Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que indica corretamente o entendimento de gestão estratégica.
A idéia de gestão estratégica torna-se relevante a partir dos estudos de Ansoff, publicados na década de 50.
A idéia de gestão estratégica enfatiza a análise do ambiente interno e externo das organizações, com vistas ao futuro.
A idéia de gestão estratégica está vinculada à existência de unidade organizacional responsável por essa gestão.
A idéia de gestão estratégica acentua a perspectiva descentralizada do planejamento, abrangendo as áreas funcionais da organização.
A idéia de gestão estratégica está associada ao uso de instrumentos racionais e analíticos para a decisão e ação.
Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir.
O êxito do trabalho em equipe é logrado quando
os membros da equipe estabelecem normas.
o líder é escolhido democraticamente.
o ambiente está sujeito a incertezas.
a equipe se constitui de no máximo dez pessoas.
predomina o estilo de liderança voltado para a tarefa.
Uma tendência da administração tem sido a formação de equipes de trabalho auto-administradas.
As frases a seguir explicitam idéias/características desse tipo de equipes
I. Essas equipes tendem a operar por consenso dos membros.
II. O papel do líder é encorajar os membros da equipe a fazer as coisas por si.
III. O sistema de recompensas da organização deve se adaptar à realidade do trabalho em equipe. IV. Essas equipes tendem a operar com base na direção da administração.
V. O papel do líder é encorajar o desempenho de cada membro da equipe.
VI. Essas equipes tendem à prática da rotatividade de tarefas e crescimento individual contínuo.
Assinale a opção que expressa corretamente as idéias / características de equipes auto-administradas.
II, IV e V.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e VI.
III, IV e VI.
Indique a opção que expressa corretamente conceitos básicos de administração.
Entende-se por organização o conjunto de processos administrativos que propiciam o alcance de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.
Entende-se por administração o conjunto de pessoas e recursos que se reúnem na busca de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficiente.
Entende-se por administração um conjunto de funções que exercidas propiciam o alcance de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.
Entende-se por organização o conjunto de pessoas e recursos que se reúnem na busca de um ou mais objetivos comuns, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficiente.
Entende-se por organização o conjunto de papéis e funções que analisam o contexto interno e externo da organização na busca de um ou mais objetivos comuns, cabendo à administração encontrar métodos de trabalho que produzam mais com menos recursos, de modo a tornar a organização mais eficaz.
O processo de tomada de decisões é um elemento inerente à tarefa de administrar que tem sido amplamente estudado, bem como é parte da seleção e do treinamento de candidatos a ocupar cargos gerenciais. Indique a opção que apresenta corretamente aspectos do processo decisório.
Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e/ou aproveitar oportunidades. Requerem identificação e análise do problema/oportunidade; planejamento e implementação de alternativas; bem como ações corretivas.
Para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema/oportunidade, as decisões foram classificadas segundo diferentes critérios em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas / táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.
Há dois modelos básicos que explicam o processo decisório: o racional e o intuitivo. O primeiro toma como base entender a situação e pressupõe a disponibilidade de informações. Já o processo intuitivo toma como base a sensibilidade e percepção, pressupõe uma ordem lógica e coerente.
As decisões são afetadas por diferentes fatores tais como percepção, tempo e competência. A percepção do problema depende da disponibilidade de caixa. O tempo determina a adoção de um processo mais intuitivo. A experiência profissional permite determinar se as decisões serão unilaterais ou participativas.
O princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa são algumas das técnicas destinadas a auxiliar os gerentes a analisar problemas de forma sistemática, gerar e analisar alternativas. O primeiro identifica causas e efeitos e o segundo, prioridades.
O processo de planejamento é uma aplicação do processo decisório e constitui uma ferramenta utilizada pela organização e pelas pessoas para administrar sua relação com o futuro. Identifique a opção que expressa corretamente uma atitude proativa da organização.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite definir objetivos, meios de execução, políticas, procedimentos e meios de controle. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir no mercado de clientes e fornecedores, estabelecer planos estratégicos e operacionais de longo prazo, bem como investir em processos informatizados.
Na coluna A, à esquerda, identificam-se dois tipos de competências, segundo Nisembaum, e na coluna B, à direita, caracteriza-se cada competência.
Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar a opção que indica as relações corretas.AI - BII; AI - BIV; AII - BI; AII - BIII.
AI - BI; AI - BIV; AII - BII; AII - BIII.
AI - BII; AI - BIII; AII - BI; AII - BIV.
AI - BI; AI - BII; AII - BIII; AII - BIV.
AI - BI; AI - BIII; AII - BII; AII - BIV.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No artigo "
competitiva" Michael E. Porter e Victor E. Millar descrevem
como os avanços trazidos pela larga utilização da
tecnologia da informação pelas empresas, o que eles
chamam de "Revolução da Informação ", causam transformações
drásticas na economia e o que os gestores
podem fazer para responder aos novos desafios.
Hoje, pode-se dizer que para as organizações a Tecnologia
da Informação
I, II, III e IV.
II e IV.
I e III.
I e IV.
II, III e IV.
Selecione a opção que completa corretamente a frase a seguir. Para agregar valor às organizações e aos indivíduos, as competências devem ser entendidas como
um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, agregando valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
um saber agir focado nas pessoas que implica saber aprender e transferir conhecimentos, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.
um saber agir focado nas pessoas que implica adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes, agregando valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.
um saber agir responsável e reconhecido que implica adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
A partir da revolução industrial se cria nas organizações um órgão que exerce a atividade de mediação da relação capital-trabalho. Este órgão tem assumido concepções diferentes ao longo do tempo. Assinale a opção que descreve corretamente a concepção de administração de recursos humanos.
O homem é visto pela organização como recurso de produção. A relação capital-trabalho é considerada incompatível e totalmente irreconciliável.
O homem é visto pela organização como um apêndice da máquina. A relação capital-trabalho é mediada pela aplicação da legislação vigente.
O homem é visto pela organização como um recurso vivo. A relação capital-trabalho é de intercâmbio de incentivos e contribuições.
O homem é visto pela organização como agente ativo e proativo, detentor de conhecimento. A relação capital-trabalho é mediada pela aplicação da legislação vigente.
O homem é visto pela organização como um recurso vivo. A relação capital-trabalho é considerada incompatível e totalmente irreconciliável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...