Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Uma empresa do setor bancário atua de maneira bastante agressiva no mercado, sempre buscando informações dos concorrentes para poder antecipar-se ao lançamento de novos produtos. Com esse objetivo, seus empregados são treinados constantemente para serem participativos na criação de novos produtos e na identificação das necessidades do mercado e de seus clientes.

As características apresentadas por essa empresa são relativas à

  • A. cultura organizacional
  • B. estrutura organizacional
  • C. missão organizacional
  • D. lucratividade organizacional
  • E. hierarquia organizacional

Em processos de avaliação de desempenho nas organizações, há a seguinte máxima: “a melhor surpresa é não ter surpresas!”.

Os problemas na implementação de programas anuais de avaliação estão, portanto, relacionados, frequentemente, às situações nas quais os(as)

  • A. funcionários são receptivos quando da apresentação de avaliações negativas.
  • B. funcionários tendem a ter uma avaliação mais baixa de seus próprios desempenhos, quando na verdade se situam acima da média.
  • C. gerentes são treinados para tornar seus feedbacks construtivos, justos e sinceros.
  • D. gerentes se sentem confortáveis, discutindo deficiências de desempenho com seus funcionários.
  • E. avaliações intermediárias devem ser evitadas de forma a resumir e a guardar os feedbacks para o momento de avaliação anual.

A cultura existente em uma empresa pode ser fator agregador ou desagregador, dependendo de sua homogeneidade e de sua aceitação pelos seus componentes.

Para a empresa, a existência de uma cultura forte constitui- se em vantagem porque

  • A. a divergência existente entre os valores compartilhados facilita a adaptação às necessidades dos ambientes interno e externo.
  • B. a necessidade de se estabelecerem limites rígidos gera a criação de regras e regulamentos visando à orientação do comportamento dos empregados.
  • C. o comportamento dos empregados é individualizado, não havendo, portanto, influência coletiva sobre as atitudes adotadas na empresa por cada um de seus membros.
  • D. os empregados, ao compartilharem normas, valores e percepções comuns estabelecem com a empresa um compromisso que se sobrepõe ao interesse individual.
  • E. os novos funcionários levarão mais tempo para a sua socialização, estabelecendo, assim, maior segurança para os antigos.

Um analista de Recursos Humanos sugeriu ao Departamento de Vendas a adoção de um método de avaliação de desempenho que procurasse identificar os melhores e piores vendedores em vez de pontuá-los. Nesse caso, o gerente de vendas deveria listar o melhor e também o pior funcionário quanto ao aspecto medido, até que todos os funcionários tivessem sido colocados na lista.

O método de avaliação sugerido foi o de

  • A. escala gráfica
  • B. distribuição forçada
  • C. comparação entre pares
  • D. classificação alternada
  • E. incidentes críticos

Uma empresa do setor financeiro está passando por uma reestruturação para se adaptar ao novo ambiente macroeconômico que, nos últimos anos, tem apresentado maior concorrência e mais dinamismo. Um dos diretores, que participava das discussões sobre essa reestruturação, argumentou que a mudança necessária seria complexa porque, segundo ele, como a cultura da empresa estava errada, seria necessário contratar um consultor para realizar as mudanças culturais identificadas como fundamentais para a atuação da empresa nesse novo ambiente.

Diante desses argumentos, constata-se que a proposição do diretor está

  • A. correta, porque uma empresa que tem uma cultura organizacional errada somente poderá consertá-la mediante a ajuda de profissionais externos, que saberão identificar quais os pontos que precisam ser modificados.
  • B. correta, porque a cultura é um elemento da empresa que é constituído por valores externos que, para serem modificados, precisam do apoio de profissionais independentes dos processos organizacionais.
  • C. correta, porque culturas erradas não permitem que a organização se torne competitiva, e somente consultores externos são capazes de identificar as mudanças necessárias.
  • D. incorreta, porque não existe cultura certa ou errada, uma vez que a cultura é formada pelos integrantes da empresa, através de seus aspectos formais e informais que facilitam ou impedem que os seus objetivos e as suas estratégias sejam atingidos.
  • E. incorreta, porque culturas erradas somente podem ser corrigidas pelos diretores ou pelos proprietários da empresa, que determinam as relações de mercado existentes no ambiente externo, sua estrutura de poder e hierarquia.

Um diretor de Recursos Humanos precisa defender os investimentos em treinamento e desenvolvimento (T&D) em futura reunião com o presidente da organização.

Na listagem de um conjunto de razões geradoras da necessidade de investimento em T&D NÃO poderá constar a(o)

  • A. contratação de recém-formados com conhecimentos aquém do
  • B. mudança na natureza das atividades desenvolvidas pela organização.
  • C. preocupação com o declínio do PIB e com a flutuação no câmbio.
  • D. integração de equipes de trabalho e as falhas na comunicação.
  • E. processo de remanejamento e a expatriação de pessoas.

Um candidato a uma vaga em uma empresa do setor financeiro está analisando uma proposta recebida. Para ajudar a decidir se aceitará ou não o emprego, ele está pesquisando alguns elementos da cultura dessa empresa.

O conhecimento da cultura da organização para a aceitação de um emprego é importante porque permite que o candidato

  • A. avalie a compatibilidade de seus valores e seus objetivos em relação àqueles vigentes na empresa.
  • B. verifique a possibilidade de receber aumentos salariais de acordo com o plano de carreira da empresa.
  • C. identifique a possibilidade de liderar a formação de grupos para reivindicar melhorias para os empregados.
  • D. estabeleça os parâmetros necessários para que sua remuneração atenda às suas necessidades pessoais.
  • E. conheça a sua posição na estrutura organizacional e, consequentemente, a facilidade para obter vantagens.

Um engenheiro foi contratado e, após 8 meses de atuação, ficou surpreso pelo convite para avaliar o desempenho do seu supervisor e realizar um feedback ascendente.

Que tipo de avaliação de desempenho é abordada na situação?

  • A. autoavaliação
  • B. avaliação 360 graus
  • C. avaliação entre colegas
  • D. avaliação pelos funcionários
  • E. comitês de avaliação

Um gerente de pesquisa vinculado ao superintendente de propaganda, ambos subordinados à Diretoria de Marketing do Banco I, verifica, através de um dos projetos que gerencia, a necessidade da divulgação dos serviços bancários prestados pela internet aos clientes dessa Instituição. Para vencer eventual resistência dos usuários em aderir à inclusão digital, em conjunto com a área de Informática, o gerente apresenta-lhes um mecanismo de acesso à rede com proteção avançada.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, em relação aos clientes, do modo como foi elaborado, tal projeto de inclusão realiza o primado da

  • A. cortesia
  • B. segurança
  • C. competividade
  • D. precaução
  • E. promoção

A aprendizagem é a base do desenvolvimento das pessoas e pode sofrer a influência de diferentes fatores, por isso, diferentes abordagens para se alcançar o desenvolvimento das pessoas são propostas em uma organização. Dentre as abordagens há uma que defende a ideia de que para aprender algo novo é preciso esquecer algo velho.

Essa abordagem está relacionada à lei da(o)

  • A. intensidade
  • B. frequência
  • C. complexidade crescente
  • D. estímulo
  • E. descongelamento
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