Questões de Administração da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A utilização do inventário rotativo permite:

  • A.

    A paralisação das atividades apenas uma vez no ano.

  • B.

    Uma melhor apropriação das diferenças próximo de sua ocorrência.

  • C.

    Que a equipe que realizará a contagem saiba previamente a quantidade de itens existentes.

  • D.

    Diferente do inventário geral apenas uma contagem de cada item.

Dentre os inúmeros sistemas de avaliação de desempenho o processo de Gestão do Desempenho por Resultados baseia-se no Planejamento Estratégico e nas Metas da Organização, desdobrando-se em metas setoriais que serão integradas aos projetos e processos. Dentre outros, são os seguintes os objetivos da Gestão do Desempenho por Resultados:

  • A.

    Definir e mensurar, por meio de indicadores, os resultados esperados dos funcionários, formalizados nos Planos de Desempenho Individual.

  • B.

    Definir e mensurar, por meio de indicadores, os resultados esperados das áreas e dos funcionários, formalizados nos Planos de Desempenho.

  • C.

    Definir e mensurar, por meio de indicadores, os resultados esperados dos funcionários, formalizados no Plano de Cargos e Salários.

  • D.

    Definir e mensurar, por meio de indicadores, os resultados esperados das áreas e dos funcionários, formalizados no Plano de Cargos e Salários e no Plano Estratégico da Empresa.

São princípios básicos da Administração Financeira:

  • A. Orçamento, provimento e situação patrimonial.
  • B. Orçamento e apresentação de balancetes.
  • C. Planejamento, provimento e fluxo de caixa.
  • D. Planejamento, acompanhamento e transparência.

A afirmativa que melhor define as atividades de devolver mercadorias do cliente para a empresa:

  • A.

    é logística reversa.

  • B.

    é logística de distribuição.

  • C.

    é logística de manufatura.

  • D.

    não é uma atividade logística.

Uma organização formal reúne pessoas que trabalham para alcançar os mesmos objetivos, sendo fundamental o gerenciamento para direcionar quais esses objetivos em comum. De forma simplificada podemos dizer que a gerência é responsável pelo planejamento, organização, direção e controle. Entendemos controle como:

  • A.

    O processo que compreende o aspecto estratégico da gerência, escolhendo objetivos organizacionais e formulando maneiras de atingí-los.

  • B.

    O processo que compreende a direção, a influência para que as pessoas cumpram suas tarefas.

  • C.

    O processo que compreende as decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar tarefas.

  • D.

    O processo que compreende a comparação das atividades desempenhadas com as metas e objetivos da organização, assegurando o crescimento adequado e propiciando espaço para os ajustes necessários.

Podemos afirmar que o conceito que busca a gestão do relacionamento com clientes, para conhecer mais sobre as necessidades e comportamento de cliente e consumidores é conhecido no seu original em inglês como:

  • A.

    ERP.

  • B.

    MRP.

  • C.

    CRM.

  • D.

    TPM.

A implementação de sistemas de auto-atendimento de Recursos Humanos segundo a lógica da informatização tem como potencial benefício a reorganização da gestão de pessoas e da área de recursos humanos. Os sistemas de auto-atendimento de Recursos Humanos permitem:

  • A.

    A adoção de um modelo mais flexível de trabalho, baseado na reorganização da força de trabalho e a diminuição do quantitativo de pessoal necessário nas diversas áreas da empresa.

  • B.

    A adoção de um modelo mais flexível de trabalho, baseado na independência dos indivíduos mais próximos dos chamados modelos organizacionais orgânicos.

  • C.

    A concentração e o desenvolvimento de funcionários da área de Recursos Humanos em funções mais voltadas às áreas fim da empresa.

  • D.

    A concentração e o desenvolvimento de funcionários da área de Recursos Humanos em funções mais voltadas a redução da rotatividade de pessoal e a redução de custos e tempo despendidos nos processos de Recursos Humanos.

A tipologia que considera as características estruturais para classificar as organizações foi desenvolvida por:

  • A.

    Pugh, Hickson e Hinings.

  • B.

    Champion, Etzioni, Katz e Kahn.

  • C.

    Champion, Etizioni, Blau e Scott.

  • D.

    Champion, Pugh, Hickson e Hinings.

Vive-se hoje, na esfera das organizações e da vida administrativa, tanto no setor privado como particularmente no setor público, uma fase de grandes ajustes e transformações. Isso tem exigido das organizações maior agilidade e maior capacidade de responder às novas orientações governamentais, às inovações tecnológicas e às crescentes demandas de clientes e usuários. Como resultado, diversas modificações passaram a afetar significativamente os processos de trabalho e as formas de organização prevalecentes, alterando também as estratégias de ação. Em relação as transformações em curso é correto afirmar que:

  • A.

    estimulam a gerência por departamentos e a minimização dos controles.

  • B.

    exigem grande flexibilidade organizacional e gerencial, estimulam a gestão por resultados e impõem a valorização dos recursos humanos, vinculando a remuneração à produtividade, enfatizando a capacitação profissional e consolidando os mecanismos de avaliação continuada.

  • C.

    procuram consolidar as hierarquias verticais, o planejamento normativo, a gerência por objetivos e a direção imperativa.

  • D.

    impõem a completa devolução das tradicionais atribuições estatais para o setor privado.

Assinale a alternativa correta

 A diferenciação horizontal compreende o número de:

  • A. subordinados vinculados diretamente a uma gerência.
  • B. unidades de negócios que se encontram dispersas geograficamente da matriz.
  • C. níveis hierárquicos constantes na estrutura organizacional de uma empresa.
  • D. especialidades ocupacionais de uma organização.
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