Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Fazendo-se uma analogia entre os estudos sobre os tipos de supervisão de Rensis Likert e os estudos de Douglas McGregor, pode-se apontar os seguintes pontos comuns:

I. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria X.

II. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria Y.

III. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria X.

IV. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria Y.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

A divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos e diferentes tipos de tarefas executadas pelos órgãos é conhecida como

  • A. hierarquização.
  • B. especialização vertical.
  • C. especialização horizontal.
  • D. departamentalização.
  • E. estruturação.

Na linguagem verbal há habilidades de comunicação codificadoras e decodificadoras. São decodificadoras as habilidades de

  • a.

    leitura e audição.

  • b.

    escrita e a palavra.

  • c. leitura e escrita.
  • d.

    audição e a palavra.

  • e.

    leitura e a palavra.

O conceito de arbítrio delimitado desenvolvido por Herbert A. Simon parte do pressuposto que

  • A. o valor esperado de uma determinada proposição é a soma dos valores esperados para os custos e benefícios de todos os resultados associados a essa proposição.
  • B. as pessoas tentam maximizar seus resultados econômicos individuais.
  • C. a proposição com valor esperado mais alto é escolhida como a preferida.
  • D. a lista de proposições geradas por quem decide é restringida por normas sociais, legais e morais.
  • E. é um processo no qual as pessoas investem cada vez mais pesado num curso de ação visivelmente fracassado, visando justificar suas decisões anteriores.

Entre as vantagens da descentralização administrativa, pode-se destacar que

  • A. existe a eliminação de esforços duplicados e a conseqüente redução de custos operacionais ocorridos na centralização.
  • B. ocorre variação de procedimentos e políticas nos diversos departamentos.
  • C. as decisões são tomadas por administradores que possuem visão ampla da empresa.
  • D. as decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
  • E. as decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores das ações.

Michael E. Porter estabelece que há cinco forças competitivas que determinam a rentabilidade de um negócio. São elas:

  • A. entrantes potenciais, compradores, produtos/serviços substitutos, fornecedores e concorrentes na indústria.
  • B. liderança no custo, diferenciação, enfoque, entrantes potenciais e produtos substitutos.
  • C. compradores, fornecedores, diferenciação, enfoque e liderança no custo.
  • D. compradores, fornecedores, indústria, diferenciação de produtos ou serviços e enfoque.
  • E. entrantes potenciais, fornecedores, compradores, diferenciação de produtos e custos de serviços.

No seu modelo de estratégias competitivas genéricas, Porter afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagens competitivas que uma empresa possa possuir: baixo custo ou diferenciação. Na representação a seguir, combinando-se os dois tipos básicos de vantagem competitiva com o escopo de atividades ou competitivo, pode-se concluir que a relação:

Está correto o que se afirma em

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Tratando-se de estratégias competitivas, o modelo de Porter  as cinco forças competitivas de Porter  apresenta uma metodologia analítica para que se compreendam as relações entre o empreendimento e a concorrência, conforme representação abaixo.

Da síntese dos elementos dispostos acima, é pertinente afirmar que

  • A.

    a ameaça de entrada de novos concorrentes em potenciais coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter novos entrantes.

  • B.

    o poder do comprador não influencia os preços que as empresas podem cobrar, da mesma forma que não influencia a ameaça de substituição.

  • C.

    o poder dos compradores não influencia o custo e o investimento, porque compradores poderosos não exigem serviços dispendiosos.

  • D.

    o poder de negociação dos fornecedores não determina os custos das matérias-primas e de outros insumos.

  • E.

    a intensidade da rivalidade não influencia os preços, assim como os custos da concorrência.

Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; sua especialização do trabalho é altamente horizontalizada, baseada em treinamento formal; tendência a agrupar especialistas das unidades funcionais para propósitos de organização interna divididos em pequenas equipes de projetos. Estas são características básicas de uma configuração organizacional denominada

  • A. Estrutura divisional.
  • B. Estrutura funcional.
  • C. Burocracia mecanicista.
  • D. Burocracia profissional.
  • E. Adhocracia.

Porter, no delineamento do seu modelo de estratégia competitiva genérica afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação. Esses dois tipos básicos de vantagem competitiva, combinados com o escopo de atividades, levam a três estratégias genéricas que são liderança de custo,

  • A.

    enfoque e diversificação.

  • B.

    diferenciação e diversificação.

  • C.

    diferenciação e enfoque.

  • D.

    diferenciação e desenvolvimento de mercado.

  • E.

    enfoque e desenvolvimento de produto.

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