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Considere, a seguir, os elementos do sistema de comunicação e suas funções.
I - Fonte: serve para emitir ou fornecer mensagens.
II - Transmissor: opera nas mensagens transmitidas pela fonte, transformando-as da forma adequada, codificando-as.
III - Receptor: leva a mensagem sob a nova forma para um local distante.
Está(ão) correta(s) a(s) função(ões) indicada(s) para o(s) seguinte(s) elemento(s) da comunicação:
Quando o Gerente de Recursos Humanos informou ao novo funcionário da fábrica PTY o total de seus rendimentos mensais, incluindo o salário bruto complementado pelas parcelas adicionais (horas extras, adicional noturno, entre outros), ele se referiu ao salário:
líquido.
profissional.
efetivo.
nominal.
complessivo.
Planejamento é o instrumento utilizado pelas organizações para gerenciar o futuro. Estudar o futuro, então, é um grande desafio para os administradores e várias técnicas são usadas para tal fim. A que diz respeito a associações entre o comportamento entre duas variáveis é conhecida como:
relações causais.
pesquisa de opiniões.
análise de séries temporais.
projeções derivadas.
método Delphi.
A atividade do Administrador é regulada pelo Código de Ética Profissional, que foi aprovado pela Resolução Normativa CFA nº
implica as penalidades de:
I - censura pública;
II - suspensão do registro profissional;
III - cassação de registro profissional;
IV - advertência escrita e reservada;
V - censura administrativa.
Estão correta as penalidades:
I e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os:
estratégicos.
operacionais.
táticos.
departamentais.
funcionais.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
O gestor de processos organizacionais utiliza a eficiência e a eficácia como critérios de mensuração de avaliação de desempenho das organizações. Ao se definir a organização como um sistema de recursos que busca objetivos, a eficácia é:
realizar tarefas.
utilizar recursos.
estabeler meios.
obter resultados.
cumprir obrigações.
O cliente, a organização, o indivíduo e a sociedade são os focos das atividades do Administrador. Deveres e compromissos são responsabilidades indelegáveis do Administrador. Os Capítulos IV e VI do Código de Ética do Administrador tratam, respectivamente, das proibições e dos honorários dos profissionais. Neles, os artigos 7º e 10º explicitam o que é vedado ao Administrador. O art.7º do Capítulo IV veda ao Administrador:
cobrar e receber remuneração extorsiva pela prestação de serviços sem concorrência.
deixar de considerar as limitações econômico-financeiras do cliente na fixação de seus honorários.
oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.
estabelecer negociação ou entendimento com a parte adversa de seu cliente, sem sua autorização ou conhecimento.
informar e orientar o cliente com respeito à real situação da empresa a que serve em situação contratual.
O planejamento estratégico de uma organização compreende, entre outros passos, a análise de oportunidades e ameaças geradas por seu ambiente. Informações produzidas pelo mercado são importantes para possibilitar à organização identificar nichos de atuação, tendências de comportamento e necessidades. Nessa direção, é correto afirmar que o estudo e a classificação dos clientes de acordo com a distribuição etária, sexo, tamanho da família, tempo de casamento, renda, profissão, escolaridade e religião correspondem ao enfoque:
geográfico.
demográfico.
psicossocial.
comportamental.
tecnológico.
As organizações existem para cumprir um papel no mundo contemporâneo. Produzem serviços, produtos, infra-estrutura. Diferentes stakeholders contribuem com as organizações com capital, trabalho, matéria-prima, infra-estrutura legal, compra de produtos e serviços, e são recompensados com o retorno do investimento, com a remuneração do trabalho, fonte de rendimento, taxas e impostos, preços, disponibilidade e qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, a contribuição fornecida às organizações com infra-estrutura social, legal, econômica e material é feita pelo seguinte stakeholder:
empregados.
fornecedores.
clientes e usuários.
governo e sociedade.
acionistas e proprietários.
Em função de sua experiência na implantação do conceito de Universidade Corporativa em outras empresas, uma consultora em Gestão de Mudanças Organizacionais, convidada a implementar esse conceito em uma empresa deverá considerar:
as bases de poder e a qualificação profissional.
os traços culturais e as necessidades do negócio.
o clima organizacional e a qualificação funcional.
o desenvolvimento organizacional e gerencial.
o encaminhamento do processo sucessório.
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