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A educação tradicional, centrada no conteúdo das disciplinas, algumas vezes não privilegia o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas indispensáveis ao saber ser. Essas capacidades e habilidades são:
aprendizagem contínua, iniciativa, auto-realização e tirocínio na tomada de decisões.
auto-educação, valorização da lógica das deduções, resolução de problemas e aprender a pensar.
auto-estima elevada, aprender rapidamente novas técnicas, discriminar mensagens e aprender a aprender
tirocínio na tomada de decisões, resolução de problemas, criatividade e aprender a aprender.
raciocínio e auto-aprendizagem, pensamento autônomo e crítico, solução de problemas e criatividade.
Na medida em que as competências essenciais representam a alma da empresa, elas devem estar plenamente integradas ao processo administrativo. Para tanto, todo o quadro funcional precisa compreender e participar de quatro tarefas, todas relativas às competências essenciais:
identificar essas competências; definir uma agenda de sua aquisição; desenvolvê-las; proteger e defender a liderança dessas competências.
elaborar as competências essenciais; desenvolvê-las; divulgá-las para o macro-ambiente; defender a liderança dessas competências
pesquisar as competências essenciais da concorrência; identificá-las; desenvolvê-las; divulgar para o macroambiente suas próprias competências.
identificar as competências essenciais; divulgá-las interna e externamente; desenvolvê-las; proteger e defender essas competências
identificar as competências essenciais da empresa e dos concorrentes; desenvolver as próprias competências essenciais; definir uma agenda de aquisição de competências básicas; proteger as essenciais.
Paulo Soares foi convidado a participar do desenvolvimento organizacional da empresa Alhures e sabe que, para tanto, será necessário modificar a cultura da organização. De acordo com Schein (1982), a cultura organizacional é um conjunto de premissas básicas validadas ao longo do tempo por um determinado grupo. Assim, a tarefa que Paulo tem pela frente é:
fácil: basta ter competência técnica, habilidade e tolerância.
difícil: precisa de competência técnica, habilidade e tolerância
complexa: precisa de habilidade, tolerância e conhecimento.
simples: basta habilidade, tolerância e conhecimento.
inútil: é impossível mudar a cultura de uma organização.
Herbert Simon, que escreveu um clássico da administração, teorizou que a racionalidade pressupõe a escolha, em um processo decisório, de alternativas possíveis. No entanto, alertou para o fato de que as pessoas tomam decisões baseadas apenas naqueles aspectos que conseguem perceber. Simon aponta, portanto, para a:
complementaridade das decisões.
racionalidade administrativa
racionalidade limitada.
caracterização das decisões.
hierarquia das decisões.
A Teoria de Campo de Forças tem sido utilizada por consultores que trabalham no processo de mudança e desenvolvimento organizacional. Esta teoria analisa o resultado da disputa entre forças impulsionadoras e forças restritivas do processo de mudanças. Entre estas últimas, inclui-se a(o):
manutenção do status quo.
existência de novas idéias.
possibilidade de inovação.
vontade de melhorar.
inconformismo com o presente.
O mundo atual impõe a necessidade de um novo estilo de gestão nas organizações. Nessa direção, um papel fundamental da gerência será sua capacidade para
Um produto pode ser apresentado ao consumidor de maneira restrita ou ampla. O nível do produto descreve o conjunto de seus atributos: produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial. Para manter-se à frente da concorrência, a organização deve pensar no nível potencial do produto, o qual:
explicita o que leva o cliente a comprar o produto.
apresenta o conjunto de atributos que os compradores esperam do produto.
apresenta o conjunto de atributos que os compradores aceitam do produto.
contempla as condições do produto que atendem aos desejos dos compradores.
engloba todas as ampliações e transformações possíveis do produto no futuro.
Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:
suprimentos.
fluxo de caixa.
propaganda.
treinamento.
controle de qualidade.
O ambiente de incrível turbulência que agita o universo das empresas justificou a adoção de um método de gestão que prima pela constante busca de auto-aperfeiçoamento e adaptação. Essa proposta gerencial, que recebeu o nome de organizações que aprendem ou aprendizagem organizacional, baseia-se nos princípios de:
racionalização de custos, aperfeiçoamento do fluxo de comunicação, visão compartilhada e eficiência.
uso intensivo de tecnologia de informação, eficácia, centralização da tomada de decisão e raciocínio sistêmico.
fortalecimento da burocracia, ênfase na melhoria dos processos, composição de alianças e eficiência.
análise, participação, rompimento com barreiras tradicionais de gestão e raciocínio sistêmico.
ênfase na melhoria de processos, eficácia, solidificação de modelos mentais e raciocínio sistêmico.
O gestor de Recursos Humanos defronta-se, no dia-a-dia corporativo, com inúmeros desafios. Conhecer legislação, conceitos e teorias é indispensável para enfrentá-los. Os desafios estão relacionados às regalias, aos benefícios e às vantagens concedidas aos funcionários. Benefícios, por exemplo, podem ser classificados quanto à sua exigência legal, à sua natureza, aos seus objetivos. Quantos aos objetivos, os planos de benefícios podem ser desdobrados em assistenciais, recreativos e supletivos. Estes últimos incluem:
assistência hospitalar e seguro de vida em grupo.
serviço social e música ambiente.
área de lazer nos intervalos de trabalho.
restaurante no local do trabalho e estacionamento privativo.
agência bancária no local do trabalho e creche para filhos de funcionários.
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