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Fazendo-se uma analogia entre os estudos sobre os tipos de supervisão de Rensis Likert e os estudos de Douglas McGregor, pode-se apontar os seguintes pontos comuns:
I. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria X.
II. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria Y.
III. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria X.
IV. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria Y.
Está correto o que se afirma APENAS em
A divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos e diferentes tipos de tarefas executadas pelos órgãos é conhecida como
Na linguagem verbal há habilidades de comunicação codificadoras e decodificadoras. São decodificadoras as habilidades de
leitura e audição.
escrita e a palavra.
audição e a palavra.
leitura e a palavra.
O conceito de arbítrio delimitado desenvolvido por Herbert A. Simon parte do pressuposto que
Entre as vantagens da descentralização administrativa, pode-se destacar que
Michael E. Porter estabelece que há cinco forças competitivas que determinam a rentabilidade de um negócio. São elas:
No seu modelo de estratégias competitivas genéricas, Porter afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagens competitivas que uma empresa possa possuir: baixo custo ou diferenciação. Na representação a seguir, combinando-se os dois tipos básicos de vantagem competitiva com o escopo de atividades ou competitivo, pode-se concluir que a relação:
Está correto o que se afirma em
Tratando-se de estratégias competitivas, o modelo de Porter as cinco forças competitivas de Porter apresenta uma metodologia analítica para que se compreendam as relações entre o empreendimento e a concorrência, conforme representação abaixo.
Da síntese dos elementos dispostos acima, é pertinente afirmar que
a ameaça de entrada de novos concorrentes em potenciais coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter novos entrantes.
o poder do comprador não influencia os preços que as empresas podem cobrar, da mesma forma que não influencia a ameaça de substituição.
o poder dos compradores não influencia o custo e o investimento, porque compradores poderosos não exigem serviços dispendiosos.
o poder de negociação dos fornecedores não determina os custos das matérias-primas e de outros insumos.
a intensidade da rivalidade não influencia os preços, assim como os custos da concorrência.
Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; sua especialização do trabalho é altamente horizontalizada, baseada em treinamento formal; tendência a agrupar especialistas das unidades funcionais para propósitos de organização interna divididos em pequenas equipes de projetos. Estas são características básicas de uma configuração organizacional denominada
Porter, no delineamento do seu modelo de estratégia competitiva genérica afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação. Esses dois tipos básicos de vantagem competitiva, combinados com o escopo de atividades, levam a três estratégias genéricas que são liderança de custo,
enfoque e diversificação.
diferenciação e diversificação.
diferenciação e enfoque.
diferenciação e desenvolvimento de mercado.
enfoque e desenvolvimento de produto.
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