Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o processo produtivo de uma organização XYZ, indique a opção que exemplifica corretamente os componentes de um sistema.
Energia, água, aço, ferro, mão-de-obra, tecnologia, recursos financeiros, instalações, equipamentos e ferramentas.
Planejamento estratégico, definição da estrutura e de normas, formas de motivação e recompensas, controle orçamentário e de resultados.
Chapas de aço para a indústria automobilística, serviço de atendimento ao cliente, controle de pedidos e faturamento.
Matérias-primas, mão-de-obra, tecnologia, processos, produtos e/ou serviços, ambiente e controle.
Ambiente imediato, planos de produção e uso de tecnologia, estabelecimento de preços e estratégias de mercado.
Assinale a assertiva que identifica o método básico de gerenciamento utilizado pela qualidade.
O ciclo PDCA (planejamento, execução, controle e ação corretiva).
A matriz de ameaças e oportunidade e de pontos fortes e oportunidades de melhoria.
O planejamento estratégico.
O monitoramento de resultados por processos.
O planejamento estratégico situacional.
Os centros práticos das ações de melhoria na gestão pela qualidade são:
as unidades organizacionais.
as pessoas.
os sistemas.
os processos.
as normas.
Indique se as frases a seguir são verdadeiras(V) ou falsas(F) e escolha a opção que expressa corretamente essa escolha.
( ) Devido às práticas de downsizing, a avaliação de desempenho tende a adotar processos cada vez mais quantitativos que envolvem um sofisticado programa de tratamento da informação.
( ) A avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização; não é um fim em si mesma, no entanto, se reveste de múltiplos objetivos.
( ) A avaliação de desempenho tem uma função de integração das práticas de administração de recursos humanos porque subsidia todos os processos.
V, F, V
F, V, F
V, V, V
F, V, V
F, F, F
A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada empregado no cargo e do seu potencial de desenvolvimento futuro. Existem diferentes métodos de avaliação de desempenho. Indique a opção que descreve corretamente o método das escalas gráficas.
O método de escalas gráficas tende a neutralizar o efeito halo, avalia os empregados por intermédio de frases descritivas de significados positivo e negativo. O avaliador deve escolher apenas uma ou duas que se aplicam ao empregado.
O método de escalas gráficas tende à subjetividade, avalia os empregados por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Cada fator é definido com uma descrição sumária, simples e objetiva, podendo se submeter a tratamento estatístico.
O método de escalas gráficas tende a neutralizar o efeito halo, avalia os empregados por meio de entrevista de um especialista com o superior imediato. Este método possibilita fazer um plano de ação para o desenvolvimento do empregado.
O método de escalas gráficas tende à subjetividade, avalia os empregados a partir da observação e registro de fatos excepcionais do seu desempenho pelo superior imediato. Esta avaliação permite a adoção de medidas corretivas.
O método de escalas gráficas tende à subjetividade, avalia os empregados por meio de fatores de avaliação previamente definidos e depois seu desempenho é pareado pelo avaliador. Dessa avaliação resulta uma classificação final.
Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir. Os métodos de escalonamento e das categorias predeterminadas são utilizados para avaliação de
desempenho.
cargos
cargos e desempenho.
pesquisa salarial.
cargos e pesquisa salarial.
Assinale o item que contém a definição correta do conceito proposto.
Análise do ambiente: Processo cujo principal objetivo é o de monitorar o cenário da organização para identificar os riscos e oportunidades em um passado recente.
Estratégia de mudança limitada: Estratégia que envolve a oferta de novos produtos em mercados já consolidados dentro da mesma classe geral de produtos.
Objetivo organizacional: Processo pelo qual as informações percebidas são utilizadas para avaliar e escolher entre vários cursos de ação.
Planejamento estratégico: É processo gerencial, quando voltado para o mercado, que objetiva desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades num mercado mutante.
Cultura organizacional: É o modelo de pressupostos básicos que um grupo rejeitou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado aos demais membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Escolha a opção que indica corretamente o que se entende por viabilidade financeira de um projeto.
Verificar qual a contribuição que o projeto trará para a empresa e a sociedade.
Verificar se o projeto atende aos requisitos legais de localização e licença de operação.
Verificar se os recursos alocados para o projeto são suficientes para garantir seu término.
Verificar se a liberação de recursos necessários é compatível com o cronograma de execução.
Verificar qual o grau de aceitação do projeto pelos diversos stakeholders.
Assinale a opção que não indica uma visão contemporânea de liderança.
O líder adquire habilidades de liderança por meio de processos de ensino-aprendizagem, cabendo à organização investir em capacitação para formação de líderes.
O exercício da liderança é produto da participação, envolvimento, comunicação, cooperação, negociação, iniciativa e responsabilidade.
O líder possui características inatas, comuns em grandes personalidades do mundo político e empresarial, cabendo à organização investir em recrutamento e seleção.
O exercício da liderança pressupõe descobrir o poder que existe nas pessoas, tornando-as capazes de criatividade e auto-realização.
O exercício da liderança depende de condições organizacionais e da capacidade de aprender e desenvolver habilidades.
Diferentes teorias tentam explicar a liderança. A seguir explicitam-se alguns aspectos dessas teorias.
I. A eficácia do líder depende da cultura organizacional, de características do gerente e dos funcionários.
II. O melhor estilo de liderança é aquele orientado para a tarefa.
III. A maturidade do grupo de liderados indica o melhor estilo de liderança.
IV. A eficácia do líder se deve a suas habilidades pessoais e uso da autoridade.
Assinale a opção que corresponde à essência das teorias de liderança situacional.
I, II e III
III e IV
I, III e IV
I e III
II e IV
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