Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação destaca- se a falta de

  • A. empenho do diretor do serviço.
  • B. harmonia da equipe de profissionais.
  • C. apoio da alta administração.
  • D. informações correntes sobre a comunidade.
  • E. registro sistemático de dados de desempenho.

A teoria de Reddin da eficácia gerencial apresenta quatro estilos básicos de gestão que são:

  • A.

    dedicado, transigente, relacionado e burocrata.

  • B.

    missionário, transigente, executivo e separado.

  • C.

    integrado, dedicado, relacionado e separado.

  • D.

    desertor, promotor, burocrata e relacionado.

  • E.

    separado, desertor, burocrata e executivo.

Em planejamento, o sucesso da avaliação externa (realizada por terceiros) depende da

  • A. experiência dos avaliadores e do tempo dedicado ao processo de avaliação.
  • B. competência da equipe responsável e da forma como for implementada.
  • C. exaustividade da coleta de dados e da característica da unidade de informação.
  • D. carga de trabalho da equipe e do apoio do responsável pelo serviço.
  • E. ocasião da avaliação e de sua importância para a instituição mantenedora.

No modelo organizacional proposto por Mintzberg, o Planejamento Estratégico é parte

  • A.

    da linha intermediária.

  • B.

    da cúpula estratégica.

  • C.

    do núcleo operacional.

  • D.

    da tecnoestrutura.

  • E.

    da assessoria de apoio.

As ações estratégicas que uma organização empreende para melhorar sua posição diante de concorrentes reais ou potenciais são as

  • A. normativas.
  • B. operacionais.
  • C. objetivas.
  • D. táticas.
  • E. competitivas.

A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o principal valor do planejamento reside no processo de produzi-lo; que a maior parte da necessidade atual do planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento futuro pode ser classificado em incerteza, certeza e ignorância, é a filosofia

  • A. da maximização ou otimização.
  • B. da satisfação ou projetiva.
  • C. da otimização ou analítica.
  • D. de adaptação ou homeostase.
  • E. da minimização ou analítica.

No processo de planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase e procura diagnosticar acerca da real situação da empresa quanto ao seu macroambiente e microambiente. Apresenta variáveis de análise classificadas como

I. variáveis controláveis, que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação ao seu ambiente.

II. variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições desfavoráveis para a instituição.

III. variáveis controláveis, que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação ao seu ambiente.

IV. variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que esta tenha condições e ou interesse de usufruí-las.

É pertinente concluir que, na análise do binômio variável u ambiente,

  • A. I e II têm, respectivamente, relação com o macroambiente e com o microambiente.
  • B. I e IV têm relação com o macroambiente.
  • C. I e III têm relação com o microambiente.
  • D. II e III têm, respectivamente, relação com o microambiente e com o macroambiente.
  • E. III e IV têm relação com o microambiente.

Thomas Stewart, Leif Edvinsson e Karl Erik Sveiby, pioneiros em estudos sobre a gestão do conhecimento, consideram que o valor de empresas intensivas em conhecimento deixou de estar relacionado aos bens tangíveis, passando a ser cotado, a partir dos ativos intangíveis. Sobre esses estudos, é correto afirmar:

I. Sveiby propõe um modelo de gestão de conhecimento formado de 3 componentes: estrutura interna, estrutura externa e competência.

II. Stewart apresenta um modelo realçando a importância do capital intelectual da empresa.

III. A noção de capital estrutural e de capital humano de Stewart é bastante semelhante à de estrutura interna e competência do modelo de Sveiby.

IV. Edvinsson divide o capital intelectual da empresa em 3 componentes: capital organizacional, capital de clientes e capital humano.

V. O capital organizacional para Edvinsson tem significado semelhante ao do capital interno de Sveiby e do capital estrutural de Stewart.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. III, apenas.

O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão

  • A. comportamental e da habilidade de ação.
  • B. cognitiva e da analítica.
  • C. cognitiva.
  • D. habilidade de ação.
  • E. analítica.

A técnica de programação de projetos que permite o tratamento condicional e de probabilidades é

  • A. CPM e PERT.
  • B. CPM.
  • C. PERT.
  • D. GERT.
  • E. CPM e GERT.
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