Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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“O sistema de ____________________ é resultante da distribuição do poder nas organizações, caracterizandose pelos seguintes fatores: alocação feita em níveis organizacionais e não em pessoas; aceitação pelos subordinados; e, estrutura verticalizada.” De acordo com os sistemas componentes da estrutura organizacional, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    autoridade

  • B.

    comunicação

  • C.

    delegação

  • D.

    departamentalização

  • E.

    responsabilidade

De acordo com as funções de um gerente de operações, analise.

I. Formular estratégia de operações alinhada com os objetivos estratégicos da organização.

II. Tomar decisões relativas ao layout de instalações.

III. Controlar a produção das unidades sob sua responsabilidade.

IV. Administrar estoques.

Assinale

  • A. se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • B. se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • C. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Leia o texto a seguir.

De acordo com as informações apresentadas no texto, pode-se afirmar que, segundo a visão de Weber, a ética da

  • A.

    convicção é adequada ao mundo dos negócios, tendo em vista que leva os administradores a tomarem decisões com base em vias racionais e meios que dispõe.

  • B.

    convicção não se ajusta bem às necessidades empresariais, tendo em vista que os administradores têm que arcar com as consequências de suas decisões.

  • C.

    responsabilidade é adequada em meios religiosos e políticos, e não exige que seus seguidores arquem com as consequências de decisões.

  • D.

    responsabilidade leva o administrador a atuar para alcançar os objetivos e metas estabelecidos, utilizando-se de valores e crenças inquestionáveis.

  • E.

    responsabilidade, por ser alicerçada em valores inegociáveis e conduzir à crença em virtudes morais, não é adequada para o mundo dos negócios.

A liderança situacional trabalha a relação entre a maturidade relativa à tarefa e os estilos adequados a serem adotados à medida que os liderados vão passando da imaturidade para a maturidade.

Com base no modelo de liderança situacional apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Estilo E1: determinar é apropriado para o nível de maturidade M3, no qual os liderados possuem capacidade, mas não têm disposição ou segurança para as tarefas.

  • B.

    Estilo E2: persuadir é apropriado para o nível de maturidade M4, no qual os liderados possuem capacidade, têm disposição e segurança para as tarefas.

  • C.

    Estilo E3: compartilhar é apropriado para o nível de maturidade M3, no qual os liderados possuem capacidade, mas não têm disposição ou segurança para as tarefas.

  • D.

    Estilo E4: delegar é apropriado para o nível de maturidade M2, no qual os liderados não possuem capacidade, mas têm disposição e segurança para as tarefas.

  • E.

    Estilo E4: determinar é apropriado para o nível de maturidade M1, no qual os liderados não possuem capacidade mas têm disposição para as tarefas.

“Em uma determinada empresa de temperos, observa-se a existência de conflito afetivo entre o gerente do setor de produção e os funcionários que comanda. Apesar de não haver verbalização ou confrontos diretos, sabe-se que o gerente tem baixo comprometimento com a organização e, apesar de não apresentar um comportamento totalmente transparente, faz cobranças constantes à equipe por resultados com qualidade técnica, produtividade e tempo de realização das tarefas.” Com base no texto, o nível de gravidade do conflito apresentado classifica-se como conflito

  • A.

    aberto, pois é exposto externamente, de forma clara e sem apresentar qualquer tipo de dissimulação.

  • B.

    experimentado, pois as partes nutrem sentimentos de hostilidade, mas não se manifestam de forma clara.

  • C.

    inexistente, pois sem que exista manifestação, as únicas divergências que existem são rotineiras.

  • D.

    manifestado, pois sua forma é apresentada por meio de uma postura transparente das partes.

  • E.

    percebido, pois não possibilita a interferência ou bloqueio dos objetivos por parte dos participantes.

