Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Assinale a opção que indica corretamente o entendimento de gestão estratégica.

  • A.

    A idéia de gestão estratégica torna-se relevante a partir dos estudos de Ansoff, publicados na década de 50.

  • B.

    A idéia de gestão estratégica enfatiza a análise do ambiente interno e externo das organizações, com vistas ao futuro.

  • C.

    A idéia de gestão estratégica está vinculada à existência de unidade organizacional responsável por essa gestão.

  • D.

    A idéia de gestão estratégica acentua a perspectiva descentralizada do planejamento, abrangendo as áreas funcionais da organização.

  • E.

    A idéia de gestão estratégica está associada ao uso de instrumentos racionais e analíticos para a decisão e ação.

Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir.

O êxito do trabalho em equipe é logrado quando

  • A.

    os membros da equipe estabelecem normas.

  • B.

    o líder é escolhido democraticamente.

  • C.

    o ambiente está sujeito a incertezas.

  • D.

    a equipe se constitui de no máximo dez pessoas.

  • E.

    predomina o estilo de liderança voltado para a tarefa.

Uma tendência da administração tem sido a formação de equipes de trabalho auto-administradas.

As frases a seguir explicitam idéias/características desse tipo de equipes

I. Essas equipes tendem a operar por consenso dos membros.

II. O papel do líder é encorajar os membros da equipe a fazer as coisas por si.

III. O sistema de recompensas da organização deve se adaptar à realidade do trabalho em equipe. IV. Essas equipes tendem a operar com base na direção da administração.

V. O papel do líder é encorajar o desempenho de cada membro da equipe.

VI. Essas equipes tendem à prática da rotatividade de tarefas e crescimento individual contínuo.

Assinale a opção que expressa corretamente as idéias / características de equipes auto-administradas.

  • A.

    II, IV e V.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e VI.

  • E.

    III, IV e VI.

Indique a opção que expressa corretamente conceitos básicos de administração.

  • A.

    Entende-se por organização o conjunto de processos administrativos que propiciam o alcance de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.

  • B.

    Entende-se por administração o conjunto de pessoas e recursos que se reúnem na busca de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficiente.

  • C.

    Entende-se por administração um conjunto de funções que exercidas propiciam o alcance de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.

  • D.

    Entende-se por organização o conjunto de pessoas e recursos que se reúnem na busca de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficiente.

  • E.

    Entende-se por organização o conjunto de papéis e funções que analisam o contexto interno e externo da organização na busca de um ou mais objetivos comuns, cabendo à administração encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.

O processo de tomada de decisões é um elemento inerente à tarefa de administrar que tem sido amplamente estudado, bem como é parte da seleção e do treinamento de candidatos a ocupar cargos gerenciais. Indique a opção que apresenta corretamente aspectos do processo decisório.

  • A.

    Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e/ou aproveitar oportunidades. Requerem identificação e análise do problema/oportunidade; planejamento e implementação de alternativas; bem como ações corretivas.

  • B.

    Para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema/oportunidade, as decisões foram classificadas segundo diferentes critérios em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas / táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.

  • C.

    Há dois modelos básicos que explicam o processo decisório: o racional e o intuitivo. O primeiro toma como base entender a situação e pressupõe a disponibilidade de informações. Já o processo intuitivo toma como base a sensibilidade e percepção, pressupõe uma ordem lógica e coerente.

  • D.

    As decisões são afetadas por diferentes fatores tais como percepção, tempo e competência. A percepção do problema depende da disponibilidade de caixa. O tempo determina a adoção de um processo mais intuitivo. A experiência profissional permite determinar se as decisões serão unilaterais ou participativas.

  • E.

    O princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa são algumas das técnicas destinadas a auxiliar os gerentes a analisar problemas de forma sistemática, gerar e analisar alternativas. O primeiro identifica causas e efeitos e o segundo, prioridades.

O processo de planejamento é uma aplicação do processo decisório e constitui uma ferramenta utilizada pela organização e pelas pessoas para administrar sua relação com o futuro. Identifique a opção que expressa corretamente uma atitude proativa da organização.

  • A.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.

  • B.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.

  • C.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite definir objetivos, meios de execução, políticas, procedimentos e meios de controle. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.

  • D.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.

  • E.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir no mercado de clientes e fornecedores, estabelecer planos estratégicos e operacionais de longo prazo, bem como investir em processos informatizados.

Na coluna A, à esquerda, identificam-se dois tipos de competências, segundo Nisembaum, e na coluna B, à direita, caracteriza-se cada competência.

Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar a opção que indica as relações corretas.

  • A.

    AI - BII; AI - BIV; AII - BI; AII - BIII.

  • B.

    AI - BI; AI - BIV; AII - BII; AII - BIII.

  • C.

    AI - BII; AI - BIII; AII - BI; AII - BIV.

  • D.

    AI - BI; AI - BII; AII - BIII; AII - BIV.

  • E.

    AI - BI; AI - BIII; AII - BII; AII - BIV.

No artigo "Como a informação proporciona vantagem

competitiva" Michael E. Porter e Victor E. Millar descrevem

como os avanços trazidos pela larga utilização da

tecnologia da informação pelas empresas, o que eles

chamam de "Revolução da Informação ", causam transformações

drásticas na economia e o que os gestores

podem fazer para responder aos novos desafios.

Hoje, pode-se dizer que para as organizações a Tecnologia

da Informação

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Selecione a opção que completa corretamente a frase a seguir. Para agregar valor às organizações e aos indivíduos, as competências devem ser entendidas como

  • A.

    um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, agregando valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

  • B.

    um saber agir focado nas pessoas que implica saber aprender e transferir conhecimentos, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.

  • C.

    um saber agir focado nas pessoas que implica adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes, agregando valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

  • D.

    um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.

  • E.

    um saber agir responsável e reconhecido que implica adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.

A partir da revolução industrial se cria nas organizações um órgão que exerce a atividade de mediação da relação capital-trabalho. Este órgão tem assumido concepções diferentes ao longo do tempo. Assinale a opção que descreve corretamente a concepção de administração de recursos humanos.

  • A.

    O homem é visto pela organização como recurso de produção. A relação capital-trabalho é considerada incompatível e totalmente irreconciliável.

  • B.

    O homem é visto pela organização como um apêndice da máquina. A relação capital-trabalho é mediada pela aplicação da legislação vigente.

  • C.

    O homem é visto pela organização como um recurso vivo. A relação capital-trabalho é de intercâmbio de incentivos e contribuições.

  • D.

    O homem é visto pela organização como agente ativo e proativo, detentor de conhecimento. A relação capital-trabalho é mediada pela aplicação da legislação vigente.

  • E.

    O homem é visto pela organização como um recurso vivo. A relação capital-trabalho é considerada incompatível e totalmente irreconciliável.

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