Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação das pessoas e desenvolvendo comunicação espontânea, franca e cordial, é classificado como um líder com estilo de liderança
liberal.
autocrática.
democrática.
situacional.
centralizadora.
Indivíduos cuja necessidade principal é a de buscar a excelência, de lutar pelo sucesso em suas atividades, e que buscam fazer as coisas melhores e situações onde possam assumir a responsabilidade de encontrar soluções para os problemas, são considerados, de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, como pessoas cujo motivo ou necessidade básica é a necessidade de
poder
afiliação.
realização.
autoestima.
segurança.
Para tanto é preciso
procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade.
apreender as prioridades da visão da sociedade como um todo harmônico e em movimento.
dar atenção prioritária aos aspectos individuais e a-históricos, na medida em que a soma dos mesmos possibilita a construção da realidade dinâmica que se quer modificar.
construir um arcabouço teórico com a visão funcionalista do todo social, pois esta visão responde de forma mais abrangente às questões da realidade social.
considerar que mudanças significativas não são possíveis de serem previstas em processos de planejamento.
Qualquer que seja o estado emocional dos clientes, é importante para eles que se compreenda o que estão ten- tando dizer e como se sentem em relação ao atendimento que desejam. Quando se reage às emoções deles, é bom distinguir entre empatia e solidariedade. Ambas têm a ver com o modo como se lida com as emoções das pessoas.
A respeito de empatia, analise:
I. empatia significa reconhecer e afirmar o estado emocional do outro.
II. empatia envolve identificação e até mesmo envol- vimento com as emoções do outro.
III. reagindo com empatia, preserva-se a calma e o autocontrole para ajudar o cliente a suprir suas necessidades e a resolver o problema.
IV. responder aos clientes com empatia é indignar-se tanto quanto eles diante do problema.
É correto o que consta APENAS em
I, II e IV.
I, II e III.
II e III.
I e III.
II e IV.
A Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são os processos de agregar; aplicar; recompensar; desenvolver; manter e monitorar pessoas. O processo de agregar pessoas é utilizado para
incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados de processos de provisão ou suprimento de pessoal.
acompanhar e controlar as atividades das novas pessoas que ingressam na corporação e de verificar seus resultados.
capacitar e incrementar a adaptação das novas pessoas às atividades que deverão exercer. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e das competências.
incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada novo membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos.
criar condições psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem pesquisas de clima e programas de qualidade de
As tarefas de Administração de Recursos Humanos mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado, os especialistas em Recursos Humanos que atuam como consultores internos, e de outro, os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de Recursos Humanos por serem responsáveis pela
manutenção de uma ação disciplinadora.
busca constante de resultados.
utilização eficaz de seus subordinados.
aplicação do treinamento em sala de aula.
administração da carreira de cada subordinado.
Além do contrato formal de trabalho, a organização e as pessoas que nela trabalham, estabelecem um contrato psicológico de trabalho. Pode-se definir este último como um
compromisso de dedicação das pessoas ao trabalho que executam, garantindo a plena aplicação do potencial individual.
entendimento tácito entre indivíduo e organização que estabelece um conjunto de expectativas que devem ser atendidas pelas partes envolvidas.
acordo em que a empresa se compromete a investir nos indivíduos que nela trabalham, garantindo oportunidades iguais.
pacto emocional entre a empresa e seus funcionários de buscarem resultados que agregam valor para toda a organização.
ajuste que torna a empresa e funcionários parceiros na busca de resultados para a organização e satisfação para as pessoas.
A equipe de trabalho formada para resolver determinados assuntos ou problemas específicos, em bases temporárias, denomina-se
Equipes de trabalho cujos membros, no início, se submetem à administração, mas logo começam a operar por conta própria, assumindo as responsabilidades definidas em conjunto no interior da equipe denominam-se
A capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe e de conseguir esforços cooperativos nessa equipe na direção dos objetivos estabelecidos denominase habilidade
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