Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao definir a estrutura organizacional de uma empresa, seus administradores devem considerar seis elementos básicos:

  • A.

    tecnologia; produto/serviço; análise do trabalho; agrupamento de funções; custos e número de níveis de comando.

  • B.

    divisão do trabalho; produtividade; segmento de negócio; tecnologia; distribuição das equipes e localização geográfica.

  • C.

    mão de obra necessária; características dos clientes; amplitude do negócio; concentração do trabalho; funções essenciais e agrupamento das tarefas.

  • D.

    especialização do trabalho; departamentalização; cadeia de comando; amplitude de controle; centralização/descentralização e formalização.

  • E.

    foco do negócio; público alvo; mão de obra especializada; amplitude de controle; divisão de poder e distribuição geográfica.

O modelo abaixo representa a estrutura de uma organização

  • A.

    centrada no cliente.

  • B.

    matricial.

  • C.

    virtual.

  • D.

    burocrática.

  • E.

    centrada em equipes.

Na gestão da qualidade dos serviços públicos o ciclo PDCA (plan, do, check, action) é uma prática gerencial que promove a melhoria contínua e sistemática da organização, cujo fornecimento de educação e treinamento ocorre

  • A.

    nas fases de Execução (do) e de Verificação (check).

  • B.

    na fase de Planejamento (plan).

  • C.

    na fase de Execução (do).

  • D.

    na fase de Correção da ação (action).

  • E.

    nas fases de Verificação e de Correção (check e action).

Um profissional deve desenvolver dois tipos de competências, a técnica e a interpessoal. O desenvolvimento da competência interpessoal exige a aquisição de habilidades que facilitem a compreensão do conteúdo da comunicação entre duas pessoas. Uma dessas habilidades é a verificação da percepção, que consiste em

  • A.

    identificar ou especificar sua percepção sobre os seus próprios sentimentos, esclarecendo ao outro como ele deve se relacionar em situações de conflito.

  • B.

    dizer sua percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de verificar a compreensão de seus sentimentos, além do conteúdo das palavras.

  • C.

    dizer aquilo que você intui sobre as consequências que seus comportamentos podem ocasionar aos outros.

  • D.

    identificar ou especificar os sentimentos que a equipe possue em relação ao outro.

  • E.

    relatar ao outro seus próprios sentimentos em relação ao comportamento que ele está adotando.

O efeito halo é um erro de avaliação que ocorre no processo de recrutamento e seleção de um candidato.

O efeito halo ocorre quando o entrevistador

  • A.

    assume que todas as características de um candidato são boas.

  • B.

    procura por pessoas com características semelhantes às suas.

  • C.

    assume uma determinada situação como regra básica do comportamento do candidato.

  • D.

    é preconceituoso com o candidato ou um grupo de pessoas.

  • E.

    tira conclusões precipitadas baseadas em expectativas anteriores ao processo seletivo.

Os estoques precisam ser gerenciados e monitorados em termos de valor e necessidade. O ordenamento dos itens em estoque, de acordo com o seu valor durante determinado período, é uma característica da ferramenta de gestão de materiais denominada

  • A.

    prazo de renovação.

  • B.

    curva ABC ou Curva de Pareto.

  • C.

    prazo de abastecimento.

  • D. MRP-Manufacturing Resources Planning.
  • E.

    sistema de revisão periódica.

Considerando-se os modelos de gestão na Administração Pública e na Administração Privada é correto afirmar:

  • A.

    Na Administração Pública, ao contrário da Administração Privada, há autonomia decisória e baixos impactos de ingerências políticas no processo de gestão.

  • B.

    Na Administração Pública um bom ou mau funcionamento não tem impacto político maior que na Administração Privada.

  • C.

    Enquanto que a Administração Pública é orientada para o lucro, a Administração Privada é orientada para o bem-estar social e serviços ao cidadão.

  • D.

    Na Administração Privada há autonomia decisória, enquanto que no aspecto organizacional a Administração Pública é afetada por forças externas.

  • E.

    A rentabilidade é vital para a Administração Pública, enquanto para a Administração Privada a rentabilidade dos produtos e serviços não é vital para o seu crescimento.

A ação do gestor público na definição dos objetivos e os meios para alcançá-los de forma não aleatória, denominase

  • A.

    Organização funcional.

  • B.

    Controle ad hoc.

  • C.

    Coordenação dos recursos.

  • D.

    Função distributiva.

  • E.

    Planejamento governamental.

No que concerne a definições de processos, considere:

I. é um grupo de atividades realizadas numa sequên- cia lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.

II. é aquele descrito suficientemente em detalhes, de forma que possa ser consistentemente usado.

III. conjunto de ações independentes para um fim produtivo específico, ao final do qual serão gerados produtos e/ou serviços e/ou informações.

IV. qualquer atividade ou conjuntos independentes de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico.

V. uma ordenação específica das atividades de traba- lho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas, claramente identificadas, enfim, uma estrutura para ação.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III, IV e V.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I, II e V.

  • E.

    I, IV e V.

É INCORRETO afirmar que, nos processos administrativos no âmbito da Administração Pública Federal, serão observados, entre outros, os critérios de

  • A.

    interpretação da norma administrativa, da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, permitida aplicação retroativa de nova interpretação.

  • B.

    atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.

  • C.

    adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.

  • D.

    adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.

  • E.

    impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...