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São obrigatórias para todas as sociedades anônimas as seguintes demonstrações:
do Valor Adicionado, dos Fluxos de Caixa e o Balanço Patrimonial.
das Origens e Aplicações de Recursos e o Balanço Patrimonial.
dos Fluxos de Caixa, do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial.
dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e o Balanço Patrimonial.
das Mutações do Patrimônio Líquido, dos Fluxos de Caixa e o Balanço Patrimonial.
Segundo Herzberg, a motivação resulta de fatores que podem ser divididos em duas categorias principais. As relações pessoais com os colegas e o estilo de supervisão do chefe são fatores
higiênicos ou motivacionais.
extrínsecos ou motivacionais.
intrínsecos ou higiênicos.
intrínsecos ou motivacionais.
extrínsecos ou higiênicos.
Considere as afirmações sobre o conceito de clima organizacional.
I. A pesquisa de clima organizacional permite ligar as variáveis psicológicas às organizacionais através da dimensão transacional das organizações, ou seja, como as pessoas avaliam recompensas e todas as diferentes formas de reconhecimento que estão recebendo da organização pelas contribuições que estão prestando ao exercer diferentes funções.
II. As pesquisas de clima organizacional procuram avaliar os valores, normas e crenças mobilizados pelos membros da organização em suas relações com as lideranças.
III. As pesquisas de clima organizacional incluem as seguintes dimensões: comunicação, integração entre as diferentes áreas funcionais, estilo de gerência, administração de recursos humanos (principalmente salários, benefícios e carreira), modelo de gestão adotado pela organização, natureza do trabalho realizado, relacionamento interpessoal, grau de identificação com a organização e clareza de objetivos.
IV. As pesquisas de clima organizacional envolvem avaliações de todos os membros da organização, além de parceiros e clientes. Nestes casos, todos se avaliam mutuamente levando em conta o nível de satisfação com a atuação das lideranças.
V. As pesquisas de clima organizacional levam em consideração fatores externos, enquanto ameaças e oportunidades, e fatores internos, como forças e fraquezas da organização na avaliação das relações cotidianas entre lideranças e colaboradores.
São verdadeiras APENAS as afirmações
I, II e V.
III.
I e III.
I e IV.
I, III e V.
Entre as funções da administração definidas por Fayol, a que se refere diretamente ao elemento humano nas organizações é a de
comandar.
controlar.
planejar.
organizar.
prever.
Instruções: As questões de números 26 a 28 referem-se às atividades de reforma, reparo e costura, à mão ou à máquina, de roupas de vestir, cama, mesa e banho.
O Agente de Apoio Administrativo começa a costurar, à máquina, uma toalha e o tecido não avança. Uma das providências que ele deve tomar é
regular o dial para obter um ponto com comprimento maior.
verificar se a bobina foi abastecida corretamente com a linha.
limpar com um algodão úmido em água o dente impelente.
reduzir a quantidade de linha da bobina.
substituir a linha que passa pela lançadeira.
O que caracteriza uma estrutura organizacional de tipo matricial é:
a constituição de uma equipe heterogênea de especialistas em diferentes áreas, que são deslocados de suas funções habituais para se dedicarem a uma tarefa específica.
a combinação de formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional.
a delegação de autoridade e responsabilidade às equipes, que se tornam autônomas e auto-suficientes para decidir sobre seu trabalho.
a reunião de especialistas em torno de atividades similares, agrupadas e identificadas de acordo com os seus fins.
a combinação de órgãos de linha, diretamente relacionados aos objetivos vitais da empresa e de órgãos de staff que apóiam os primeiros.
Com relação ao processo de mudança organizacional, assinale a alternativa correta.
A mudança organizacional é um processo induzido de fora para dentro da organização para evitar a resistência dos seus membros.
Tanto na perspectiva Taylorista como na Teoria da Contingência a mudança organizacional depende do envolvimento e aceitação dos novos objetivos organizacionais por parte dos seus membros.
O medo e a incerteza com relação ao processo de mudança organizacional podem se manifestar como resistência e devem ser levados em consideração no seu planejamento.
A cultura organizacional é um obstáculo e deve ser transformada previamente para que o processo de mudança tenha sucesso.
A perspectiva da mudança organizacional vê as organizações como máquinas feitas de partes que se interligam, cada uma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento do todo.
Processo gerencial, valorizando as trocas voluntárias de valores para garantir a sobrevivência das organizações, entendido como a combinação de técnicas, cuja aplicação visa o perfeito processo de troca, beneficiando todos os elementos que nela interagem.
A definição acima, de Sueli Angélica do Amaral, refere-se
à gestão da informação.
ao planejamento.
à qualidade total.
ao marketing.
à gestão da comunicação organizacional.
No processo de gestão das organizações, a abordagem que parte do princípio que as pessoas são motivadas para a realização de suas atividades, esperando que certas ações auxiliarão a alcançar os resultados desejados, refere- se à teoria
da hierarquia de necessidades.
X e Y.
da expectância.
comportamental
da administração por objetivos.
O processo de dividir o mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opiniões é denominado de segmentação
psicográfica.
geográfica.
por pensamentos e sentimentos.
comportamental de compras.
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