Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aprimorar o treinamento dos supervisores.
Cumprir o prazo de um contrato grande.
Reformar a recepção do escritório.
Renovar o seguro da frota de automóveis.
Trocar a cor dos uniformes.
O diretor de uma indústria nacional solicita a criação de uma campanha institucional para sua agência.
Nesse caso, as propagandas da empresa irão enfatizara comparação com a marca líder no segmento
a segurança, a confiabilidade e a tradição da marca
o preço mais competitivo do que o da concorrência
os atributos e os diferenciais de seus produtos
os serviços prestados por sua equipe de representantes
Para expandir seus negócios, a indústria metalúrgica Alpha adquiriu a indústria Zeta. Logo em seguida, adquiriu a indústria Ômega, passando à condição de empresa de grande porte - AZO S/A. De forma a garantir eficiência, eficácia e efetividade nesse processo de crescimento e expansão, a empresa AZO S/A adotou três práticas administrativas distintas, mas interdependentes. Primeiro, assumiu práticas gerenciais para adaptação à nova realidade do negócio, implementando procedimentos e técnicas para acompanhar o desenvolvimento da organização, minimizando os riscos e maximizando as oportunidades relacionadas ao processo de transformação do negócio. Em seguida, avaliou a percepção compartilhada dos membros da empresa em relação às experiências no trabalho, de forma a promover a adaptação dos comportamentos individuais às demandas organizacionais. E, por último, buscou promover a integração interna e a adaptação externa da nova empresa ao ambiente, desenvolvendo crenças, valores e hábitos comuns à organização.
Dessa forma, quais foram, respectivamente, as práticas administrativas adotadas pela empresa, descritas no texto?Gestão da mudança, administração do clima organizacional e administração da cultura organizacional.
Gestão da mudança, administração do comportamento organizacional e administração da cultura organizacional.
Administração do comprometimento organizacional, administração do processo decisório e administração do clima organizacional.
Administração do clima organizacional, administração do comportamento organizacional e administração do processo decisório.
Administração do processo decisório, administração do comprometimento organizacional e administração da cultura organizacional.
A gestão de competências gerencia as competências humanas para que elas possam sustentar as competências organizacionais em busca de alcançar os objetivos traçados pela organização.
Para esse tipo de gestão, existem alguns métodos e técnicas para a análise das competências. Uma das ferramentas de avaliação usadas na gestão das competências é a avaliação de 360º, que se caracteriza por ser um(a)análise de grupo em que o entrevistador coordena as discussões sobre um tema específico.
avaliação feita por uma rede de pessoas em que os participantes emitem feedback e recebem feedback de diferentes fontes de avaliação.
avaliação feita pelo próprio funcionário, atendo-se ao seu domínio relativo à competência e à importância da mesma para o seu trabalho.
modelo gerencial que mede o desempenho dos funcionários e da organização através de perspectivas financeiras e não financeiras.
processo de avaliação em que os participantes são avaliados através de participação em atividades e situações semelhantes às vividas no ambiente de trabalho.
Rude no trato, o diretor de Logística de uma empresa não era benquisto por seus subalternos. Alguns funcionários, em particular, queixavam-se por se sentirem injustamente perseguidos. Convocado para a reunião estratégica trimestral, ocasião em que são apresentados os resultados do período e detectatos os problemas, esse diretor comentou com seu superior que se sentia desmotivado a participar, uma vez que, segundo ele, a reunião fora solicitada para que o diretor de Marketing o perseguisse, apontando-o como culpado pelos problemas ocorridos naquele período.
Sabendo-se que o motivo alegado para sua desmotivação era totalmente infundado, percebe-se que o diretor de logística dessa empresa utilizou, mesmo que inconscientemente, um mecanismo psicológico de defesa classificado comocompensação
fantasia
projeção
sublimação
deslocamento
Uma organização vem enfrentando uma situação de conflito trabalhista nas últimas semanas. Seu diretor executivo tem adotado uma postura nem assertiva, nem cooperativa, buscando outras saídas para que o conflito se torne menos intenso e para que se obtenham informações adicionais com o tempo.
Tal postura deixa claro que o diretor executivo assumiu um estilo de administração de conflitos decompromisso
acomodação
colaboração
competição
evitação
O modelo de gestão do capital intelectual (CI) denominado navegador da Skandia sugere alguns indicadores de CI. Eles são delimitados por cinco categorias: foco financeiro, foco no cliente, foco no processo, foco em inovação e desenvolvimento e foco nas pessoas.
São indicadores de CI relacionados ao foco nas pessoas:índice de empowerment e rotatividade dos funcionários
receita por funcionário e laptops por funcionários
porcentagem de horas/treinamento e equipamentos de informática adquiridos
valor de mercado e número de clientes
número de clientes perdidos e índice de ociosidade
Em um processo de recrutamento aberto por uma organização, diversas iniciativas são possíveis. Observe as afirmativas a seguir referentes a tais iniciativas.
I - Utilização de um conjunto de ações de divulgação junto aos trabalhadores da organização para oferecer- lhes oportunidades melhores na organização é uma iniciativa vinculada ao recrutamento externo. II - Utilização de um conjunto de técnicas para atrair candidatos qualifi cados e capazes de ocupar o cargo na organização é uma iniciativa vinculada ao recrutamento externo. III - Utilização de um sistema de comunicação que divulgue e ofereça as oportunidades de emprego que devem ser preenchidas é uma iniciativa vinculada ao recrutamento externo. Está correto APENAS o que se afirma emI
II
III
I e II
II e III
Devido às exigências relativas à aprendizagem na atualidade, a educação a distância tem sido bastante explorada. Sua implementação aponta inúmeras vantagens e empecilhos.
Dentre os problemas abaixo mencionados, quais representam a resposta da educação a distância às exigências da contemporaneidade?Absenteísmo escolar e competitividade
Fragmentação do saber e falta de disponibilidade
Exclusão digital e necessidade de conhecimento especializado
Exclusão digital e absenteísmo escolar
Exigência de formação constante e otimização do tempo disponível para estudo
A Teoria Geral da Administração (TGA) deixou contribuições valiosas para o entendimento das organizações da administração pública direta e indireta também no Brasil. Dentre elas, destacam-se as contribuições da burocracia weberiana. Observe as afirmações a seguir concernentes às contribuições da burocracia weberiana.
I - Uma das contribuições da burocracia weberiana foi o uso de atos e decisões administrativas registrados por escrito. II - Uma das contribuições da burocracia weberiana foi a seleção e a promoção de pessoal com base nas qualifi cações técnicas. III - Uma das contribuições da burocracia weberiana foi a participação dos trabalhadores na gestão, com ideias e sugestões. Está correto APENAS o que se afirma emI
II
III
I e II
I e III
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