Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação das pessoas e desenvolvendo comunicação espontânea, franca e cordial, é classificado como um líder com estilo de liderança

  • A.

    liberal.

  • B.

    autocrática.

  • C.

    democrática.

  • D.

    situacional.

  • E.

    centralizadora.

Indivíduos cuja necessidade principal é a de buscar a excelência, de lutar pelo sucesso em suas atividades, e que buscam fazer as coisas melhores e situações onde possam assumir a responsabilidade de encontrar soluções para os problemas, são considerados, de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, como pessoas cujo motivo ou necessidade básica é a necessidade de

  • A.

    poder

  • B.

    afiliação.

  • C.

    realização.

  • D.

    autoestima.

  • E.

    segurança.

Para tanto é preciso

  • A.

    procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade.

  • B.

    apreender as prioridades da visão da sociedade como um todo harmônico e em movimento.

  • C.

    dar atenção prioritária aos aspectos individuais e a-históricos, na medida em que a soma dos mesmos possibilita a construção da realidade dinâmica que se quer modificar.

  • D.

    construir um arcabouço teórico com a visão funcionalista do todo social, pois esta visão responde de forma mais abrangente às questões da realidade social.

  • E.

    considerar que mudanças significativas não são possíveis de serem previstas em processos de planejamento.

Qualquer que seja o estado emocional dos clientes, é importante para eles que se compreenda o que estão ten- tando dizer e como se sentem em relação ao atendimento que desejam. Quando se reage às emoções deles, é bom distinguir entre empatia e solidariedade. Ambas têm a ver com o modo como se lida com as emoções das pessoas.

A respeito de empatia, analise:

I. empatia significa reconhecer e afirmar o estado emocional do outro.

II. empatia envolve identificação e até mesmo envol- vimento com as emoções do outro.

III. reagindo com empatia, preserva-se a calma e o autocontrole para ajudar o cliente a suprir suas necessidades e a resolver o problema.

IV. responder aos clientes com empatia é indignar-se tanto quanto eles diante do problema.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e IV.

A Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são os processos de agregar; aplicar; recompensar; desenvolver; manter e monitorar pessoas. O processo de agregar pessoas é utilizado para

  • A.

    incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados de processos de provisão ou suprimento de pessoal.

  • B.

    acompanhar e controlar as atividades das novas pessoas que ingressam na corporação e de verificar seus resultados.

  • C.

    capacitar e incrementar a adaptação das novas pessoas às atividades que deverão exercer. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e das competências.

  • D.

    incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada novo membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos.

  • E.

    criar condições psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem pesquisas de clima e programas de qualidade de

As tarefas de Administração de Recursos Humanos mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado, os especialistas em Recursos Humanos que atuam como consultores internos, e de outro, os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de Recursos Humanos por serem responsáveis pela

  • A.

    manutenção de uma ação disciplinadora.

  • B.

    busca constante de resultados.

  • C.

    utilização eficaz de seus subordinados.

  • D.

    aplicação do treinamento em sala de aula.

  • E.

    administração da carreira de cada subordinado.

Além do contrato formal de trabalho, a organização e as pessoas que nela trabalham, estabelecem um contrato psicológico de trabalho. Pode-se definir este último como um

  • A.

    compromisso de dedicação das pessoas ao trabalho que executam, garantindo a plena aplicação do potencial individual.

  • B.

    entendimento tácito entre indivíduo e organização que estabelece um conjunto de expectativas que devem ser atendidas pelas partes envolvidas.

  • C.

    acordo em que a empresa se compromete a investir nos indivíduos que nela trabalham, garantindo oportunidades iguais.

  • D.

    pacto emocional entre a empresa e seus funcionários de buscarem resultados que agregam valor para toda a organização.

  • E.

    ajuste que torna a empresa e funcionários parceiros na busca de resultados para a organização e satisfação para as pessoas.

A equipe de trabalho formada para resolver determinados assuntos ou problemas específicos, em bases temporárias, denomina-se

  • A. comissão.
  • B. equipe funcional.
  • C. força-tarefa.
  • D. equipe de comando.
  • E. coaching.

Equipes de trabalho cujos membros, no início, se submetem à administração, mas logo começam a operar por conta própria, assumindo as responsabilidades definidas em conjunto no interior da equipe denominam-se

  • A. ad hoc.
  • B. autogeridas.
  • C. de comando.
  • D. de assessoria.
  • E. mentoring.

A capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe e de conseguir esforços cooperativos nessa equipe na direção dos objetivos estabelecidos denominase habilidade

  • A. conceitual ou de visão sistêmica.
  • B. técnica.
  • C. de relação interpessoal ou humana.
  • D. de resolução de conflitos.
  • E. de alocação de recursos.
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