Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Cabe ao gestor organizacional identificar a melhor forma de estruturação organizacional para alcançar a máxima eficiência. Uma forma de estruturação amplamente empregada nas organizações públicas é aquela na qual as atividades semelhantes são agrupadas sob um mesmo título, com o aproveitamento da especialização das pessoas. Esta forma é a estruturação por:

  • A.

    processo.

  • B.

    departamentalização.

  • C.

    funções.

  • D.

    divisões.

  • E.

    serviços.

Herbert Simon, que escreveu um clássico da administração, teorizou que a racionalidade pressupõe a escolha, em um processo decisório, de alternativas possíveis. No entanto, alertou para o fato de que as pessoas tomam decisões baseadas apenas naqueles aspectos que conseguem perceber. Simon aponta, portanto, para a:

  • A.

    complementaridade das decisões.

  • B.

    racionalidade administrativa.

  • C.

    racionalidade limitada.

  • D.

    caracterização das decisões.

  • E.

    hierarquia das decisões.

Uma empresa pública foi organizada de acordo com as características da Teoria Clássica. Foi instituída na forma mais simples, ou seja, organização do tipo linear. Os teóricos da administração apresentam vantagens e desvantagens desse tipo de organização. Dentre estas últimas, pode-se afirmar que:

  • A.

    nenhum setor intervém em área alheia.

  • B.

    as opções de comunicação são mínimas e restritas.

  • C.

    as responsabilidades dos órgãos são precisas.

  • D.

    a centralização do controle é estável.

  • E.

    a autoridade pode tornar-se autocrática.

O cliente, a organização, o indivíduo e a sociedade são os focos das atividades do Administrador. Deveres e compromissos são responsabilidades indelegáveis do Administrador. Os Capítulos IV e VI do Código de Ética do Administrador tratam, respectivamente, das proibições e dos honorários dos profissionais. Neles, os artigos 7o e 10o explicitam o que é vedado ao Administrador. O art.7o do Capítulo IV veda ao Administrador:

  • A.

    cobrar e receber remuneração extorsiva pela prestação de serviços sem concorrência.

  • B.

    deixar de considerar as limitações econômico-financeiras do cliente na fixação de seus honorários.

  • C.

    oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

  • D.

    estabelecer negociação ou entendimento com a parte adversa de seu cliente, sem sua autorização ou conhecimento.

  • E.

    informar e orientar o cliente com respeito à real situação da empresa a que serve em situação contratual.

Rosa, recém-chegada a uma empresa de produtos agrícolas, descobriu que sua organização se comporta como um sistema aberto e que o elemento responsável por controlar a atuação desse sistema quanto ao cumprimento dos objetivos planejados é a(o):

  • A. entrada.
  • B. saída.
  • C. retroinformação.
  • D. processamento.
  • E. ambiente.

A era do conhecimento que estamos vivendo vem valorizando nas pessoas a capacidade específica de executar uma ação em um nível tal de habilidade que seja suficiente para alcançar o efeito desejado. Tal capacidade denomina-se:

  • A.

    competência

  • B.

    aprendizado.

  • C.

    complexidade

  • D.

    mentalidade global.

  • E.

    característica pessoal.

Em empresas avançadas, as práticas de certificação de competências são conduzidas por comitês, com a participação de pares e subordinados. Esse instrumento possibilita à empresa o aperfeiçoamento da alocação das pessoas segundo as necessidades dos processos organizacionais. Como resultado dessa prática, espera-se a(o):

  • A.

    melhoria da visualização da carreira e seu planejamento.

  • B.

    garantia da transparência do processo de avaliação funcional

  • C.

    composição da matriz de competências organizacionais e funcionais.

  • D.

    redução dos custos das práticas de treinamento e desenvolvimento.

  • E.

    estabelecimento de métricas adequadas de aferição de desempenho.

A gestão empresarial, ante os desafios da contemporaneidade, passa por uma mudança de paradigmas: da administração taylorista / fordista para uma gestão holística e flexível. Dentre as cinco forças que sustentam essa mudança, deve-se apontar o(a):

  • A.

    equilíbrio das estruturas organizacionais.

  • B.

    fluxo de informações estruturado.

  • C.

    planejamento organizacional integrado.

  • D.

    domínio de papéis e qualificações.

  • E.

    empregabilidade e educação global.

O gestor organizacional deve conhecer as necessidades humanas para atuar de forma eficiente na sua organização. Maslow, estudioso dessa matéria, desenvolveu a teoria da motivação. Para ele, as necessidades humanas estão organizadas hierarquicamente. À medida que as necessidades mais baixas da hierarquia são atendidas, surgem as mais altas. As necessidades mais elevadas, que estão no topo da hierarquia de Maslow, são:

  • A.

    de auto-realização.

  • B.

    de segurança e de estima.

  • C.

    sociais e de segurança.

  • D.

    fisiológicas e de segurança.

  • E.

    fisiológicas e sociais.

O gestor de Recursos Humanos defronta-se, no dia-a-dia corporativo, com inúmeros desafios. Conhecer legislação, conceitos e teorias é indispensável para enfrentá-los. Os desafios estão relacionados às regalias, aos benefícios e às vantagens concedidas aos funcionários. Benefícios, por exemplo, podem ser classificados quanto à sua exigência legal, à sua natureza, aos seus objetivos. Quantos aos objetivos, os planos de benefícios podem ser desdobrados em assistenciais, recreativos e supletivos. Estes últimos incluem:

  • A.

    assistência hospitalar e seguro de vida em grupo.

  • B.

    serviço social e música ambiente.

  • C.

    área de lazer nos intervalos de trabalho.

  • D.

    restaurante no local do trabalho e estacionamento privativo.

  • E.

    agência bancária no local do trabalho e creche para filhos de funcionários.

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