Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De uma forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes. Essas são necessárias para ocupar um cargo de gerente e dependem do nível hierárquico do cargo, das tarefas a serem desenvolvidas pelo gerente e do tipo de organização entre outros fatores.

  • A.

    Quanto mais alto o nível hierárquico do cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.

  • B.

    Habilidades humanas são requeridas mais intensamente dos gerentes que ocupam os cargos de gerência tática e intermediária.

  • C.

    Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades conceituais serão requeridas.

  • D.

    Habilidades conceituais são requeridas na mesma proporção nos três níveis hierárquicos.

  • E.

    Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.

Indique a opção que apresenta corretamente as idéias associadas à estratégia.

  • A.

    Definição de clientes, visão de produto, horizonte temporal de longo prazo, estrutura dinâmica em função da estratégia.

  • B.

    Definição de objetivos, visão do produto, horizonte temporal de curto prazo, comando e liderança efetivos.

  • C.

    Definição de clientes, visão de escopo, horizonte temporal de longo prazo, estabilidade estrutural.

  • D.

    Definição de objetivos, visão de mercado, estabilidade estrutural, moral do grupo.

  • E.

    Definição de objetivos, visão de escopo, horizonte temporal de longo prazo, flexibilidade estrutural em função da estratégia.

Na coluna A, identificam-se algumas etapas do processo de planejamento estratégico e na coluna B, exemplificamse fatores a serem considerados em cada etapa.

Relacione a coluna A com a coluna B e assinale a opção que indica a relação correta.

  • A.

    AI - BII; AII - BIII; AIII -– BI

  • B.

    AI - BII; AII - BI; AIII - BIII

  • C.

    AI - BI; AII - BIII; AIII - BII

  • D.

    AI - BIII; AII - BII; AIII - BI

  • E.

    AI - BIII; AII - BI; AIII - BII

Para formulação de objetivos, na elaboração de um projeto, devem ser considerados cinco princípios. São eles:

  • a.

    coerência, custos, etapas, estrutura e motivação.

  • b.

    coerência, aceitabilidade, exeqüibilidade, motivação e simplicidade.

  • c.

    aceitabilidade, exeqüibilidade, custos, etapas e simplicidade.

  • d.

    coerência, aceitabilidade, estrutura, motivação e simplicidade.

  • e.

    coerência, motivação, custos, estrutura e simplicidade.

As atividades que caracterizam a empresa como criadora de conhecimento, cujo negócio exclusivo é a inovação contínua, são:

  • a.

    criação de novos conhecimentos; disseminação em toda a organização; incorporação em novas tecnologias e produtos.

  • b.

    criação de novos conhecimentos; disseminação em parte da organização; incorporação em novas tecnologias.

  • c.

    criação de novas informações; criação de novos conhecimentos; incorporação em novos produtos.

  • d.

    criação de novas informações; criação de novas tecnologias; disseminação em toda a organização.

  • e.

    criação de novas informações; criação de novos conhecimentos; incorporação em novas tecnologias e produtos.

Nas organizações, utilizam-se três termos no processo de convergência do conhecimento tácito em conhecimento explícito. São eles:

  • a.

    analogia, modelo e produção.

  • b.

    metáfora, modelo e fabricação.

  • c.

    analogia, modelo e fabricação.

  • d.

    analogia, metáfora e produção.

  • e.

    metáfora, analogia e modelo.

Uma organização pode adotar diferentes critérios de departamentalização para sua estrutura organizacional, dependendo de seu porte, estratégia, dispersão geográfica. Dados os critérios de departamentalização funcional, por localidade e por cliente, faça a correspondência com as estratégias indicadas a seguir e marque a opção que expressa corretamente a relação estratégia/critério de departamentalização.

I. A organização tem como meta abrir seis filiais, uma em cada capital dos estados do nordeste.

II. A organização tem como meta consolidar a especialização da produção, comercialização e informática.

III. A organização tem como meta consolidar sua posição junto aos consumidores, prestando-lhes serviços diferenciados.

IV. A organização tem como meta consolidar sua posição no mercado nas cidades onde atua.

V. A organização tem como meta lançar um produto direcionado a jovens da classe média.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Peter Drucker, descrito como "guru dos gurus" sobre gestão de nosso tempo, afirma que nunca na história um número substancial e crescente de pessoas tem tantas opções para decidir sobre seu destino. Indique a opção que expressa corretamente a mudança que advém dessa possibilidade de fazer escolhas para o indivíduo.

  • A.

    O indivíduo terá que ter formação específica para adequar-se ao mundo do trabalho.

  • B.

    O indivíduo terá que conhecer a si mesmo para administrar seu destino.

  • C.

    O indivíduo terá que estar preparado para lidar com a tecnologia multimídia.

  • D.

    O indivíduo terá de conhecer as habilidades de seus colegas de trabalho para decidir.

  • E.

    O indivíduo terá de ter formação específica para administrar seu destino.

Complete a frase com a opção correta: Árvore de decisão e análise do campo de forças são técnicas de

  • A.

    análise de alternativas de solução.

  • B.

    identificação do problema.

  • C.

    análise de causas do problema.

  • D.

    identificação do problema e análise de alternativas de solução.

  • E.

    identificação do problema e análise de suas causas.

Identifique a opção que indica, em ordem seqüencial, elementos que constituem o processo de comunicação entre os membros da organização.

  • A.

    Fonte, transmissão, escrita, fax, decodificação e resposta.

  • B.

    Fonte, codificação, transmissão, recebimento, decodificação e feedback.

  • C.

    Idéia, receptor, transmissão, codificação, recebimento e resposta.

  • D.

    Idéia, escrita, recebimento, decodificação e feedback.

  • E.

    Escrita, fax, codificação, transmissão, decodificação e resposta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...