Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Com relação às fases de um projeto, considere:

I. A fase de elaboração ou preparação se fundamenta em um diagnóstico e na oportunidade de intervenção.

II. A fase de desenvolvimento é o momento da prática, da efetiva realização do projeto.

III. A aprovação do projeto ocorre na fase de estruturação.

IV. Embora ocorra durante todo o processo de implementação, a avaliação tem, no momento de encerramento do projeto, a função de verificar em que medida se atingiram os resultados previstos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.

A área de desenvolvimento da organização, quando solicitada a construir o conteúdo programático de um treinamento empresarial, deve ter como conceito evolutivo dos níveis de aprendizagem

  • A. a taxonomia de Bloom.
  • B. fundamentos da organização.
  • C. a curva de aprendizagem.
  • D. temas significativos relacionados ao negócio.
  • E. o público a que se destina.

Não são todas as atividades executadas no âmbito de uma estrutura organizacional que podem ser caracterizadas como um projeto. Algumas características são necessárias para que determinado esforço ou ação configure efetivamente um projeto, entre as quais, a

  • A. temporalidade, dado que todo o projeto tem um início e um fim definidos.
  • B. complexidade, pois somente resultados sofisticados justificam a persecução por meio de um projeto.
  • C. padronização, pois todo o projeto busca a melhoria de processos de trabalho.
  • D. externalidade, na medida em que os projetos devem ser conduzidos por pessoas de fora da estrutura.
  • E. unicidade, dado que sua condução deve ser feita pela alta direção da organização.

O processo de avaliação de perfil de um profissional exige muito cuidado e possui alta dependência da capacitação dos avaliadores. Para assegurar resultados eficazes ao estruturar um processo seletivo, a área de RH deve EVITAR:

  • A. Vários avaliadores no mesmo processo.
  • B. Processos rápidos, de curta duração.
  • C. Procedimentos e tratamentos estatísticos.
  • D. Vieses de avaliação e interferências subjetivas.
  • E. Escalas de competências corporativas.

O conceito de maturidade, no gerenciamento de projetos, está atrelado ao aprendizado oriundo de projetos anteriores voltados à melhoria de suas práticas e à sua padronização. O modelo de maturidade proposto pela ESI International (Project Framework) propõe cinco níveis de maturidade e concentra a análise APENAS nos seguintes componentes:

  • A. comunicação e processos.
  • B. processos e tecnologia.
  • C. pessoas, processos e tecnologia.
  • D. comunicação, tecnologia e inovação.
  • E. inovação e comunicação.

O principal objetivo para se realizar treinamentos formais de colaboradores é

  • A. criar oportunidades de desvelar bons profissionais.
  • B. ampliar a rede de relacionamento.
  • C. promover reconhecimento aos bons profissionais.
  • D. criar sinergia entre áreas.
  • E. acelerar a aprendizagem funcional.

A competência de um profissional poderá ser mapeada a partir de ações observáveis e dos resultados que produz, apoiando-se em três pilares fundamentais:

  • A. agilidade, assertividade e comunicação.
  • B. compreensão, análise e comportamento.
  • C. raciocínio, agilidade e valores.
  • D. conhecimento, habilidade e atitudes.
  • E. comportamento, crenças e inteligência.

A cultura de uma empresa tem sua origem

  • A. nos valores do fundador da empresa.
  • B. nas ideias de várias pessoas de dentro e fora da empresa.
  • C. nas características individuais do nível gerencial.
  • D. nos valores dos colaboradores da base da empresa.
  • E. nas intenções e pensamentos dos acionistas.

Conhecer a raiz das motivações que impulsionam a atitude de um colaborador é fundamental no processo de gestão de pessoas. O gestor, ao exercer sua função,

  • A. identificará as motivações com facilidade, se desejar.
  • B. deverá observar o comportamento aparente do colaborador.
  • C. poderá identificar as motivações e apenas administrá-las.
  • D. terá facilidade porque as motivações se evidenciam no comportamento.
  • E. poderá identificar as motivações para modificá-

Bons líderes são capazes de fazer o diagnóstico do nível de desenvolvimento do colaborador e adaptar-se à necessidade para lidar com o problema de desempenho existente. Essas premissas referem-se à Teoria

  • A. da Liderança Situacional.
  • B. das Contingências.
  • C. Y.
  • D. dos Traços.
  • E. do Grid Gerencial.
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