Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O mundo contemporâneo das transformações radicais, da quebra de paradigmas, das incertezas, do conhecimento e da informação tem obrigado as empresas a aprender a aprender para se incluírem, competitivamente, no mundo globalizado. Peter Senge chamou de learning organizations aquelas organizações nas quais as pessoas aprendem continuamente a aprender, a criar, a ampliar conhecimentos em grupo. Uma organização com tais características é aquela que:
pensa a organização em partes, fragmentada.
produz certezas advindas do passado.
estimula a aprendizagem individual.
usa o tempo em ações, reflexões, ações.
tem valores e objetivos definidos pela cúpula.
Os anos 80 foram pródigos no surgimento de técnicas prescritivas de mudanças organizacionais. Reengenharia, downsizing e outsourcing foram algumas delas. Esta última significa:
eliminação da concorrência interdepartamental.
transferência para terceiros de tarefas não essenciais.
enxugamento por meio da redução de níveis da hierarquia.
substituição da organização verticalizada por uma horizontalizada.
substituição de departamentos por equipes multifuncionais.
A direção executiva de uma organização contratou a elaboração de um manual para ser lido e utilizado pelos funcionários, em prol da organização. Definiu que o manual deveria explicitar processo decisório, delegação de autoridade, coordenação global, intervenção ambiental. Tal manual será o instrumento de orientação dos executivos na forma de gerenciar a empresa dentro e fora de seus limites. Esse é o típico manual de:
instruções.
formulários.
métodos operacionais.
processo.
política.
O sistema de informação de uma empresa está organizado em dois subsistemas interdependentes. Um é o de apoio às operações, e o outro, de apoio à gestão. O subsistema de apoio à gestão está orientado para:
realizar transações rotineiras.
controlar a linha de produção.
auxiliar nos processos decisórios.
controlar pedidos de compras.
elaborar folha de pagamento
Uma empresa mantém um sistema de informação da sua carteira de vendas. O usuário principal do sistema é o Gerente de Vendas. Os dados originam-se nas áreas de vendas, planejamento, contabilidade, expedição e produção. As informações processadas no Centro de Processamento de Dados (CPD) são de interesse particular dos gerentes de vendas, contabilidade e expedição. Em certo momento, os relatórios começaram a apresentar distorções e os prazos de emissão das listagens a ser apresentados fora dos prazos. Problemas foram evidenciados e precisam ser resolvidos. A responsabilidade funcional do sistema é da área:
do CPD.
de vendas.
de expedição.
de produção.
de planejamento.
Tadeu é funcionário de uma indústria farmacêutica do Município de Borba, no Amazonas, e, no exercício de sua função, considerou-se ofendido em sua dignidade profissional e resolveu defender-se, solicitando, também, ser defendido pelo seu órgão de classe. Com base no Código de Ética Profissional do Administrador (Resolução Normativa CFA no 253, de 30/03/01), esta situação identifica um(a):
dever.
direito.
violação.
infração.
proibição.
No processo de administração de empresa rural, um dos objetivos é tomar decisões sobre a realização ou não de investimentos. Nesse contexto, um dos parâmetros usados é a taxa interna de retorno (TIR), sobre a qual pode-se afirmar que:
pode ser definida como a taxa que igualará o fluxo atualizado a zero.
será viável um investimento, se o investidor possuir crédito para financiamento com taxa superior a TIR.
tende a aumentar à medida que for reduzida a taxa de juros.
mede os custos dos recursos financeiros usados no investimento.
não é proporcional ao emprego de capital, mas sim às oscilações do PIB.
Guilherme passou a cuidar da racionalização do sistema de informação do Laboratório Central de Medicamentos de Manaus e decidiu adotar, sistematicamente, procedimentos e medidas na organização para determinar o grau de confiabilidade das informações geradas pelo sistema e o grau de segurança na manipulação dos ativos. Esse esforço identificou um benefício significativo para a organização referente à melhoria da(o):
Auditoria interna.
Auditoria externa.
Centro de custos.
Plano de contas.
Controle interno.
Contemporaneamente, tem-se estimulado a cultura de autodesenvolvimento. Uma das formas de estimulá-lo é:
promover reuniões periódicas informais para discussão de projetos de vida.
promover reuniões entre gerentes para avaliar seu pessoal.
utilizar os meios de circulação de informação para explicitar regras.
sensibilizar o quadro funcional para seguir os padrões organizacionais.
disponibilizar informações sobre critérios de avaliação.
Fausto, analista de organizações, ao estudar o comportamento de algumas empresas na região de Tabatinga, quanto ao emprego de estratégias organizacionais, constatou que duas delas adotavam a teoria estruturalista, considerando a interação organização-ambiente. Verificou, assim, que quando havia necessidade de mais recursos que não eram possíveis para cada uma, isoladamente, as duas empresas agiam como uma só, com relação a determinados objetivos. Estabelecia-se a combinação das duas para alcançar um objetivo comum, com uma decisão conjunta de atividades futuras. Esta situação indica a estratégia organizacional do tipo:
ajuste.
cooptação.
coalizão.
negociação.
especialização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...