Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As avaliações de desempenho pautadas nas competências requeridas para pessoas e grupos favorecem o crescimento dos funcionários e o desenvolvimento organizacional. Nessa medida, a certificação por competências representa:

  • A.

    o estímulo ao desenvolvimento de carreira.

  • B.

    a busca pelas melhores práticas da concorrência

  • C.

    a garantia de entrada no mercado internacional.

  • D.

    o grau de aperfeiçoamento dos processos de negócios.

  • E.

    o nível de formação do quadro funcional.

A despeito da inexistência de regras universais para se formular um sistema de avaliação efetivo, existem algumas sugestões redutoras de conflitos organizacionais. Uma delas é a(o)

  • A.

    aplicação de critérios-padrão

  • B.

    construção de carreira em parceria.

  • C.

    avaliação em regime secreto.

  • D.

    superdimensionamento das metas.

  • E.

    processo decisório centralizado.

A avaliação de desempenho é um dos mais importantes instrumentos gerenciais. De acordo com Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001), para que a avaliação de desempenho seja realizada em um clima de respeito e credibilidade, é necessário observar os seguintes fatores:

  • A.

    iniciativa, comprometimento, reconhecimento, eficiência e cooperação.

  • B.

    cooperação, produtividade, absenteísmo e autodesenvolvimento

  • C.

    criatividade, promoção, cooperação, reconhecimento e produtividade

  • D.

    produtividade, iniciativa, cooperação, absenteísmo e autodesenvolvimento.

  • E.

    promoção, motivação, produtividade, eficiência e iniciativa.

A avaliação de desempenho funcional permite à organização:

  • A.

    identificar pontos fortes e fracos do quadro de pessoal.

  • B.

    rever a relação estabelecida com a rede de colaboradores.

  • C.

    identificar os interesses dos clientes internos.

  • D.

    reavaliar os processos de infra-estrutura.

  • E.

    reavaliar os indicadores de desempenho funcional.

As práticas tradicionais de avaliação de desempenho, ao classificar o melhor ou o pior profissionalmente, fomentam a(o):

  • A.

    redução do absenteísmo.

  • B.

    procura do autodesenvolvimento.

  • C.

    criatividade, a iniciativa e a ousadia.

  • D.

    competição entre os funcionários.

  • E.

    estabelecimento de espírito de corpo.

Até há pouco tempo, os supervisores não eram avaliados por seus funcionários. Atualmente, esse tipo de avaliação é considerado de grande valor. Dessa forma, Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001) sugerem que sejam contemplados os seguintes fatores:

  • A.

    autoridade; competência; habilidade; tirocínio; energia.

  • B.

    abertura; dinamismo; assertividade; delegação; competência.

  • C.

    criatividade; liderança; compreensão; orientação; confiança

  • D.

    orientação; competência; abertura; delegação; criatividade.

  • E.

    assertividade; companheirismo; energia; confiança; delegação.

A gestão de competência no Brasil é um tema relativamente novo e tem despertado interesse tanto dos estudiosos quanto dos responsáveis pela gestão de pessoas. Contudo, a adoção da gestão de pessoas, fundamentada em competências, requer que a organização:

  • A.

    determine com clareza seus macro-objetivos, metas, missão e visão organizacionais.

  • B.

    possua um quadro de funcionários atento às tendências do macro-ambiente organizacional.

  • C.

    identifique com clareza as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos.

  • D.

    treine seu quadro funcional para que desenvolva suas funções adequadamente.

  • E.

    selecione de forma adequada seus gestores e funcionários, a partir de perfis predeterminados.

Um produto pode ser apresentado ao consumidor de maneira restrita ou ampla. O nível do produto descreve o conjunto de seus atributos: produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial. Para manter-se à frente da concorrência, a organização deve pensar no nível potencial do produto, o qual:

  • A.

    explicita o que leva o cliente a comprar o produto.

  • B.

    apresenta o conjunto de atributos que os compradores esperam do produto.

  • C.

    apresenta o conjunto de atributos que os compradores aceitam do produto.

  • D.

    contempla as condições do produto que atendem aos desejos dos compradores.

  • E.

    engloba todas as ampliações e transformações possíveis do produto no futuro.

A Empresa X utiliza o sistema de reposição periódica de estoque. O pedido de reposição da peça M34 é feito no dia 20 dos meses pares do ano. O estoque existente no dia do pedido é de 1.250 unidades. O estoque da peça não pode ultrapassar 3.500 unidades. A quantidade a ser pedida, em unidades, é de:

  • A.

    2.250

  • B.

    2.350

  • C.

    2.450

  • D.

    2.650

  • E.

    2.700

Estoques são considerados um dos ativos mais importantes das empresas porque representam a possibilidade de conseguir uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Para efeito contábil, os estoques são classificados em cinco categorias. Aquela que diz respeito aos itens utilizados nos processos de transformação em produtos acabados é:

  • A.

    em trânsito.

  • B.

    em consignação.

  • C.

    de matérias-primas.

  • D.

    de produtos em processo.

  • E.

    de produtos acabados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...