Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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É correto apontar entre as motivações para o movimento de Reforma do Estado, levado a efeito na esfera federal pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado,

  • A. o ideário neoliberal, que propõe a retirada do Estado de diversos setores da sociedade, reduzindo-se seu papel de prestador direto de serviços públicos e de agente de fomento da atividade econômica.
  • B. a intenção de ampliar a intervenção do Estado no domínio econômico, dada a crescente demanda da sociedade por bens e serviços públicos, do que resultou a profissionalização e a ampliação do Aparelho do Estado.
  • C. a crise fiscal, caracterizada pela crescente perda de crédito por parte do Estado e pelo esgotamento da poupança pública, o que ensejou a privatização em larga escala de empresas estatais exploradoras de atividade econômica e prestadoras de serviço público.
  • D. o esgotamento do modelo de Estado prestador direto de serviços públicos, enfatizando-se a privatização de empresas estatais, desonerando o Estado da responsabilidade pela disponibilização de tais serviços aos usuários.
  • E. a necessidade de implementação de uma política de ajuste fiscal, como conseqüência do cumprimento de obrigações com organismos internacionais, implicando redução do Aparelho do Estado, bem como do setor público não-estatal, em função do esgotamento das fontes de financiamento.

Em administração, o conceito de capital intelectual está ligado

  • A.

    aos funcionários.

  • B.

    aos documentos.

  • C.

    aos suportes eletrônicos.

  • D.

    aos clientes.

  • E.

    ao marketing.

No processo de gestão de pessoas, fazendo relação da natureza da administração científica de Taylor com os pressupostos do grid gerencial de Blake e Mouton, é correto inferir que o ponto comum é o

  • A. elevado interesse por pessoas e por tarefas.
  • B. elevado interesse por tarefas e baixo interesse por pessoas.
  • C. baixo interesse por pessoas e por tarefas.
  • D. médio interesse por pessoas e por tarefas.
  • E. médio interesse por tarefas e elevado interesse por pessoas.

O modelo científico de administração harmoniza-se mais com o estilo de mudança

  • A. do conhecimento.
  • B. participativa.
  • C. diretiva.
  • D. atitudinal.
  • E. grupal.

No processo de comunicação de pessoa para pessoa, os fatores que determinam a efetividade da comunicação e a fidelidade do processo são três: conhecimento, habilidade e atitudes. Na linguagem verbal, há cinco habilidades de comunicação, que são

 

É correto afirmar que as habilidades

  • A. I e II são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • B. I e III são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • C. I e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • D. II e IV são, respectivamente, decodificadora e codificadora.
  • E. III e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.

Considere o texto abaixo.

De acordo com os conceitos contábeis e orçamentários estabelecidos, receita ...... é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes e por isto alteram a situação líquida patrimonial; enquanto receita ...... é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito e por isto não alteram a situação líquida patrimonial.

Para completá-lo corretamente as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por

  • A. efetiva - não-efetiva.
  • B. nominal - real.
  • C. prevista - não-prevista.
  • D. antecipada - postergada.
  • E. estimada - incorporada.

Na Teoria da Comunicação, um dos pontos de maior importância é a preocupação com a pessoa que está na outra ponta da cadeia de comunicação: o receptor. Tratase de

  • A. efetividade.
  • B. atitude.
  • C. feedback.
  • D. diretividade.
  • E. empatia.

No processo de gestão da qualidade total, o crescimento do ser humano deve ser desenvolvido de acordo com o método "PDCA", sob firme comprometimento da alta administração, por meio das políticas de recursos humanos. O estabelecimento da meta da educação e treinamento faz parte

I. da fase de desenvolvimento.

II. das fases de planejamento e de desenvolvimento.

III. das fases de desenvolvimento e de avaliação.

IV. da fase de planejamento.

V. das fases de planejamento e de avaliação.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. II e III.
  • C. IV.
  • D. IV e V.
  • E. V.

Cargo

  • A. é um agregado de tarefas e responsabilidades atribuídas a um empregado.
  • B. é um conjunto de elementos que requer o esforço humano para alcançar um determinado objetivo.
  • C. indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferidas.
  • D. indica o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização.
  • E. é a menor unidade componente do trabalho que possui uma ordem, coerência e consome tempo em sua execução, englobando atividades e passos.

Definir os atributos e os procedimentos associados a um cargo, assim como o seu nível de responsabilidade dentro de uma organização são atividades relacionadas

  • A. ao desenvolvimento organizacional.
  • B. à gestão por competências.
  • C. ao planejamento estratégico.
  • D. à aprendizagem organizacional.
  • E. ao desenho de cargos.
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