Lista completa de Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagens Neoclássicas da Administração - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
A Administração por Objetivos APO, constitui-se em um estilo ou sistema de gestão que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos. Em relação à Administração por Objetivos APO, analise.
I. Abrange identificação de objetivos comuns pelos gerentes e subordinados e definição conjunta das áreas de responsabilidade de cada um.
II. Exige amabilidade e prestimosidade dos gerentes e honestidade e maturidade dos subordinados, como forma de garantir o clima de confiança mútua.
III. Não abrange o trabalho em equipe, sendo utilizada para manutenção do estilo individualista e autoritário.
IV. Não cria sinergia, tendo em vista que não possui qualquer tipo de interligação com os diversos setores da organização.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II
I, IV
II, III
I, II, III
II, III, IV
As operações de manufatura referem-se às atividades necessárias para a transformação de matérias-primas tangíveis em produtos tangíveis, envolvendo os seguintes elementos: insumos, processos de transformação e produtos fabricados.
Com base na figura apresentada, analise.
I. O processo de fluxo em linha envolve a manufatura de um produto exclusivo e único, e os custos variáveis da produção são baixos.
II. O processo intermitente envolve a manufatura de produtos em pequenos lotes, e os custos fixos da produção são altos.
III. O processo de projeto envolve a manufatura de grande volume de produtos, e os custos variáveis são baixos.
IV. A construção de um barco à vela, para a competição nos Jogos Mundiais Militares, é um exemplo de processo de projeto.
V. A produção de camisas, por conjuntos de 10, tendo como critério o tamanho, é um exemplo de processo de projeto.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II
II, IV
II, III
I, II, III
II, III, V
A administração tem por finalidade interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação das funções administrativas que, tomadas em conjunto, constituem o processo administrativo. Em relação à função administrativa de direção, é correto afirmar que
range a implementação dos planos organizacionais, estabelece a divisão do trabalho e aloca de forma otimizada os recursos disponíveis.
evita a adoção de ações improvisadas, contribui para reduzir o grau de incerteza e possibilita mais segurança quanto ao desempenho da organização.
identifica antecipadamente quais são os objetivos da organização, define os meios disponíveis e relaciona o melhor curso de ação para atingi-los.
refere-se à definição de padrões, medição e correção do desempenho, tendo em vista assegurar a consecução dos objetivos da organização.
visa a execução e manutenção das rotinas da organização e envolve uma maior interação humana que nas demais funções da administração.
O conflito corresponde à incompatibilidade ou desacordo que pode ocorrer entre pessoas, grupos, governos ou entidades. Considerando as perspectivas das diferentes escolas de pensamento administrativo, associe as teorias de gestão apresentadas à forma de análise do conflito organizacional a que estão relacionadas.
A sequência está correta em
1, 2, 3, 4
1, 4, 3, 2
2, 1, 4, 3
3, 2, 1, 4
4, 3, 2, 1
Segundo Keith Davis, a sociedade deu grandes poderes às empresas e elas devem fazer uso deles, cumprindo a parte que lhes cabe na responsabilidade social. São algumas manifestações de responsabilidade social, EXCETO:
Iniciativa de diversidade.
Participação voluntária em programas sociais.
Projetos de desenvolvimento comunitário.
Utilização de programas sociais, visando melhoria nos resultados.
Reconstrução e desenvolvimento de comunidades carentes.
Analise as afirmativas:
I. A avaliação da responsabilidade social de uma organização envolve somente seu relacionamento com o mundo externo.
II. A ética é um termo mais genérico, que envolve tanto os relacionamentos internos quanto os externos.
III. A ética pode ser definida como o estudo do modo pelo qual nossas decisões afetam as outras pessoas.
IV. As decisões éticas são guiadas pelos valores preservados e dotados pelas pessoas.
V. A ética é um sistema de regras que expressa a importância dos valores.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III, IV, V
II, III, IV, V
III, IV, V
II, IV, V
I, III, IV
Ambiente organizacional que se refere ao conjunto de forças, tendências e instituições que apresentam potencial para influenciar seu desempenho. De acordo com a concepção contemporânea de gestão, as organizações sofrem influência:
Do ambiente interno.
Do ambiente externo.
Dos ambientes interno e externo.
Do ambiente tecnológico.
Não sofre nenhuma influência.
Para desempenharem os diferentes papéis pelos quais são responsáveis, os administradores devem possuir certas habilidades. Marque a alternativa que contempla corretamente as habilidades necessárias para o bom desempenho de um administrador:
Conceituais, Informacionais, Financeiras.
Conceituais, Humanas, Técnicas.
Estratégicas, Humanas, de Controle.
Financeira, Técnica, de Controle.
Técnicas, Consultivas, Humanas.
O contexto em que as organizações operam é constituído por duas partes: o ambiente externo ou macro ambiente e pelo ambiente específico ou interno. Marque a alternativa que NÃO contempla uma característica do ambiente externo:
É comum a todas as organizações.
É influenciado pelas variáveis políticas.
É influenciado pelo desenvolvimento tecnológico.
É influenciado pela cultura organizacional.
É influenciado pelas variáveis legais.
O conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores. Assinale-os:
Redução de custos, aumento de efetivo, satisfação dos clientes.
Redução de custos, aumento de produtividade, satisfação dos clientes.
Redução de custos, aumento de efetivo, satisfação exclusiva dos acionistas.
Redução de desperdícios, aumento de produtividade, participação da comunidade local no processo decisório.
Redução de efetivo, aumento da eficiência, satisfação dos clientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...