Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:

  • A.

    Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

  • B.

    Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos mediante processo de downsizing.

  • C.

    Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.

  • D.

    Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.

  • E.

    Um conjunto de políticas, práticas e estratégias para direcionar as ações das pessoas da empresa no seu ambiente externo, principalmente no mercado de trabalho e no mercado de recursos humanos.

Marque a alternativa que corresponde ao tipo de atividade de grupo que visa o treinamento ou laboratório efetivo das tarefas que estimulam discussões acerca de fatores críticos de liderança, comunicação e problemas de organização:

  • A. Programa em IP.
  • B. Task-Model.
  • C. Modelo de tarefa.
  • D. As alternativas A e B estão corretas.
  • E. N.R.A.

Com relação ao processo empresarial ou administrativo, as quatro funções abaixo fazem parte do processo:

  • A. Planejamento, organização, avaliação e direção.
  • B. Planejamento, qualidade, avaliação e controle.
  • C. Planejamento, organização, direção e controle.
  • D. Planejamento, organização, qualidade e controle.
  • E. Planejamento, qualidade, eficiência e eficácia.

Em se tratando de métodos de treinamento:

I. Um método poderá ser eficaz em certo tipo de treinamento e não ser em outro;

II. É preciso verificar antes de iniciar o treinamento, que princípios de aprendizagens estão envolvidos;

III. Algumas técnicas facilitam o feedback imediato para cada resposta como nos filmes.

Está(ão) correta(s) apenas as alternativas:

  • A. I
  • B. I e II
  • C. II e III
  • D. III
  • E. I, II e III

No treinamento em grupo para o desenvolvimento de melhor relacionamento interpessoal, o indivíduo deve revelar:

  • A. Insatisfação para com a liderança.
  • B. Insatisfação com o trabalho de escolher comportamento novo.
  • C. Insatisfações, escolher e praticar novos comportamentos.
  • D. Insatisfação com mudança de comportamento.
  • E. N.R.A.

São componentes do processo de comunicação:

  • A.

    Emissor, decodificador, analista e mensagem.

  • B.

    Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

  • C.

    Emissor, mensagem, receptor e feedback.

  • D.

    Receptor, feedback, analista e codificador.

  • E.

    Receptor, codificador, canal e promoção.

"As empresas gastam mais tempo preocupando-se com os produtos do que com as pessoas. Os presidentes do futuro entenderão que os empregados são o cerne da questão. As pessoas trarão bons resultados se a visão, os valores e o sistema de gestão permitirem que dêem suas contribuições". (Edgar Bronfman Jr., presidente da Seagram Company Ltda., EUA) Vários executivos apresentam discurso semelhante e enfatizam as vantagens da gestão participativa. De fato, embora haja vários benefícios em se ter a participação no local de trabalho, há também, diversas barreiras que precisam ser vencidas. Assinale a opção que NÃO constitui barreira a ser vencida:

  • A.

    Grande nível de interdependência entre os cargos diferentes.

  • B.

    Medo dos gerentes de perder o poder e o controle.

  • C.

    Filosofias autoritárias.

  • D.

    Limitações de tarefa e de tempo.

  • E.

    Falta de vontade de participar.

São componentes do processo de comunicação:

  • A.

    Emissor, decodificador, analista e mensagem.

  • B.

    Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

  • C.

    Emissor, mensagem, receptor e feedback.

  • D.

    Receptor, feedback, analista e codificador.

  • E.

    Receptor, codificador, canal e promoção.

Escolher um indivíduo para um determinado trabalho é o problema apresentado diariamente aos diretores de empresa. Estes devem escolher entre um grande número de candidatos, os indivíduos mais aptos e capazes para as vagas. Este é um problema:

  • A. De Recrutamento.
  • B. De Avaliação de Desempenho.
  • C. De Seleção Profissional.
  • D. De Orientação Profissional.
  • E. N.R.A.

O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente?

  • A.

    Políticas e procedimentos.

  • B.

    Reclamações e sugestões.

  • C.

    Grupos de trabalho.

  • D.

    Regulamentos e manuais.

  • E.

    Intercâmbio de informação interdepartamental.

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