Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A educação tradicional, centrada no conteúdo das disciplinas, algumas vezes não privilegia o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas indispensáveis ao saber ser. Essas capacidades e habilidades são:

  • A.

    aprendizagem contínua, iniciativa, auto-realização e tirocínio na tomada de decisões.

  • B.

    auto-educação, valorização da lógica das deduções, resolução de problemas e aprender a pensar.

  • C.

    auto-estima elevada, aprender rapidamente novas técnicas, discriminar mensagens e aprender a aprender

  • D.

    tirocínio na tomada de decisões, resolução de problemas, criatividade e aprender a aprender.

  • E.

    raciocínio e auto-aprendizagem, pensamento autônomo e crítico, solução de problemas e criatividade.

Na medida em que as competências essenciais representam a alma da empresa, elas devem estar plenamente integradas ao processo administrativo. Para tanto, todo o quadro funcional precisa compreender e participar de quatro tarefas, todas relativas às competências essenciais:

  • A.

    identificar essas competências; definir uma agenda de sua aquisição; desenvolvê-las; proteger e defender a liderança dessas competências.

  • B.

    elaborar as competências essenciais; desenvolvê-las; divulgá-las para o macro-ambiente; defender a liderança dessas competências

  • C.

    pesquisar as competências essenciais da concorrência; identificá-las; desenvolvê-las; divulgar para o macroambiente suas próprias competências.

  • D.

    identificar as competências essenciais; divulgá-las interna e externamente; desenvolvê-las; proteger e defender essas competências

  • E.

    identificar as competências essenciais da empresa e dos concorrentes; desenvolver as próprias competências essenciais; definir uma agenda de aquisição de competências básicas; proteger as essenciais.

Paulo Soares foi convidado a participar do desenvolvimento organizacional da empresa Alhures e sabe que, para tanto, será necessário modificar a cultura da organização. De acordo com Schein (1982), a cultura organizacional é um conjunto de premissas básicas validadas ao longo do tempo por um determinado grupo. Assim, a tarefa que Paulo tem pela frente é:

  • A.

    fácil: basta ter competência técnica, habilidade e tolerância.

  • B.

    difícil: precisa de competência técnica, habilidade e tolerância

  • C.

    complexa: precisa de habilidade, tolerância e conhecimento.

  • D.

    simples: basta habilidade, tolerância e conhecimento.

  • E.

    inútil: é impossível mudar a cultura de uma organização.

Herbert Simon, que escreveu um clássico da administração, teorizou que a racionalidade pressupõe a escolha, em um processo decisório, de alternativas possíveis. No entanto, alertou para o fato de que as pessoas tomam decisões baseadas apenas naqueles aspectos que conseguem perceber. Simon aponta, portanto, para a:

  • A.

    complementaridade das decisões.

  • B.

    racionalidade administrativa

  • C.

    racionalidade limitada.

  • D.

    caracterização das decisões.

  • E.

    hierarquia das decisões.

A Teoria de Campo de Forças tem sido utilizada por consultores que trabalham no processo de mudança e desenvolvimento organizacional. Esta teoria analisa o resultado da disputa entre forças impulsionadoras e forças restritivas do processo de mudanças. Entre estas últimas, inclui-se a(o):

  • A.

    manutenção do status quo.

  • B.

    existência de novas idéias.

  • C.

    possibilidade de inovação.

  • D.

    vontade de melhorar.

  • E.

    inconformismo com o presente.

O mundo atual impõe a necessidade de um novo estilo de gestão nas organizações. Nessa direção, um papel fundamental da gerência será sua capacidade para

  • A. obedecer ao fluxo vertical das decisões.
  • B. demonstrar ser o cérebro da organização
  • C. cumprir os princípios da gerência científica
  • D. elaborar individualmente uma decisão estratégica.
  • E. gerar o trabalho nas equipes envolvidas na organização.

Um produto pode ser apresentado ao consumidor de maneira restrita ou ampla. O nível do produto descreve o conjunto de seus atributos: produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial. Para manter-se à frente da concorrência, a organização deve pensar no nível potencial do produto, o qual:

  • A.

    explicita o que leva o cliente a comprar o produto.

  • B.

    apresenta o conjunto de atributos que os compradores esperam do produto.

  • C.

    apresenta o conjunto de atributos que os compradores aceitam do produto.

  • D.

    contempla as condições do produto que atendem aos desejos dos compradores.

  • E.

    engloba todas as ampliações e transformações possíveis do produto no futuro.

Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:

  • A.

    suprimentos.

  • B.

    fluxo de caixa.

  • C.

    propaganda.

  • D.

    treinamento.

  • E.

    controle de qualidade.

O ambiente de incrível turbulência que agita o universo das empresas justificou a adoção de um método de gestão que prima pela constante busca de auto-aperfeiçoamento e adaptação. Essa proposta gerencial, que recebeu o nome de organizações que aprendem ou aprendizagem organizacional, baseia-se nos princípios de:

  • A.

    racionalização de custos, aperfeiçoamento do fluxo de comunicação, visão compartilhada e eficiência.

  • B.

    uso intensivo de tecnologia de informação, eficácia, centralização da tomada de decisão e raciocínio sistêmico.

  • C.

    fortalecimento da burocracia, ênfase na melhoria dos processos, composição de alianças e eficiência.

  • D.

    análise, participação, rompimento com barreiras tradicionais de gestão e raciocínio sistêmico.

  • E.

    ênfase na melhoria de processos, eficácia, solidificação de modelos mentais e raciocínio sistêmico.

O gestor de Recursos Humanos defronta-se, no dia-a-dia corporativo, com inúmeros desafios. Conhecer legislação, conceitos e teorias é indispensável para enfrentá-los. Os desafios estão relacionados às regalias, aos benefícios e às vantagens concedidas aos funcionários. Benefícios, por exemplo, podem ser classificados quanto à sua exigência legal, à sua natureza, aos seus objetivos. Quantos aos objetivos, os planos de benefícios podem ser desdobrados em assistenciais, recreativos e supletivos. Estes últimos incluem:

  • A.

    assistência hospitalar e seguro de vida em grupo.

  • B.

    serviço social e música ambiente.

  • C.

    área de lazer nos intervalos de trabalho.

  • D.

    restaurante no local do trabalho e estacionamento privativo.

  • E.

    agência bancária no local do trabalho e creche para filhos de funcionários.

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