Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Orientados em um continuum organizacional, os sistemas mecânicos estão de um lado e os orgânicos, do outro. Um sistema orgânico se caracteriza por:

  • A.

    solução de conflitos por meio de repressão.

  • B.

    processo decisório centralizado.

  • C.

    supervisão rígida do trabalho.

  • D.

    compartilhamento de responsabilidade e de controle.

  • E.

    relacionamento do tipo autoridade-obediência.

O capital intelectual das organizações está nas pessoas. O processo de seleção contribui para a sua preservação ou o seu enriquecimento. O processo decisório de escolha do melhor candidato pode ser um problema. Cada decisão envolve inúmeras variáveis. Existem modelos de processos seletivos que ajudam a solucionar os problemas. O modelo segundo o qual para cada vaga existem vários candidatos é o de:

  • A.

    colocação.

  • B.

    seleção.

  • C.

    adequação.

  • D.

    comparação.

  • E.

    classificação.

O posicionamento da gestão de pessoas como uma questão estratégica tem imposto a revisão dos papéis desempenhados pela área de RH. Entre esses papéis, encontra-se o de agente de transformação e de mudança. Ele diz respeito à capacidade de:

  • A.

    identificar e aperfeiçoar os processos da área.

  • B.

    representar os funcionários perante a gerência.

  • C.

    tornar-se o arquiteto de novas culturas.

  • D.

    definir claramente suas próprias prioridades.

  • E.

    garantir o comprometimento dos funcionários.

O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:

  • A.

    mão-de-obra.

  • B.

    executoras de tarefas.

  • C.

    preocupadas com normas.

  • D.

    participantes e comprometidas.

  • E.

    recursos a serem explorados.

O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:

  • A.

    mão-de-obra.

  • B.

    executoras de tarefas.

  • C.

    preocupadas com normas.

  • D.

    participantes e comprometidas.

  • E. recursos a serem explorados.

A sobrevivência das empresas, públicas ou privadas, está diretamente relacionada à capacidade de reagir aos desafios dos ambientes internos e externos. Empresas proativas conseguem melhor reagir, e, portanto, são empresas que:

  • A.

    lutam para preservar a manutenção do status quo.

  • B.

    configuram um espírito conservador.

  • C.

    têm capacidade de adaptação a novas situações.

  • D.

    preservam a tradição dos seus fundadores.

  • E.

    processam negativamente o feedback ambiental.

Considerando que as organizações são orientadas para alcançar objetivos, os administradores precisam ter apurada percepção das forças que os geram para identificá-las, classificá-las e definir a sua utilidade. Nessa perspectiva, está correto afirmar que as forças internas que produzem objetivos são:

  • A.

    fornecedores de material.

  • B.

    clientes em potencial.

  • C.

    concorrentes do ramo.

  • D.

    pressão de governos.

  • E.

    escassez de recursos

No mundo contemporâneo, técnicas e teorias administrativas são desenvolvidas para melhorar o desempenho das organizações. Mudanças no modo de ver e administrar as organizações ocorreram no final do século passado e continuam a ocorrer. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara o seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A idéia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá-las. Essa abordagem é conhecida por:

  • A.

    reengenharia.

  • B.

    outsourcing.

  • C.

    empowerment.

  • D.

    benchmarking.

  • E.

    balenced scorecard.

Burocracia é uma forma de organização de trabalho que apresenta funções e disfunções, em maior ou menor grau. É considerada disfunção o(a):

  • A.

    ritualismo.

  • B.

    impessoalidade.

  • C.

    hierarquia.

  • D.

    divisão do trabalho.

  • E.

    formalidade.

A gestão organizacional é influenciada pelo comportamento do líder, a forma pela qual ele se relaciona com seus liderados, como exerce sua autoridade. Autoridade, conforme Max Weber, estudioso alemão, está diretamente relacionada com a possibilidade de uma ordem ou comando ser obedecida por uma pessoa ou um grupo. Segundo ele, há três formas de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal. Em relação à autoridade carismática, é correto afirmar que ela:

  • A.

    passa de geração a geração.

  • B.

    cria direitos e obrigações para subordinados.

  • C.

    baseia-se nas qualidades pessoais do líder.

  • D.

    baseia-se em normas, registros, regulamentos.

  • E.

    baseia-se nos usos e costumes.

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