“Em uma determinada empresa, a produtividade dos funcionários tem apresentado diminuição gradativa nos últimos meses, devido ao desenvolvimento ocasional das tarefas na organização e do tempo gasto com discussões que envolvem motivos pessoais em detrimento daqueles relacionados ao trabalho. O diretor administrativo, como tem participação mínima nas decisões do grupo, busca apresentar apenas alternativas variadas e fornecer informações quando são solicitadas por seus subordinados.” Com base nas informações, pode-se afirmar que a queda na produtividade dos funcionários é decorrente do estilo de liderança

  • A.

    autocrático.

  • B.

    autoritário.

  • C.

    democrático.

  • D.

    participativo.

  • E.

    permissivo.

Segundo Maximiano, planejamento é um “processo de definir objetivos ou resultados a serem alcançados, bem como os meios para atingi-los”. De acordo com a classificação do planejamento, segundo os níveis hierárquicos das organizações, analise.

I. O planejamento estratégico refere-se ao planejamento sistêmico e global, no qual são estabelecidas as metas de longo prazo definidos os meios para alcançá-las.

II. O planejamento tático deve definir missão, visão e objetivos do negócio, sendo elaborado no nível hierárquico mais alto das organizações.

III. O planejamento tático é desenvolvido em níveis hierárquicos gerenciais ou departamentais, tendo por objetivo otimizar determinado setor e não a organização como um todo.

IV. O planejamento operacional especifica quais os recursos devem estar disponíveis para cada produto e apresenta o cronograma para sua utilização, sendo elaborado nos níveis de chefia de unidades organizacionais.

 V. O planejamento tático está contido no planejamento operacional e não representa um conceito absoluto, referindose a cada atividade ou processo de um departamento, relacionando-os à organização como um todo e aos demais departamentos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I, II

  • B.

    I, IV

  • C.

    II, III

  • D.

    I, III, IV

  • E.

    II, III, V

A Cia. Industrial de Minérios S/A se situa na cidade de São Paulo, região Sudeste do Brasil e opera em outras regiões. Nesse sentido, como as diferenças e peculiaridades de cada região são melhores apreendidas por administrações locais, a empresa possui 4 filiais, conforme organograma a seguir.

Com base no organograma apresentado e sabendo-se que há ampla descentralização de atividades, de decisões e de resposta hierárquica, pode-se afirmar que a empresa apresenta

  • A.

    departamentalização de atividades e descentralização por período.

  • B.

    departamentalização de comando e descentralização por cliente.

  • C.

    departamentalização geográfica e descentralização funcional.

  • D.

    departamentalização por processo e descentralização de autoridade.

  • E.

    departamentalização por produto e descentralização de atividades.

A gestão da qualidade está diretamente relacionada ao seu planejamento, controle e melhoria nas organizações. Nesse sentido, a utilização de ferramentas básicas é imprescindível para auxiliar na compreensão dos problemas e de suas causas, bem como na determinação de soluções para equacioná-los. Associe as ferramentas da qualidade apresentadas às informações que estão relacionadas.

A sequência está correta em

  • A.

    1, 3, 5, 2, 4

  • B.

    2, 4, 3, 5, 1

  • C.

    3, 1, 2, 4, 5

  • D.

    4, 2, 5, 1, 3

  • E.

    5, 4, 1, 3, 2

“Um determinado mercado, visando expandir seus negócios, ampliou suas instalações físicas e instalou um restaurante e uma lanchonete em seu espaço. Após 6 meses, foi efetuada uma análise organizacional da empresa, e os resultados apontaram que a expansão não ocorreu conforme desejado devido ao atendimento pouco ágil em função da falta de liberdade dos funcionários para resolver pequenas questões e falta clara da definição de papéis na empresa. Como forma de corrigir as falhas detectadas, o mercado decidiu iniciar o redesenho da organização.” Para isso, será necessário que seja desenvolvida na empresa uma cultura organizacional que

  • A.

    se baseie somente nos objetivos e metas.

  • B.

    busque somente a produtividade.

  • C.

    incentive a redução da sociabilidade.

  • D.

    promova a formação de “panelas”.

  • E.

    seja voltada para o cliente.

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