Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O profissional responsável pela análise de cargos e salários deve tomar uma série de cuidados de forma a tornar seu trabalho eficaz e efetivo.

A literatura de Recursos Humanos recomenda

  • A. descrever as funções de forma geral e o mais amplamente possível.
  • B. evitar expressões genéricas que possam dar margem a interpretações errôneas.
  • C. contemplar aspectos que o ocupante do cargo considera que deveria ou apreciaria realizar.
  • D. procurar maior precisão das informações prestadas pelo ocupante de um cargo, confirmando-as, obrigatoriamente, com seus subalternos.
  • E. não controlar a duração das entrevistas de forma a garantir o levantamento de informações e o esclarecimento de dúvidas.

Um contador, com quinze anos de carreira como supervisor, casado e pai de dois filhos pré-adolescentes, está participando de dois processos seletivos simultaneamente. A primeira empresa ofereceu a ele um pacote de serviços e benefícios sociais que incluía 14o salário e plano de empréstimo. A segunda empresa ofereceu bolsa de estudos integral para os filhos em escola bilíngue e o melhor plano de saúde disponível no mercado.

Considerando-se que o contador opte pela segunda empresa, o tipo de pacote de serviços e benefícios mais importante na sua decisão terá sido o

  • A. assistencial
  • B. recreativo
  • C. monetário
  • D. supletivo
  • E. legal

Um analista apresentou ao seu diretor as vantagens de uma determinada expansão no pacote de benefícios oferecidos pela empresa aos funcionários, visando à aprovação dos novos investimentos a serem realizados. Na sua apresentação, ele procurou destacar as vantagens para a empresa e também uma vantagem que é mais valorizada pelos funcionários

Qual vantagem é percebida como valiosa pelos funcionários?

  • A. Redução da rotatividade e do absenteísmo.
  • B. Promoção de Relações Púbicas com a comunidade.
  • C. Auxílio na solução de problemas pessoais.
  • D. Facilitação do recrutamento e da retenção de pessoal.
  • E. Elevação da lealdade do funcionário para com a empresa.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional. Analisando-se essa ferramenta, verifica-se que ela

  • A. permite avaliar o posicionamento estratégico da empresa por meio da identificação das forças e fraquezas (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades (ambiente externo).
  • B. pode ser considerada como um modelo de gestão estratégico, que permite às empresas priorizarem suas ações do dia a dia para atingirem os objetivos traçados em seus planos estratégicos.
  • C. é o conceito de gestão que aumenta o gap existente entre a estratégia e a parte operacional do negócio, alinhando a empresa aos seus objetivos estratégicos.
  • D. substitui as medidas financeiras por outras relacionadas aos aspectos subjetivos como satisfação dos clientes, aprendizagem e crescimento organizacional.
  • E. analisa os fatores que satisfaçam tanto clientes (internos e externos) quanto fornecedores, considerando a perspectiva dos clientes.

Há um sistema que permite recuperar, por meios eletrônicos, as informações relacionadas à saúde do indivíduo em seus mais diversos contatos com o sistema público. O objetivo de sua aplicação é melhorar a qualidade dos processos de trabalho desse setor, incluindo a disponibilidade local de informações para a atenção à saúde.

Esse sistema denomina-se

  • A. Registro Eletrônico de Saúde
  • B. Registro Eletrônico de Saúde do Trabalhador
  • C. Cadastro Municipal de Saúde
  • D. Cadastro Estadual de Saúde
  • E. Cadastro Nacional de Saúde

No planejamento estratégico de uma empresa do setor energético está escrita a seguinte frase: “Ser referência no setor de energia, oferecendo produtos de qualidade aos clientes e atendendo aos interesses dos stakeholders”. Essa frase se refere a

  • A. composto de marketing
  • B. missão da empresa
  • C. visão da empresa
  • D. valores da empresa
  • E. estratégia operacional

  • A.

    I - P , II - Q , III - R , IV - S

  • B.

    I - P , II - R , III - S , IV - T

  • C.

    I - P , II - S , III - R , IV - T

  • D.

    I - Q , II - S , III - P , IV - R

  • E.

    I - Q , II - P , III - S , IV - R

  • A.

    a gestão diz respeito aos aspectos coletivos, enquanto a aprendizagem diz respeito aos aspectos individuais do conhecimento.

  • B.

    a gestão envolve a evolução do conhecimento e é fase subsequente à aprendizagem, que se caracteriza pela acumulação do conhecimento organizacional.

  • C.

    a gestão se concentra na criação, disseminação e transformação do conhecimento, enquanto a aprendizagem envolve a mudança no estado de conhecimento existente na organização.

  • D.

    ambas são sinônimas e dizem respeito à acumulação e à evolução do conhecimento organizacional.

  • E.

    ambas são processos da prática administrativa, responsáveis, respectivamente, pela mudança e pelo comportamento organizacional.

Competitividade, inovação, empreendedorismo, interdependência, foco no cliente, sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa, todos são pressupostos correntes das abordagens contemporâneas da Administração. Em muitas delas, entretanto, esses pressupostos são implementados por meio de práticas administrativas, fundamentadas em medidas prescritivas e em rotinas padronizadas.

Essas medidas prescritivas e rotinas padronizadas estão originariamente estabelecidas nos(as)

  • A.

    critérios do benchmarking

  • B.

    princípios da administração científica

  • C.

    regras da reengenharia

  • D.

    medidas do Balanced Scorecard

  • E.

    características do sensemaking

A comunicação escrita é sabidamente fonte de possíveis desentendimentos nas organizações. Pesquisas indicam que cerca de 30% dos e-mails de negócios são escritos visando a esclarecer alguma comunicação escrita anterior que não fazia sentido para o leitor. Diversas ações podem aprimorar a comunicação escrita.

NÃO constitui uma dessas ações

  • A.

    definir o ponto central da mensagem, indo diretamente a ele e sustentando-o de forma consistente.

  • B.

    escrever com clareza e simplicidade em vez de tentar impressionar.

  • C.

    pedir uma segunda opinião quando a comunicação for muito importante.

  • D.

    respeitar o leitor escrevendo mensagens adequadas quanto a ortografia e gramática.

  • E.

    utilizar jargões ou conceitos do setor para simplificar o entendimento.

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