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A Administração de Recursos Humanos é entendida como uma responsabilidade de linha e uma função de staff/assessoria. Indique a opção que interpreta corretamente o pensamento acima.
Quem administra o pessoal é uma unidade organizacional especializada, cabendo a cada gerente prestar serviços especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação gerentes-subordinados.
Quem administra o pessoal é um diretor designado para este fim, cabendo a uma unidade organizacional contratar serviços externos especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação gerentes-subordinados.
Quem administra o pessoal é cada gerente dentro de sua área de atuação, cabendo a uma unidade organizacional contratar serviços externos especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação gerentes-subordinados.
Quem administra o pessoal é cada gerente dentro de sua área de atuação, cabendo a uma unidade organizacional prestar serviços especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação gerentes-subordinados.
Quem administra o pessoal é um diretor designado para este fim, cabendo a uma unidade organizacional prestar serviços especializados, de modo a dar a cada gerente mais flexibilidade de ação com relação aos procedimentos administrativos de pessoal.
Ao planejar seu quadro de recursos humanos, as organizações consideram sua política de negócio, mudanças externas, entre outros e, mais especificamente, dados relativos ao mercado de trabalho, mercado de recursos humanos, rotatividade, absenteísmo. Selecione a opção correta.
O mercado de trabalho é constituído pelo conjunto de pessoas aptas ao trabalho em determinado lugar e época.
A rotatividade é a soma dos períodos em que os empregados da organização se encontram ausentes do trabalho.
Mercado de recursos humanos é constituído pelas vagas a emprego oferecidas pelas organizações em determinado lugar e época.
Índice alto de rotatividade indica que a organização não está sendo capaz de reter seus recursos humanos.
Quando a oferta de vagas for maior que a procura, a organização tem possibilidade de recrutar os melhores profissionais do mercado.
As afirmativas a seguir descrevem aspectos e características que definem o conceito de projeto.
I. Um projeto nasce de uma idéia, desejo ou interesse de realizar algo, e toma forma, se estrutura e se expressa através de um esquema lógico, mas é um esboço provisório, já que sua implementação exige constante aprendizado e reformulação.
II. Projetos possuem existência própria independente de programas ou políticas mais amplas.
III. Uma ação social possui três níveis de formulação: i) o nível dos grandes objetivos e eixos estratégicos de ação (a política); ii) um nível intermediário em que as políticas são traduzidas em linhas mestras de ação temáticas e/ou setoriais (programas) e; iii) o nível das ações concretas, delimitadas no tempo e no espaço pelos recursos existentes que possam realizar os programas e as políticas, ou seja, os projetos.
IV. O enfoque de projetos tende a assumir que o "futuro" pode ser previsto e definido com um razoável grau de precisão (definição de objetivos e resultados), o que tende a impor uma grande rigidez aos processos que, ao contrário, podem gerar resultados que não se esperam, dada a natureza dinâmica e complexa das relações sociais.
Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas que estão corretas.
I, III e IV
I e IV
I, II e IV
II e III
III
A gestão por competências procura substituir o tradicional foco voltado para o conteúdo do cargo por uma visão voltada para o negócio da organização e para o modo como as pessoas podem aportar valor a esta. A seguir se listam algumas competências exigidas pelas empresas num ambiente de negócios.
I. Ser capaz de aprender continuamente
II. Dominar a operação de programas de computador
III. Ter habilidades de comunicação e colaboração
IV. Desenvolver habilidades de liderança
V. Tomar decisões programadas com agilidade
Escolha a opção que indica corretamente essas competências.
I, II e IV
II, III e V
I, III e IV
III, IV e V
I, II e V
Um projeto se desenvolve em cinco etapas básicas. Assinale a opção que indica corretamente essas etapas.
Prognóstico / Diagnóstico / Análise / Execução / Avaliação
Diagnóstico / Implementação / Validação / Avaliação / Replanejamento
Identificação do Problema / Diagnóstico / Prognóstico / Execução / Avaliação
Diagnóstico / Prognóstico / Execução / Controle / Reavaliação
Identificação do Problema / Elaboração / Aprovação / Implementação / Avaliação
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972, representou um passo para a tomada de consciência da nova relação entre meio ambiente e desenvolvimento. Indique a opção que apresenta corretamente as causas que levaram à realização dessa Conferência.
Crescimento da produção agrícola e uso intensivo da água.
Queda das reservas de carvão e intensificação do consumo de petróleo.
Poluição do ar e esgotamento dos recursos naturais.
Uso intensivo da água e poluição do ar.
Ciclo de vida dos produtos e esgotamento dos recursos naturais.
I. Uma empresa do setor petrolífero, ao preparar-se para uma possível oscilação significativa do Dólar, segundo o apontado pelo seu processo de planejamento estratégico, obteve vantagens mercadológicas por conta da surpresa que tal fato causou em seu segmento de atuação.
II. Antes da implementação de suas estratégias, a empresa Olho Vivo Serviços de Entrega buscou certificar-se de que seu processo de comunicação seria capaz de garantir o fluxo de informações precisas para a implementação e controle da ação planejada.
III. O planejamento estratégico da HG Veículos para Passeios estabeleceu um processo contínuo de pesquisas junto ao mercado e aos seus consumidores como forma de buscar novos objetivos para sua organização.
Indique a opção que expressa corretamente os princípios do planejamento estratégico.
I - Integração II - Previsibilidade III - Objetividade
I - Previsibilidade II - Segurança III - Flexibilidade
I - Previsibilidade II - Controle III - Economia
I - Economia II - Segurança III - Objetividade
I - Controle II - Economia III - Flexibilidade
A seqüência correta é:
V, F, V, V, F
F, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, F, V, F, F
F, V, F, V, F
A base para a formulação de estratégias de atuação é a análise do ambiente em que a empresa está inserida. Indique qual opção abaixo que endossa a idéia acima defendida.
Os fornecedores têm o poder de influenciar muito ou pouco na qualidade de um determinado produto sendo, porém, diminuta sua influência nos preços finais oferecidos pelos produtores.
As informações produzidas por uma análise do mercado permitem à empresa identificar necessidades internas, nichos para atuar, oportunidades para oferecer produtos e serviços, tendências de comportamento em ascensão ou declínio.
O benchmarking é uma técnica cujo objetivo é o da comparação de desempenhos entre organizações. Portanto, trata-se de uma ferramenta de análise do ambiente externo a uma organização.
As mudanças no ambiente podem causar impactos na visão de uma organização, mas não importarão em mudanças significativas de sua missão.
A entrada de concorrentes potenciais pode restringir o retorno sobre o investimento dos concorrentes atuais.
Indique se as frases abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). Aponte, a seguir a seqüência correta.
( ) Integração vertical: trata-se de uma estratégia de redução de despesas que consiste no enxugamento da estrutura organizacional com a criação, por exemplo, de pool de serviços de secretaria.
( ) Quando uma empresa adquire uma outra, em outra linha de negócios, sendo que a adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercadorias similares aos da compradora, pode-se afirmar que esta enquadrase na estratégia denominada diversificação relacionada ou concentrada.
( ) Integração horizontal denomina a estratégia que envolve o crescimento por meio da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. A integração horizontal é usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros por meio de maior eficiência ou melhor esforço de vendas.
( ) Pode ser que uma empresa chegue à conclusão que a melhor estratégia para o momento seja a de concentrar-se em sua linha ou linhas de negócios existentes na tentativa de mantê-las. A esta postura denomina-se estratégia de desinvestimento.
F, V, F, F
V, V, F, V
V, F, V, F
F, F, F, F
V, F, F, F
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