente na fixação de seus honorários.

  • C.

    oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

  • D.

    estabelecer negociação ou entendimento com a parte adversa de seu cliente, sem sua autorização ou conhecimento.

  • E.

    informar e orientar o cliente com respeito à real situação da empresa a que serve em situação contratual.

O planejamento estratégico de uma organização compreende, entre outros passos, a análise de oportunidades e ameaças geradas por seu ambiente. Informações produzidas pelo mercado são importantes para possibilitar à organização identificar nichos de atuação, tendências de comportamento e necessidades. Nessa direção, é correto afirmar que o estudo e a classificação dos clientes de acordo com a distribuição etária, sexo, tamanho da família, tempo de casamento, renda, profissão, escolaridade e religião correspondem ao enfoque:

  • A.

    geográfico.

  • B.

    demográfico.

  • C.

    psicossocial.

  • D.

    comportamental.

  • E.

    tecnológico.

As organizações existem para cumprir um papel no mundo contemporâneo. Produzem serviços, produtos, infra-estrutura. Diferentes stakeholders contribuem com as organizações com capital, trabalho, matéria-prima, infra-estrutura legal, compra de produtos e serviços, e são recompensados com o retorno do investimento, com a remuneração do trabalho, fonte de rendimento, taxas e impostos, preços, disponibilidade e qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, a contribuição fornecida às organizações com infra-estrutura social, legal, econômica e material é feita pelo seguinte stakeholder:

  • A.

    empregados.

  • B.

    fornecedores.

  • C.

    clientes e usuários.

  • D.

    governo e sociedade.

  • E.

    acionistas e proprietários.

Em função de sua experiência na implantação do conceito de Universidade Corporativa em outras empresas, uma consultora em Gestão de Mudanças Organizacionais, convidada a implementar esse conceito em uma empresa deverá considerar:

  • A.

    as bases de poder e a qualificação profissional.

  • B.

    os traços culturais e as necessidades do negócio.

  • C.

    o clima organizacional e a qualificação funcional.

  • D.

    o desenvolvimento organizacional e gerencial.

  • E.

    o encaminhamento do processo sucessório.

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