Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A manutenção de relações harmoniosas mediante a colocação das necessidades e interesses alheios acima das nossas próprias é uma técnica de gestão de conflitos denominada
As figuras abaixo apresentam os 5 tipos de centralização e descentralização horizontal e vertical propostos por Mintzberg. Segundo Mintzberg, eles podem ser distribuídos ao longo de um único continuum, da centralização em ambas as dimensões em um extremo à descentralização em ambas as dimensões em outro extremo. Referem-se, exclusivamente, ao poder sobre as decisões tomadas nas organizações.
Considerando exclusivamente o critério "poder sobre as decisões tomadas nas organizações", estão corretamente relacionados a figura e o respectivo processo em
Instruções: Considere os dados abaixo para responder às questões de números 9 e 10.
A grade gerencial de Blake e Mouton mede o estilo de gestão em termos de sua preocupação prioritária em relação às pessoas e ao relacionamento; ou à produção, às tarefas e às atividades. No eixo das abscissas, são plotadas as prioridades em relação à produção, às tarefas e às atividades, e, no eixo das ordenadas, as prioridades em relação às pessoas e ao relacionamento. Em cada eixo, há intervalos de números inteiros, de 1 a 9.
Relacionando a Teoria X e Y de McGregor com a Grade Gerencial de Blake e Mouton é correto concluir que
É
correto o que consta APENAS emI, II e III.
I e IV.
II, III e IV.
II e IV.
III e IV.
As culturas não se transformam totalmente em outras culturas. Uma vez existentes, sempre manterão traços desenvolvidos, valores essenciais, o que corresponde
Segundo R. Ritter um líder deve combinar talentos. A capacidade de pensar no seu próprio poder e perceber os perigos das suas próprias paixões trata-se de um talento
político.
cognitivo.
social.
intrapsíquico.
ético.
Quando a eficácia de um líder é atingida porque o seguidor admira e identifica-se com a pessoa do líder e com a causa que ele defende, e há o envolvimento natural do liderado, existe um poder
do especialista.
de referência.
de coerção.
de recompensa.
de legitimidade.
Paul Hersey e Douglas Scott definem que uma organização é um sistema composto de vários subsistemas interrelacionados: o humano/social, o administrativo/estrutural, o informativo/decisório, e o econômico/tecnológico. Como demostra a figura abaixo, se todo o sistema funciona bem, cada uma de suas partes, ou subsistemas, interage eficazmente com as outras. De acordo com Ichak Adizes, para gerir eficazmente uma organização são necessárias quatro funções: produzir, implementar, inovar e integrar. Cada um desses papéis está claramente relacionado com um dos quatro subsistemas mencionados.
Em um ambiente em constante mutação, o gerente deve ser empreendedor, ter discernimento, critério para mudar as metas e os métodos utilizados para atingi-las. Deve ser inovador enfatizando o subsistema administrativo/estrutural.
O principal requisito de um gerente é possuir apenas um conhecimento funcional de sua área, destacando- se, assim, a função produzir, que enfatiza atividades do sistema econômico/tecnológico.
O gerente, no papel de implementador, coordena, controla e disciplina, verificando ainda se tudo funciona conforme o previsto. A ênfase é dada no subsistema humano/social.
O gerente, para bem administrar, requer coordenação de várias pessoas desempenhando papéis que podem parecer conflitantes, mas, na verdade, as funções produzir, implementar, inovar e integrar são intercomplementares.
Como integrador, o gerente transforma as estratégias individuais em estratégias de grupo; riscos individuais tornam-se riscos de grupo; metas individuais são harmonizadas em metas de grupo e, finalmente, o empreendimento individual desponta como empreendimento de grupo. A função integrar enfatiza o subsistema informativo/decisório.
Provisão de bens ou serviços que correspondam às necessidades do cliente (...) envolve descobrir o que o cliente quer, criar e adaptar um produto que corresponda ao que o cliente deseja e, ao mesmo tempo, fazer com que a empresa produtora tenha lucro.
A definição acima, de autoria de John Westwood, referese ao conceito de
Henry Mintzberg define que a estrutura organizacional de uma empresa envolve duas exigências fundamentais: a divisão do trabalho em tarefas distintas e a realização da coordenação entre essas tarefas. A coordenação provou ser um trabalho mais complicado, que envolve vários meios, denominados mecanismos de coordenação. Os mecanismos de coordenação definidos são cinco: ajuste mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização dos resultados do trabalho e padronização das habilidades dos trabalhadores.
Nessa perspectiva, é correto afirmar que
as habilidades (e o conhecimento) são padronizados quando o tipo de treinamento exigido para o desempenho do trabalho não é especificado.
a supervisão direta assume a coordenação quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho das outras, dispensando instruções e monitoramento das ações.
os processos do trabalho são padronizados quando o conteúdo do trabalho não é especificado ou programado.
os outputs são padronizados quando os resultados do trabalho por exemplo, as dimensões do produto ou o desempenho – não são especificados.
o ajuste mútuo obtém a coordenação do trabalho pelo simples processo de comunicação informal.
Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; especialização do trabalho é altamente horizontalizada; tendência a agrupar especialistas; adoção da descentralização seletiva das equipes localizadas em vários pontos da organização, envolvendo vários grupos formados por gerentes de linha, especialistas operacionais e assessores. Trata-se de estrutura organizacional do tipo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...