Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em:

  • A. Técnica - capacidade de enxergar a empresa como um todo.
  • B. Administrativa - modo como a empresa se relaciona com o meio em que se insere.
  • C. Humana - geração de cooperação entre os membros da equipe que está sendo liderada.
  • D. Operacional - relacionada ao ambiente macroeconômico e à sua relação com a empresa.
  • E. Conceitual - utilização de conhecimento especializado e precisão na execução de técnicas e procedimentos relativos ao trabalho.

O contrato celebrado entre duas empresas previa a aquisição de produtos e serviços baseados nos custos da hora de trabalho e nos custos dos produtos adquiridos.

O tipo de contrato em questão é o de

  • A. preço fixo
  • B. tempo e materiais
  • C. custo reembolsável
  • D. gestão compartilhada
  • E. preço fixo com ajustes econômicos

Independente de um projeto variar de tamanho e complexidade, é necessário mapeá-lo para a estrutura do ciclo de vida. Associe as etapas da estrutura do ciclo de vida do projeto com as suas características.

As associações corretas são:

  • A. I – P , II – Q , III – S
  • B. I – Q , II – P , III – R
  • C. I – Q , II – R , III – P
  • D. I – R , II – P , III – S
  • E. I – S , II – R , III – Q

A ciência da Administração foi sendo construída com base em pressupostos e paradigmas de cada época de seu desenvolvimento, de acordo com os aspectos que se mostravam mais importantes. A correlação adequada entre a Teoria da Administração e a(s) variável(is) enfatizada(s) na criação dessa teoria é a seguinte:

  • A. Administração Científica - Tarefas
  • B. Teoria Clássica - Pessoas
  • C. Teoria da Burocracia - Ambiente
  • D. Teoria Estruturalista - Pessoas e tarefas
  • E. Teoria Neoclássica - Hierarquia e ambiente

As anomalias construtivas podem ser classificadas de acordo com a sua fonte originária.

Dessa forma, aquelas provenientes do uso inadequado, da falta de manutenção e do envelhecimento natural da edificação são classificadas como anomalias do tipo

  • A. endógeno
  • B. exógeno
  • C. funcional
  • D. interno
  • E. natural

Há anomalias que podem causar danos efetivos ou representar ameaça à saúde ou à segurança.

 Decorrentes de falhas do projeto ou da execução de um produto ou serviço ou, ainda, de informação incorreta ou inadequada sobre sua utilização ou manutenção, tais anomalias são chamadas de

  • A. dano
  • B. defeito
  • C. degradação
  • D. deterioração
  • E. decrepitude

No gerenciamento de competências de uma organização, é importante definir e desenvolver competências de suporte de forma que estas deem sustentação às competências técnicas necessárias às funções específicas. As competências de suporte possuem diferentes finalidades, tais como: manterem a organização funcionando, estimularem e alicerçarem o clima de produtividade e serem percebidas no ambiente interno.

A descrição apresentada acima refere-se às competências de suporte classificadas como

  • A. básicas
  • B. essenciais
  • C. diferenciais
  • D. estratégicas
  • E. competitivas

A implementação do modelo de gestão de competências requer o reconhecimento e a aceitação de algumas premissas.

NÃO se inclui entre essas premissas a(o)

  • A. conscientização de que cada tipo de negócio necessita de pessoas com perfis específicos.
  • B. percepção de que sempre haverá espaço para o desenvolvimento de novas competências e de que o que hoje é essencial para o negócio poderá implicar novas exigências amanhã.
  • C. crença de que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem determinado perfil de competências.
  • D. foco no desenvolvimento de políticas que garantam a manutenção das técnicas e formas tradicionais de realizar o negócio e que prezem os aspectos relacionados à estabilidade do ambiente externo.
  • E. reconhecimento de que aqueles que ocupam funções gerenciais são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.

A cultura organizacional é composta por diversos elementos construídos ao longo do tempo. A cultura organizacional absorve as mudanças e a evolução ocorridas na empresa; por isso, cada organização possui a sua própria cultura.

A cultura organizacional é formada por

  • A. componentes relativos aos aspectos mercadológicos definidos pelo setor no qual a empresa atua.
  • B. estratégias estabelecidas pelo nível institucional da empresa que decorrem das relações interpessoais nela existentes.
  • C. dimensões do ambiente macroeconômico, definidas pelos concorrentes dos mercados interno e externo.
  • D. estruturas organizacionais determinadas pelo setor econômico em que a empresa atua e pelas relações comerciais estabelecidas.
  • E. elementos que são fruto das relações, experiências, dos conhecimentos e aspectos que têm participação e interação das pessoas da organização.

Um analista de Recursos Humanos, trabalhando em um projeto de desenvolvimento de competências, vem-se concentrando no planejamento da capacitação de forma que a aprendizagem alcance o nível da expectativa do indivíduo em obter seu autodirecionamento e possa estabelecer uma integração com o ambiente e o objeto de conhecimento.

Esse tipo de planejamento refere-se ao nível

  • A. social
  • B. afetivo
  • C. cultural
  • D. cognitivo
  • E. praxeológico
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