Lista completa de Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:
Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos mediante processo de downsizing.
Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.
Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.
Um conjunto de políticas, práticas e estratégias para direcionar as ações das pessoas da empresa no seu ambiente externo, principalmente no mercado de trabalho e no mercado de recursos humanos.
Marque a alternativa que corresponde ao tipo de atividade de grupo que visa o treinamento ou laboratório efetivo das tarefas que estimulam discussões acerca de fatores críticos de liderança, comunicação e problemas de organização:
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Com relação ao processo empresarial ou administrativo, as quatro funções abaixo fazem parte do processo:
Em se tratando de métodos de treinamento:
I. Um método poderá ser eficaz em certo tipo de treinamento e não ser em outro;
II. É preciso verificar antes de iniciar o treinamento, que princípios de aprendizagens estão envolvidos;
III. Algumas técnicas facilitam o feedback imediato para cada resposta como nos filmes.
Está(ão) correta(s) apenas as alternativas:
No treinamento em grupo para o desenvolvimento de melhor relacionamento interpessoal, o indivíduo deve revelar:
São componentes do processo de comunicação:
Emissor, decodificador, analista e mensagem.
Emissor, mensagem, freqüência e feedback.
Emissor, mensagem, receptor e feedback.
Receptor, feedback, analista e codificador.
Receptor, codificador, canal e promoção.
"As empresas gastam mais tempo preocupando-se com os produtos do que com as pessoas. Os presidentes do futuro entenderão que os empregados são o cerne da questão. As pessoas trarão bons resultados se a visão, os valores e o sistema de gestão permitirem que dêem suas contribuições". (Edgar Bronfman Jr., presidente da Seagram Company Ltda., EUA) Vários executivos apresentam discurso semelhante e enfatizam as vantagens da gestão participativa. De fato, embora haja vários benefícios em se ter a participação no local de trabalho, há também, diversas barreiras que precisam ser vencidas. Assinale a opção que NÃO constitui barreira a ser vencida:
Grande nível de interdependência entre os cargos diferentes.
Medo dos gerentes de perder o poder e o controle.
Filosofias autoritárias.
Limitações de tarefa e de tempo.
Falta de vontade de participar.
São componentes do processo de comunicação:
Emissor, decodificador, analista e mensagem.
Emissor, mensagem, freqüência e feedback.
Emissor, mensagem, receptor e feedback.
Receptor, feedback, analista e codificador.
Receptor, codificador, canal e promoção.
Escolher um indivíduo para um determinado trabalho é o problema apresentado diariamente aos diretores de empresa. Estes devem escolher entre um grande número de candidatos, os indivíduos mais aptos e capazes para as vagas. Este é um problema:
O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente?
Políticas e procedimentos.
Reclamações e sugestões.
Grupos de trabalho.
Regulamentos e manuais.
Intercâmbio de informação interdepartamental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...