Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As empresas refletem em seu clima e em sua cultura os desvios comportamentais daqueles que as dirigem. De Vries e Miller descrevem tipologias comportamentais apresentadas pelos executivos que refletem na cultura organizacional. O executivo que exige obediência irrestrita e é meticuloso, projeta uma organização perfeccionista; os relacionamentos interpessoais pautam-se pela dominância / submissão; há falta de espontaneidade; as regras devem ser seguidas com obstinação. Esse tipo caracteriza uma organização
paranóide.
dramática.
depressiva.
compulsiva.
Para Herzberg as pessoas têm categorias diferentes de necessidades. Política e administração, relações interpessoais e segurança são denominados fatores
sociais.
motivadores.
fisiológicos.
de higiene.
de estima.
A soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, posteriormente, como a coordenação é realizada entre essas tarefas é denominada
estrutura de uma organização.
planejamento estratégico.
missão da organização.
reengenharia da organização.
redesenho dos processos.
Uma estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento, especialização do trabalho altamente horizontalizada, baseada em treinamento formal, tendência a agrupar especialistas das unidades funcionais para propósitos de organização interna divididos em pequenas equipes de projetos baseadas no mercado, que visam à execução de um trabalho específico, são parâmetros de design organizacional, identificados por H. Mintzberg, para o desenho de uma estrutura denominada
burocracia profissional.
divisionalizada.
burocracia mecanizada.
estrutura simples.
adhocracia.
Segundo H. Mintzberg, é mediante o processo de agrupamento em unidades que o sistema de autoridade formal é estabelecido e a hierarquia da organização construída. O organograma é a representação pictórica dessa hierarquia. Agrupamento de unidades formados com base nos produtos que fabricam ou serviços que prestam é denominado agrupamento por
processo de trabalho e função.
conhecimento e habilidade.
output.
cliente.
local.
Em um sistema fechado, o estado inicial é determinado pelas condições iniciais. Se as condições iniciais ou o processo forem alterados, o estado final também o será. Isto não é o que acontece nos sistemas abertos. Nos sistemas abertos, o mesmo estado final pode ser alcançado partindo de diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras. Esta característica denomina-se
A forma pela qual um conjunto de atividades cria, trabalha ou transforma insumos (entradas), agregando-lhes valor, com a finalidade de produzir bens ou serviços, com qualidade, para serem entregues aos clientes (saídas), sejam eles internos ou externos, denomina-se
processo.
fluxograma.
reengenharia.
organograma.
cadeia de suprimentos.
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (1995), contém uma crítica às deficiências da administração burocrática no Brasil e propôs um redimensionamento da Administração Pública Federal. Em relação ao PDRAE, os princípios da reforma implementada pelo governo federal a partir de 1995 estão expressados correta e adequadamente em:
A ação estratégica de relacionamento que o gerente ou líder de equipe estabelece com os seus membros para apoiar o processo de aprendizagem, desenvolvimento e estímulo, para identificar valores que possam nortear o desempenho, é denominada
A relação existente entre o consumo de material num determinado período pelo seu estoque médio nesse mesmo período é denominada
giro de estoque.
nível de serviço.
acurácia.
cobertura.
inventário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...