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Analise as afirmativas:
I. Sob condições de descentralização, poder e controle são sistematicamente delegados a níveis mais baixos da organização.
II. Algumas organizações optam por praticar descentralização, a fim de manterem os gerentes que estão perto dos problemas responsáveis por tomar decisões sobre esses problemas.
III. Em geral, a descentralização usualmente é perseguida quando o ambiente é complexo e incerto, quando gerentes de nível médio são talentosos e querem mais voz nas tomadas de decisão e quando as decisões são relativamente de importância mais reduzida.
IV. Parte da razão para a descentralização é acelerar a tomada de decisões, enquanto outra parte é garantir que as companhias individuais possam responder rapidamente às vontades e necessidades dos clientes.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III, IV
I, II, III
II, III, IV
I, II, IV
II, IV
A liderança, segundo Douglas McGregor, não é apenas um atributo da pessoa, mas também um processo social complexo. Nesse processo, interagem variáveis ou componentes descritos a seguir, EXCETO:
As motivações dos liderados.
A tarefa ou missão.
O líder.
O faturamento da empresa.
A conjuntura ou contexto dentro do qual ocorre a relação entre o líder e os liderados.
É um processo psicológico que causa o despertar, o encaminhamento e a persistência de ações voluntárias dirigidas a objetivos. É também uma importante fonte para a produtividade e para o desempenho, sendo influenciada pelas normas do grupo. Trata-se de:
Ética.
Liderança.
Criatividade.
Interação.
Motivação.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
São consideradas como funções da administração:
Planejamento, Coordenação, Direção, Subordinação.
Planejamento, Organização, Direção, Controle.
Liderança, Organização, Fiscalização, Controle.
Liderança, Controle, Eficiência, Eficácia.
Organização, Controle, Liderança, Coordenação.
Na Gestão da Qualidade, a ferramenta utilizada para o gerenciamento/análise de processos com vistas à melhoria, é:
Diagrama de Ishikawa.
Controle Estatístico do Processo.
Ciclo PDCA.
Programa 5S.
Diagrama de atividades.
Os líderes que inspiram em seus seguidores confiança, aceitação inquestionável, disposição à obediência, envolvimento emocional, afeição pelo líder e desempenho maior, são
autocráticos.
democráticos.
situacionais.
coercitivos.
carismáticos.
Sobre os fundamentos da administração, pode-se afirmar que, EXCETO:
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração. São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los.
Organizações são grupos informais de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Com o surgimento das organizações, surge a necessidade de administrá-las. A administração foi definida como a arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas.
As organizações têm um propósito ou uma finalidade. Os objetivos são inúmeros, desde produzir um produto, proporcionar entretenimento, atender às necessidades sociais ou espirituais da sociedade, defender um país, entre muitos outros.
Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
A administração foi definida por Henry Fayol, administrador francês, no início do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia algumas funções interligadas. Assinale-as:
Planejar, organizar, inventariar, dirigir.
Organizar, dirigir, investir, comunicar.
Planejar, organizar, dirigir, controlar.
Dirigir, controlar, executar, investir.
Planejar, interligar, organizar, controlar.
A orientação de pessoas é o processo de ajustamento do indivíduo à organização, por meio da transmissão das informações necessárias, para que os novos membros desempenhem satisfatoriamente sua função. São considerados como principais objetivos, EXCETO:
Fazer o indivíduo compreender a empresa de modo abrangente (seu passado, seu presente, sua cultura, sua visão de futuro, suas políticas e seus procedimentos).
Atribuir responsabilidades na pesquisa dos resultados operacionais com relação aos concorrentes inseridos no ambiente de negócios.
Fazer com que o funcionário conheça as expectativas da empresa com relação a seu trabalho e seu comportamento.
Esclarecer dúvidas específicas, bem como as responsabilidades do funcionário.
Familiarizar o indivíduo com os objetivos do trabalho, mostrando-lhe a importância para seu departamento e organização.
Um sistema formal de avaliação de desempenho atende aos seguintes objetivos, EXCETO:
Identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Validação dos métodos de seleção adotados.
Identificação dos funcionários em melhores condições para promoção.
Eliminação do feedback aos avaliados.
Determinação da contribuição de cada membro para o alcance dos objetivos organizacionais.
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