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Na gestão de materiais e estoques, considere um item que passou por todo o processo de produção, mas ainda não foi vendido.
Um item dessa natureza é classificado, quanto ao tipo de estoque, comoprodutos acabados
produtos em processo
matéria-prima
insumos
trabalho em andamento
Em uma empresa, a identificação do momento adequado para fazer um pedido de materiais é realizado pela técnica de cálculo do ponto de ressuprimento (ou ponto de pedido).
Considere as seguintes variáveis e dados: demanda mensal por um item (D) = 600 unidades período de tempo correspondente (T) = 30 dias tempo de demora para recebimento do item (L) = 5 dias Nesse caso, qual, em unidades, é o ponto de ressuprimento do item?500
114
100
24
4
Um técnico, atuando na compra de um item que não depende de outros itens para ser comprado, adotou uma técnica que indica o tamanho do pedido a ser feito, de forma a minimizar o total de pedidos e os custos de manter os itens em estoque.
Essa técnica é denominadacálculo de demanda dependente
lote econômico de compra
produtividade dos fatores
sistema ERP
sistema just in time
Uma importante cadeia de hotéis decidiu organizar suas 15 unidades espalhadas em todo o país a partir do segmento atendido. A empresa identificou que, para oferecer acomodações e pacotes de atividades adequados a cada segmento, é fundamental desenvolver tarefas e ter pessoas especializadas para lidar com necessidades específicas.
Que tipo de organização a cadeia de hotéis adotou?Funcional
Territorial
Por departamentos
Por projetos
Por serviços
O tempo de reposição do estoque (lead time) é o período de tempo
entre o pedido de um produto e sua entrada em estoque.
entre a entrada de um produto no estoque e seu consumo.
que o estoque de segurança leva para ser consumido.
que a quantidade do pedido leva para ser consumida.
que o produto solicitado leva para ser fabricado.
Em análises relativas à cultura organizacional, são integrados comumente os estudos das relações de poder nas organizações. Considerando a integração entre esses dois elementos, analise as afirmações a seguir.
I - O poder tem um papel mantenedor e homologador da cultura organizacional. II - O poder tem como principal característica a produção de desequilíbrio nas relações entre os trabalhadores e a cultura organizacional. III - Um dos aspectos relevantes do poder é a sua característica transformadora das culturas organizacionais. É correto APENAS o que se afirma emI
III
I e II
I e III
II e III
Há quem sustente que a cultura de uma organização pode ser gerenciada e modificada. Esse argumento é sustentado, dentre outras explicações, porque
a cultura organizacional é complexa e multifacetada, por isso é difícil de compreender, o que gera pouca adesão dos membros da organização.
a cultura organizacional não é uniforme, admitindo e abrigando diversas subculturas, o que favorece sua flexibilização.
a cultura organizacional, uma vez que sustenta o sentimento gregário dos funcionários, requer direção e liderança, o que favorece sua gerência.
as culturas são espontâneas e ocultas, decorrentes da história dos fundadores e da interação com a cultura nacional e outros fatores ambientais.
os gerentes podem modelar elementos superficiais da cultura, como símbolos, histórias e cerimônias, e esses elementos transmitem acordos culturais.
Uma empresa muito reconhecida pelos computadores de mesa que fabrica se vê ameaçada pela emergência do mercado de computadores portáteis. Para garantir sua sobrevivência, ela precisa modificar ou substituir seu produto.
Para que isso seja possível, em termos de análise e desenvolvimento organizacional, é necessáriodetectar e superar os pontos de resistência à mudança, incentivar e fortalecer as fontes de apoio, planejar, implementar e estabilizar a mudança organizacional no longo prazo.
evitar perda de tempo com informações desnecessárias, barganhas ou oferta de suporte pessoal, uma vez que o desenvolvimento organizacional transforma a estrutura organizacional e não a estrutura psicológica individual.
restringir aos estratos mais altos da hierarquia corporativa a participação nas decisões sobre as mudanças para garantir a anuência dos funcionários às mudanças propostas.
focar as metas imediatas e palpáveis, pois, em situações de crise, o desenvolvimento organizacional precisa visar ao curto prazo e aos resultados imediatos.
fortalecer a cultura da organização, pois uma cultura forte favorece a organização em momentos de crise e mudança.
Uma das características da metodologia conhecida como PDCA (PLANEJAR-EXECUTAR-VERIFICAR-AGIR) é que no
AGIR há o monitoramento dos processos para verificar sua conformidade com a política ambiental.
EXECUTAR há ação continuada para melhorar os sistemas de minimização de riscos ao cliente.
PLANEJAR há o estabelecimento dos objetivos e dos processos para atingir os resultados.
VERIFICAR há uma reunião da alta administração para redirecionar os rumos da empresa.
VERIFICAR há discussões sobre os resultados da implementação dos sistemas de gestão.
Foi solicitado a um analista de negócios que, de forma sistemática, acompanhasse e analisasse produtos, serviços e práticas dos concorrentes e, principalmente, dos líderes da indústria para identificar áreas de aperfeiçoamento na empresa em que atuava.
A situação em questão envolve o uso da técnica debenchmarking
círculos de qualidade
melhoria contínua
seis sigma
tempo de ciclo reduzido
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